Como configurar corretamente um SSD NVMe M.2 em um Lenovo IdeaPad S145

Fala, galera! :v:
Sou um pouco leigo quanto a hardwares. Busco a seguinte orientação:

Quero ajuda sobre o passo a passo que devo seguir para instalar um SSD NVme M2 256GB (Netac) no IdeaPad S145 (há slot e ambos são compatíveis) e começar a utilizá-lo da melhor forma.
Um dos meus objetivos é passar o Windows para o SSD e utilizar o HD apenas para dados, pois soube que melhora o desempenho deste not (que aliás, está terrivelmente lento e travando bastante = Ryzen 5, 8GB, 1TB).
Creio que consigo facilmente abrir o not e conectar o SSD corretamente, mas como ativá-lo, configurá-lo e utilizá-lo como quero não faço ideia…

  • É preciso mexer na BIOS, Diskpart, Gerenciamento de discos, criar partição ou algo do tipo?
  • É preciso formatar ou clonar? Ou as duas coisas? Qual a diferença, pós e contras?

Desde já, grato. :wink:

Antes de começar, cria um disco de boot com o Windows (pendrive ou DVD, recomendo pendrive, usando o Media Creation Tool - da Microsoft)

Um passo não essencial mas que ajuda à evitar perda de dados: se tu tiver acesso ao slot do HD, remove o HD e só recoloca depois de instalar o Windows.

Ai tu instala o NVMe que é só espetar e parafusar com aquele parafusinho que ou está na placa mãe ou está na caixa do NVMe.

Boota pelo pendrive, instala normalmente no SSD e pronto.

Tu pode precisar mexer no BIOS, para configurar o boot para o pendrive. Mas Diskpart e etc não, o Windows já faz isso automagicamente.

Formatar, o Windows já formata sozinho. Clonar só se tu quiser manter o WIndows como ele está, mas acho mais interessante instalar do zero para evitar o monte de tralha e erros que estão fazendo um processador duas vezes mais rápido que o meu FX-6300 travar… hahaha

Ah sim, usa o CrystalDiskInfo para ver se esse HD não está com problema. Se estiver, é bom fazer backup dos dados e descartar o HD.

2 curtidas