Como enfrentar a lentidão na internet durante a quarentena

Originally published at: Como enfrentar a lentidão na internet durante a quarentena – Internet – Tecnoblog

Neste isolamento social, há mais uso da rede pelas pessoas em casa; saiba como reduzir a lentidão na internet durante a quarentena

1 curtida

Não adianta aumentar a velocidade de internet, se a infraestrutura estiver sobrecarregada já era. Tenho Vivo Fibra de 300mb, e em certos horários navegação fica lenta igual nos tempos da internet discada. O download então nem se fala.

Cabe também aos usuários terem um uso consciente também né? Estamos num tempo sem precedentes.

Tenho mudado meu horário de trabalho para ao invés de 9am começar a trabalhar a partir das 16~17h.
Utilizo um sistema totalmente web e que a internet durante o dia não está segurando nem por dois minutos.

Durante o dia além de quem está trabalhando ainda tem quem deve estar assistindo filmes/séries.
De noite só tem gente em streaming, acho que alivia um pouco. Desde semana passada só tem funcionado bem em torno desse horário a partir das 16h.

1 curtida

Mas o horário de pico não é a noite? Tipo de 20h pra cima

Isso que está acontecendo poderia ser muito bem administrado. Uma parte está sendo feita. Facebook/Youtube/Netflix/GloboPlay diminuíram a qualidade dos seus vídeos. Poderia mesmo assim há enorme gasto. Uma outra parte poderia ser substituir um browser como o Chrome pelo Opera que economiza os dados. Se milhões de brasileiros economizassem os dados nesse momento, haveria uma diminuição na qualidade das imagens e dos vídeos, mas todos conseguiriam acessar.

1 curtida

Sei que ando enfrentando sérios problemas aqui relacionado com lentidão no meu provedor (fasternet).

E o pior que não de agora, tem rota que só fica com velocidade estável depois das 2h da manhã apenas, as vezes nem isso só depois das 4h, e o pior que cada vez tá afetando mais rotas, exemplo de agora com um download de algum programa hospedado no github:

E o pior que não fazem nada pra resolver, esse que afeta tudo hospedado nos servidores da amazon, começou tem 2 semanas e meia e eu tou tendo que usar um proxy ou mesmo outra conexão pra trabalhar, afinal, o FTP do meu serviço é hospedado na amazon

Acho que é o contrário. Visto que 20h seria o horário de pico em tempos normais, quando as pessoas voltavam do trabalho para casa.
Agora, com todo mundo em casa, é em qualquer horário porque soma quem está trabalhando em casa com quem quer assistir/jogar/fazer downloads.

1 curtida

Tentou mudar o DNS? Tentar o Cloudflare, sei lá. Galera está jogando e assistindo netflix /youtube, a internet acaba ficando congestionada mesmo :frowning:

É impossível mudar o DNS na rede da fasternet, eles tão sequestrando todas as requisições na porta 53 pro dns deles, posso colocar até números inválidos que ele resolve, tive problemas em 2 dias por conta disso, o máximo que consigo contornar isso é ativar o DNS over HTTPS nos navegadores, ai ajuda quando falha o dns deles, esses dias o site do teamviewer não tava abrindo, problema no dns deles.

2 postagens foram divididas em um novo tópico: Rede saturada e velocidade de internet reduzida: não deveríamos receber um desconto na mensalidade?

Tenho VIVO FIBRA 300mb, chegando apenas 100mb…

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.