Como eliminar o problema de abertura de contas e empréstimos no seu CPF

Apenas uma abstração que tive sobre como acabar com o problema de estelionatários abrirem conta, fazer empréstimo e até cadastrar seu número de celular em qualquer lugar.
Infelizmente isso dependeria provavelmente da federação e nunca vai acontecer, mas seria relativamente simples:

Todos tem cadastro no gov.br (ou deveria ter), então o usuário cadastraria alí um aplicativo 2FA para autenticação de 2 fatores para uso de seus dados, sempre que alguém for usar seu CPF ou seu número de celular em alguma instituição, o sistema da instituição iria pedir o código de autenticação que chegaria no seu aplicativo, se for um terceiro tentando usar seus dados essa seria uma barreira bem difícil de barrar (a não ser via engenharia social).

O que acham da ideia, será que existe a chance de um dia fazerem isso no BR? Será que existe algo assim em outro país?

3 curtidas

Ai a pessoa perde o número e a próxima se fode. hahaha

Esse sistema seria mais dor de cabeça se alguém criasse a conta do teu CPF antes de você… uma boa parte das pessoas nem sabe da existência desses sistemas.

1 curtida

“Todos tem cadastro no gov.BR ou deveria ter” isso daí já é um pressuposto extremamente errado. Nem a base do CadSUS tem todo mundo, imagina a do govbr

1 curtida

A linha fica registrada no CPF, nunca entendi essa do povo perder o celular e trocar de número, é só pedir um novo chip ué.
Mas a autenticação seria via app como Oauth ou Autenticator e não por SMS.

Sim esse seria um problema, pra chegar no ponto de tudo exigir essa autenticação (bancos, operadoras de telefonia, varejistas que oferecem cartão etc) primeiro teria que ser obrigado a ter cadastro no gov.br, só depois de todos CPF ter o cadastro poderia começar essa implementação.

Vejo como uma coisa relativamente simples de ser implementada, saber até que ponto seria interessante para o governo e todos órgãos e empresas envolvidas resolver o problema.

Por isso que eu disse que todos deveriam ter pra evitar isso aqui:

1 curtida

Humrum, vai nessa… nenhuma pessoa não é dona do número, todos os números são de propriedade da operadora (mesmo com a portabilidade) e ela só aluga o número para você. Se a pessoa não pagar a conta ou não colocar créditos, a operadora cancela e repassa. Tu não consegue recuperar a linha dessa forma se a linha já tiver sido repassada.

1 curtida

Bom ai são outros 500 né a pessoa quer ficar com uma linha e não gastar nem 20 reais de crédito num ano pra manter o número tem que perder mesmo, senão daqui uns dias pra ligar pra alguém vai ter que ser um QR Code pois não tem mais número [/exagero_mode]…

Nesse hipotético sistema quando a pessoa tem a linha bloqueada, a operadora informa automaticamente ao sistema de autenticação que removeria aquele número da propriedade da pessoa, deixando o número livre pra ser cadastrado no sistema pelo novo dono.

2 curtidas

Não são não, tu não entendia como a pessoa perdia e eu só expliquei que é possivel perder números.

Esse negócio de recuperar número é agora, antigamente (não muito tempo) tinha isso não, para recuperar tinha que ir em uma loja da operadora que fica várias centenas de quilômetros.

Do gov é um problema, simplesmente porque existem milhões de analfabetos e dezenas de milhões de analfabetos digitais

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.