Como está a experiência de vocês com os jogos em Cloud?

Resolvi criar esse tópico porque sou muito curioso com o conceito de cloud gaming, principalmente agora que as placas de vídeo estão com preços absurdos e os próprios consoles são extremamente caros, fazendo com que um serviço de ~R$50/mês pareça super acessível.

Enfim, como está a experiência de vocês com o Xbox Cloud Gaming e/ou GeForce Now no Brasil? Sei que uma galera usava por VPN, melhorou pra vocês?

3 curtidas

Começando com o meu próprio relato: Eu assinei e usei ontem pela primeira vez o Xbox Cloud Gaming, para jogar Sea of Thieves. Minha experiência foi boa logo que iniciei o jogo por volta de 13h, no meu horário de almoço… testei por 10min e estava tudo certo. À noite, perto das 20h, tentei novamente acesso e o site não carregava por nada, chegou a dar timeout e ficava tentando me redirecionar para o site em inglês (?).

Depois de quase 1h tentando recarregar, reiniciando modem e todo o possível, finalmente consegui logar na conta e clicar para abrir o jogo… mas reparei que as vezes ele tenta se conectar em servidores distantes (ou cheios?) e chegou a ficar carregando por quase 1m30s em algumas tentativas, logo que eu entrava no jogo, estava com a imagem péssima e um delay de quase 2s de input.

Fiquei recarregando a página mais algumas vezes até que em algum momento o jogo abriu em menos de 20s, com a imagem muito boa e sem lags… depois disso, joguei por quase 4h seguidas e nem parecia estar em nuvem, foi muito boa a experiência mesmo jogando online. Teve sim, algumas lagadinhas de poucos segundos, mas quase inperceptível.

Fiquei bastante surpreso, sinceramente eu tenho curiosidade demais nessa área, mas ainda assim acho surpreendente que funcione tão bem de maneira tão simples.

3 curtidas

Ainda não testei nenhum dos serviços, pretendo testar o xcloud para testar o Forza Horizon 5, embora eu provavelmente não consiga usar meu volante, q é o intuito do teste

Pelo seu relato e outros em um tópico diferente imagino eu q o problema está sendo a quantidade de usuários, muita gente querendo testar a novidade ao mesmo tempo.

1 curtida

De fato, eles não esperavam tamanho acesso logo no início, por isso preferi me apegar a parte boa da experiência, acredito que o restante será corrigido aos poucos.

Outro ponto importante é esse que você citou, de não poder usar seu volante (e nem teclado e mouse, apenas controles são suportados), achei bem chata essa limitação.

Depois q o efeito novidade passar acho q tende a dar uma diminuída, a grande maioria com certeza é de curiosos com aqueles 3 meses por 5 reais q o GP dá. PAGAR realmente a mensalidade vai tirar uma quantidade boa de gente.

O volante eu até entendo, pq é bem nichado, mas não deixarem usar teclado e mouse confesso que foi uma surpresa quando soube.

3 curtidas

Tenho muita curiosidade em saber como funciona esse esquema de cloud gaming. Acho que tem muito futuro esse mercado. Especialmente agora que os preços das placas de video estão ainda mais caras do que o preço escandaloso que já costumavam ser…

MAS não sou um cara que curte fazer assinatura tão logo que sai a parada. Sempre acabo achando que estou pagando pra testar o serviço (que deixou de ser “beta” só no papel).

Fiz upgrade da internet aqui de casa pra 250mbps e seria muito bom testar isso. Mas sempre fico meio de pé atras. Mas, por outro lado, R$ 50,00 por mes é bem válido né? Se não der certo, cancelo sem piedade, que nem fiz com o HBO max [Cancelei hoje o HBO Max] :sweat_smile:

(Só que estou mais interessado no Geforce Now do que no XBox Cloud)

1 curtida

O preço de 50 reais está barato, por incrível que pareça, só não está de graça, porque aí não tem como, mas está barato devido aos jogos que vem junto.

E as placas de vídeo estão caras demais que nem você falou.

Levando no pé da letra: um ano de serviço está dando 600 reais, por cinco anos, da 3000 reais.

Em cinco anos, uma placa de vídeo não é mais top, mesmo ainda sendo boa. E por 3000 reais hoje, vc não compra nem a placa do ano.Isso, sem levantar em conta os outros periféricos e o gasto enérgico.

3 curtidas

Cara, eu acho um valor bem ok, se você pegar como exemplo Netflix da vida. Não é “acessível”, mas em comparação com as alternativas é bem justo.

Faz sentido mesmo. Eu não tenho o menor interesse em comprar uma placa de vídeo agora - tenho PS5 e Switch, vou jogar os jogos do Xbox em cloud quando tiver interesse.

1 curtida

Péssimo. Morei numa fila pra jogar e nem joguei. Em todos os jogos que eu abria.

Sem falar que as vezes, voce vira a camera e laga muito… Acho que é o futuro mesmo, mas ainda precisa melhorar muito. Ainda bem que paguei só 5 reais… ainda queria pedir de volta kkk

2 curtidas

Não testei o GeForce Now ainda, e brinquei um pouco com o Xbox Cloud por já ter assinatura do Gamepass.

Nos primeiros 2 dias que usei, a experiência foi excelente. Latência quase nula no Browser (Edge) e no Android. Também adorei que vários jogos são otimizados e tem controles próprios pra tela de toque, como Hades e Flynn: Son of Crimson.

Depois desses 2 dias, não consegui mais acessar o serviço por conta do alto volume de acessos. Acredito que a Microsoft vai dar um jeito nisso em breve (se os donos do Azure não conseguirem resolver isso, pode fechar as portas, né).

No final a experiência que tive foi muito positiva. Fico feliz de viver numa época onde podemos jogar num console de última geração de qualquer lugar, mesmo sem ter o console.

3 curtidas

Testei o XCloud Xbox da Microsoft. A experiência do jogo em si eu gostei, pouquissimo delay, deu pra brincar. O que eu não gostei foi que os gráficos caem bastante e a fila pra jogar é enorme. Teve jogo que fiquei bastante tempo na fila e não consegui jogar. Aí é osso. Isso me fez cancelar o serviço no primeiro mês de teste, pelo menos gastei só R$5 pra testar.
Outra coisa, eu senti falta de mais jogos, como o Flight Simulator, que é uma das poucas razões (fora o Forza) de eu querer um Xbox.

1 curtida

Tinha visto um vídeo do YouTube sobre a experiência de jogar na nuvem e a pessoa realmente teve que usar o controle. Todavia, dois dias depois, o mesmo canal publicou um vídeo chamando atenção pelo falo que conseguiu usar o teclado e mouse normalmente para jogar. Então acho que essa limitação - além de já ser burlável - vai acabar bem logo.

1 curtida

Estava pensando muito nisso. Meu notebook é ainda bom hoje em dia (16gb de RAM e 500gb de SSD), porém o processador e placa de vídeo já são bem mais retrógados e não estão dando mais conta de rodar os jogos mais recentes. Então, eu ia aproveitar que no fim do ano que poderia pedir para alguém comprar um novo no USA e tava vendo de pegar um laptop MSI Stealth.

Só que não sei se vale mais a pena. Gastar um monte num notebook que, em 99% do tempo, seria exatamente igual o meu atual (ainda mais usando o monitor externo). E ainda mais agora (e mais no futuro ainda) que daria para jogar bem sem ter hardware impressionante.

3 curtidas

Se depender da Azure e da Abya, daqui alguns meses comprar placa de vídeo será coisa de “entusiasta” pelos preços ofertados

2 curtidas

Sim, mas tem que se ligar que o sistema que vai ser assinado tem que ter suporte aos jogos que voce curte jogar, senão placa de video vai continuar na lista de compras.

E muito em breve, vai ter empresa (EA, Blizzard) que vai querer cobrar mais um pouco de quem joga via streaming, pelo “prazer” de jogar online. :roll_eyes:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.