Como fazer uma instalação de Wifi numa area grande?

entendi… qual opção de mash seria bom? existem vários modelos no mercado, uns de 600 e outros de 2000 reais :scream:

sera que colocando a fibra na area dois junto com a central, e dois pontos do mash (um na area 1 e outro na área 3) nao funciona?

ali é um pouco difícil passar RJ45 por fora :disappointed_relieved:

o meu pai havia feito esse esquema e me mandou pelo whats… B C D são as areas 1 2 3

Ou coloca uma rede Mesh ou cabeia os pontos 1 e 3 e coloca um roteador normal em cada ponta.

Mas digo por experiência própria, a segunda opção vai te dar bastante dor de cabeça. Moro numa casa bem grande com terréo e um quase porão (onde fica a garagem e meu escritório) e sofri bastante com conflito de IP e outras magias negras que ocorrem quando vocÊ tenta configurar uma rede.

1 curtida

O melhor modelo varia com base na potência pretendida de cada nó e também de outras tecnologias. Os TP-Link Deco M4 promete cobertura de 260m², o M5 350m² com 2 unidades e com 3 até 510m².
Hoje eu uso da Multilaser (rebrand da Tenda) com porta 10/100 e pra mim serve pois neste local a internet é de 60/30Mbps. Aqui em casa, o alcance de apenas um nó é de pelo menos 15 metros (em linha reta) com 2-3 paredes no meio do caminho (o alcance prometido é de 200m² com 2 nós).

Se a internet for acima de 100, é necessário pegar um com porta 10/100/1000 para usufruir de toda a velocidade.

Se for implementar a rede mesh, acredito não ser necessário mudar o ponto de chegada da fibra.

2 curtidas

AI MEU CORAÇÃO :scream::disappointed_relieved:
com um desses eu consigo cobrir os 2000 m² do terreno? jesus amado que coisa cara… mas passar cabeamento fica inviável pela estrutura do local, é no meio de arvores e cheio de pássaro que adora comer fio kkkkk

Sim, ainda é uma tecnologia cara. Mas pela praticidade, talvez valha a pena.

Uma rede wi-fi comum com repetidores vai dar trabalho pra configurar, como o @TiagoJL disse, e terá que contratar uma pessoa de confiança pra executar, já que à distância será bem mais complicado.
Como interligar os espaços pelo ar num é possível, e se passar um duto por dentro da terra? Pode ser uma solução, mas também requer alguém pra fazer o serviço.

Não sei o quão urgente está isso, mas como o mesh é a única opção que não requer mão-de-obra externa, pode comprar os equipamentos e testar se funciona, se não, devolver sem ter gasto por uma solução ineficaz.

3 curtidas

Se entendi as informações são:

A = Começo do terreno, entra o cabo do ISP, que tem um tamanho de 25 metros.

B = Ponto 1 onde tem o modem e/ou roteador. É a churrasqueira, sala de TV, sala de visitas. Apenas um pavimento. Aqui o sinal é bom.

C = Ponto 2 é o quarto, escritório. Três pavimentos. Sinal bom no pavimento 1 e inexistente no pavimento 2 e 3. Distante 15 metros do ponto B.

D = Ponto 3 outro escritório, necessita de sinal e velocidade estável (10 Mbps ou mais) por causa do home office e videoconferências. Possui um pavimento, qualidade da internet inexistente. Distante 35 metros do ponto C e 50 metros do ponto B.

E = Final do terreno.

Entre os pontos mencionados, temos várias árvores que por padrão interferem no wifi. É isso mesmo ?

Se eu não errei em nenhum ponto, minha sugestão seria:

  • Deixar o modem no ponto B.
  • Puxar um cabo até o pavimentro três do ponto C. Colocar uma antena no teto para ela jogar o sinal para baixo e atender os três pavimentos, talvez possa ser necessário usar duas antenas em pavimentos diferentes (uma no pavimento três para antender o pavimento 2 e 3, uma no pavimento 1 para focar no escritório) para atender melhor.
  • Puxar um cabo até o pavimento um do ponto D. Coloca outra antena no teto para atender o local, com foco no escritório.
  • Observação: pelas distâncias informadas, nenhum dos cabos de rede seria maior que 80 metros, usando um CAT6 as perdas seriam mínimas/inexistentes e poderia usar até 1 Gbps de rede interna.

Onde trabalho, temos uma rede wifi para visitantes (e os funcionários usam junto, mesmo não podendo), o uso oscila de 800 a 1700 usuários, sem gargalos ou problemas. Usamos antenas UBNT Ubiquiti (ver várias situações de uso aqui https://medium.com/@ubiquitibrasil e talvez te interesse mais esse post Case de Sucesso: Rede 100% UniFi é Solução Definitiva de Wi-Fi em Residência de Alto Padrão | by UBNT-BR | Blog UBNT BR | Medium ). Fórum brasileiro aqui UniFi Wireless — Comunidade UBNT em Português .

O que pode ser feito, usando esses produtos é:

  • ISP fornece apenas um modem, mas ficarão de sacanagem e irão obrigar o uso do roteador/modem/capeta-a-quatro…
  • Colocar um switch POE.
  • Conectar os cabos de rede na porta POE e antena (elimina a necessidade de fontes de energia, diminui uso de cabos extras, aparência fica mais bonita/organizada).
  • Em apenas um computador, instale o programa de controladora, configure tudo, confira se está tudo funcionando, feche a controladora e seja feliz. Se a controladora estiver aberta, você pode usar o aplicativo para gerenciar tudo de forma remota.
4 curtidas

Pela disposição das áreas eu faria o seguinte:

  • Cabeamento do roteador da operadora até os pontos 2 e 3 (dois cabos distintos) usando cabos RJ 45 CAT 5e (suficiente) ou CAT 6 (adequado se for ter upgrade de velocidade no futuro) blindados. Pra passar o cabeamento, eletroduto corrugado PEAD, próprio pra enterrar no solo.

  • Nas áreas 2 e 3 podem ser usados repetidores ou access points domésticos. Se necessário, usa-se mais de um repetidor, interligando por cabos.

Por que não uma solução 100% Wi-Fi aí?

Primeiro: custo. Teria que se instalar equipamentos outdoor e torres pra elevar os equipamentos a ponto de vencer o sinal acima das árvores.
Segundo: não-necessidade. A construção não é algo que exija se quebrar concreto e/ou asfalto ou mesmo se chegar o sinal em áreas intransponíveis que não possam ser alcançadas por cabo ou que o custo do cabeamento seja maior que o dos equipamentos wi-fi.
Terceiro: custo da mão-de-obra. Pra colocar algo do tipo em prática exige-se profissionais ou empresas especializadas. Isso encarece bastante o custo final do projeto.

2 curtidas

Pois é, entre o Mesh e passar o cabo pelo solo, eu ia na segunda opção, bem mais barato. Não sei qual operadora você usa, mas pode ser que eles ofereçam o serviço de cabear (sei que a minha oferece (cabeei o meu escritório pedindo a operadora e pagando pelo metro de cabo, que como disse, fica no andar de baixo).

Não entendi muito bem a configuração do terreno, mas colocaria o modem da operadora no ínicio e compraria um roteador e pra jogar esses cabos para os outros espaços. Ae em cada espaço desse colocaria um roteador baratinho pra transformar o sinal pra wi-fi.

2 curtidas

Como o mesh é muito caro o ideal é você cabear isso aí. Passar um cabo na terra, de baixo das arvores ou do lado, não é possível ? Você pode usar fibra com um conversor nas pontas.

1 curtida

Depois vou pedir a minha comissão para a Intelbrás [rsrsrs]
Você conhece os roteadores Mesh Twibi?

Antes, qual o link de velocidade que ele tem por lá? É superior a 100Mbps? Se não for, Twibi Fast é mais em conta, algo em torno de R$500,00 duas unidades. O alcance com 2 unidades poderia cobrir todo o terreno, porém não manteria 5GHz em sua totalidade (perda por parede ou outros obstáculos). Com 3 ou 4 destes, certamente você vai cobrir todo o terreno, porém o investimento é de cerca de R$1.000,00. Uma grande vantagem é que a instalação é simples, ligar na tomada e com o aplicativo fazer a configuração de cada unidade (menos de 10 minutos tudo).

Mesh, o novo Moto G.

Só uma dúvida: é pro OP adotar essa solução geral de acordo com a necessidade dele? E se o sinal ficar fraco em uma das áreas e precisar de um boost de sinal no meio do caminho, coloca o repetidor aonde?

1 curtida

Concordo com as pessoas que sugeriram passar cabo. Se for menos 100m de distância, cat5e. Se for mais de 100m, cat6. Infelizmente passar ondas eletromagnéticas nesse tanto de árvore e distância te dará um trabalho maior do que passar uns cabo e montar 3 roteadores com 3 redes Wi-Fi diferentes. Mas tem que configurar bem: Apenas um dos roteadores deve estar com o DHCP ativado (de preferência no modem originário) pra não acontecer problemas além de outros tweaks. Vai ter que enterrar cabo? Paciência, mas vai sair mais barato do que rede mesh com um resultado tão bom quanto

2 curtidas

Uma informação importante é que o sinal de WiFi normalmente se propaga relativamente bem na horizontal. Como há outros pavimentos, para o sinal ir de um andar para outro é mais difícil, assim, se puder ter um roteador em cada andar e ligar por cabo vai ser mais garantido o compartilhamento da rede.
Se o ponto de saída do sinal for no centro do terreno o raio de atuação do sinal vai ser mais abrangente, partindo da área 2 a cobertura com um roteador apenas na horizontal pode até chegar na 3 e com certeza na 1. Outro ponto é que um roteador básico tem capacidade de transmissão total de 300Mbps vi WiFi, assim se você conectar 10 dispositivos, cada um vai ficar com 30Mbps que convertendo para bytes são 3,75MBps, se possuir muitos dispositivos na casa, melhor comprar um roteador de 1Gbps.

1 curtida

300 Mbps é o valor máximo teórico. Na prática não consegue puxar tudo isso não.

1 curtida

Dependendo da marca nem chega perto disso, realmente, se houver muitos dispositivos de RF no bairro então…RS.
Hoje em dia o roteador tem que ser bom mesmo, aqui em casa moramos eu e minha esposa. São 2 smartphones, 1 tablet, PS4, 2 notebooks, Echo Dot, e SmartTv. Total 8 dispositivos, eles não ficam todos on fulltime, mas muitas vezes os. smarts estão baixando atualizações o ps4 jogo, a TV rodando netflix… meu tplink está no talo, só com 2 pessoas na casa.

Bom, uma rede wi-fi vai ser bem complicada. Redes mesh hoje em dia ainda estao bem caras no Brasil, entao eu descartaria essa parte.

Se passar um cabo por terra fica complicado, entao eu daria uma terceira sugestao, apenas para aumentar a lista de opcoes:
Tentar adquirir mais um plano de internet baratinho so para a area 3. Se o plano de internet for barato e bom, talvez ate valha a pena (claro que a longo prazo vai acabar saindo mais caro, mas pelo menos vai ter uma conexao dedicada ao trabalho).

Ja que a area 1 e 2 estao funcionando, entao so restaria a parte do home office mesmo na area 3.

1 curtida

Complicado sua situação. Se fosse eu arranjaria um meio de cabear tudo. Sempre prefiro cabear, mas se não for possivel, além das dicas já passadas, poderia sugerir:

Você pode tentar passar o cabo de rede, usar a rede mesh de alguma marca ou usar aquelas soluções da UniFi que indicaram. Acredito que até o momento são as melhores opções.

Mestre, cabear é sempre a melhor solução. E como o cabeamenro é externo, você deve passar conduites de pvc ou de metal, e enterrar os conduites para só depois passar o cabo por dentro do conduite. Acredite, vai sair mais barato do que colocar mesh em tudo… E é provável que fique mais rápido também.

Use cabo categoria 6 e roteadores de 5ghz.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.