Como é possível uma antena VHF puxar o sinal da TV a cabo?

Parece estranho o que vou relatar, mas aconteceu de verdade.
Em 2009, a TV da minha casa, que recebia o sinal VHF, passou a receber o sinal da TV a cabo, sem eu ser assinante ou ter o serviço de forma ilegal. Eu descobri isso, quando eu coloquei a TV em modo TV a cabo e ela começou a buscar os canais. Fiquei sem entender como eu tinha o serviço pago de graça. A qualidade do sinal era meio ruim. Tinha chuviscos. Eu conseguia ter acesso aos canais TNT, Discovery Channel, NatGeo, CNT, Jetix (semanas depois, a Jetix virou Disney XD), Nickelodean entre outros.
Alguém sabe como isso foi possível? Eu me lembro que tinha um cara que fornecia tv a cabo pirata, mas não consigo entender como uma antena VHF conseguiu ter acesso aos canais da TV a cabo.

1 Curtida

Talvez fosse MMDS, que foi usado em alguns lugares e se tornou obsoleto.

2 Curtidas

Muitos anos atras mudamos para um apartamento que tinha uma instalação de cabos. Depois de uns 3 meses resolvi conectar ele na TV e fazer uma busca e começou a pegar dezenas de canais da NET.
O negócio é que aquele cabo era de uma antiga instalação da NET e eles não desconectaram na origem (um vizinho depois me explicou que ali morava uma garota que era funcionária da NET). Com a adoção de cartão para validar os pontos os canais foram caindo fora ao longo dos meses.
Quando eu fazia a busca pelo VHF pegava os canais abertos tradicionais.

Você deve ter tido a mesma sorte.

Pode ser isso! Nessa época, existia uma operadora chamada JET, que oferecia banda larga e TV por assinatura, via rádio. Anos depois, a Sky comprou ela para oferecer a banda larga via 4G.
Será que foi um bug que fez eu ter acesso aos canais fechados?

Acho plausível o que o rapaz comentou acima.