Como configurar a BIOS para o notebook reconhecer instalação do Windows 10 via pendrive?

Comprei recentemente u notebook Lenovo idapad S145, eu vou instalar um SSD NVMe M2,
quero saber como eu faço pra fazer para reconhecer o SSD, pois me falaram que eu tenho de configurar para reconher o SSD e depois a Bios para dar boot com pendrive do windows 10, eu ja tenho o pendrive pronto.
Obrigado
José Roberto

1 curtida

Você já tem algum HD com Windows instalado?

Sim mas vou deixa-lo como secundário, depois que instalar o SSD vou instlar o Windows 10 do zero e depois passar os arquivos que tenho, e formatar o HD do notebook.
Obrigado Roberto

1 curtida

Sobre a Bios: primeiro colocar com cuidado o SSD! Depois de colocado, ligar seu notebook e ver se foi reconhecido.

Se positivo, entre na Bios apertando F11, F2 ou delete (a depender do modelo); priorizar a opção de boot como USB HDD; deixe-o em UEFI(para carregar os dados rapidamente) e aguardar o carregamento do Windows 10.

Caso certo, volte a Bios para remarcar o SSD como boot principal.

Obrigado Rodrigo pela sua atenção, este notebook pra entrar na Bios, com ele disligado tem um furinho do lado igual o smartphone pra tirar o chips, enfia um clip com um toquinho ele cai direto na configuração.
Roberto

1 curtida

‘Furinho’ para entrar na Bios é boa; nunca ouvi ou vi falar! Assim, possivelmente, é mais fácil! Independente de acerto ou erro, fale comigo! A instalação não demorará muito por causa do SSD; se fosse HD seria mais demorado!

O meu SSD deve chegar nesta terça-feira ou quarta, está parado na central de distribuição do correio por causa da greve, mas assim que colocado eu entro em contato com você, obrigado por enquanto.
Roberto

1 curtida

Nota: para encaixar o SSD, remover cuidadosamente todos os parafusos da tampa e desencaixá-la da proteção de plástico(ouvirá um clique). Em seguida, encontrará o slot M.2 NVMe; empurre levemente até o final e parafuse para prender!

Sim esse notebook tem um furinho de assistência, que ao pressionar aparecerá a tela com opções de escolha de boot, entrar na BIOS…
1 - Instale o NVME (vc precisará de um parafuso que não acompanha o nvme, RETIRE UM que prende o HD e use no NVME).
2 - Entre no BIOS, com NVme reconhecido procure a opção Security Boot, e desabilite Salve e Saia do BIOS.
3 - Se Ele iniciar o Windows, Após carregar desligue, use o furinho novamente, e Selecione o Pendrive na Tela pra Boot (aqui vem um probleminha) Se não aparecer o pendrive é que não está em UEFI, se não tiver em UEFI ele não exibe…(aí terá que recriar o pendrive, pode usar o RUFUS)
4 - Se apareceu, só selecionar o pendrive e Instalar o Windows, porém terá que excluir as partições antigas, senão ele ainda dará boot pelo antigo HD.
4 -

1 curtida

Também dá para usar o próprio WIndows 10 para iniciar no BIOS.

Configurações → Segurança e Updates → Recovery → Advanced Startup → Restart Now

Solução de Problemas → Opções Avançadas → Configurações do UEFI → Restart

Isso ajuda também quando tu habilita o boot ultra rápido (impossibilita o uso do teclado pois boota quase instantaneamente no Windows, é excelente) ou quando o teclado não funciona direito.

Pessoal complica muito, primeiro crie o pendrive com o programa oficial da microsoft que tem pra baixar no site deles, ele já baixa o windows 10 e coloca no pendrive, como o ssd vai tá vazio costuma ser bem simples, retire o HD (não queremos acidentes de apagar o disco errado e isso facilita o processo de boot), instale o ssd e insira o pendrive, 95% dos computadores ele já inicia pelo pendrive quando não tem nenhum sistema operacional instalado.

Só se não iniciar sozinho pelo pendrive que vai ter de mexer na bios.

1 curtida

Correto, acaba sendo mais fácil mesmo…

Não li todas as mensagens, mas acontece que a Lenovo tem o boot usb security (não lembro o nome exato) que precisa ser desativado para que o pendrive seja lido na inicialização e permita a instalação do SO.
Feito isso, F12 seleciona o pendrive preparado previamente (vi que já orientaram sobre) e manda bala há instalação.

1 curtida

Se o pendrive for criado com a ferramenta oficial da microsoft ele funciona com o segure boot ativo, afinal, ele é assinado pela microsoft.

1 curtida

Boa tarde meu amigo, não retornei antes porque o meu SSD chegou domingo, os correios estavam e greve e agora estão recuperando os dias perdidos, vamos lá. Eu mesmo instalei mas só o windows não reconheceu, ai eu entrei no gerenciador de dispositivos lá estava ele, cliquei nele e abriu outra janela e fui seguindo os passos de um tutorial que predcisava dar um nome pra unidade e formatar, e como um passe de mágica apareceu no windows explorer, mas só que agora eu não consigo fazer iniciar pelo SSD e nem dar boot pelo pendrive para eu instalar o windows limpo sem clonar, preciso de uma ajuda sua. Será possivel, obrigado,
Roberto

1 curtida

Vamos lá: na Bios, mude a ordem de boot 1st(primeiro) USB e depois ative o Secure Boot ou Legacy, ok Roberto! Depois da instalação(caso certo), volte lá para alterar a ordem SSD em 1st!

Se tinha Windows 7/8/10 e não foi mexido, já deve estar em UEFI.
E por favor, não enfia em Legacy (legado, aka BIOS não UEFI).
Secure Boot é outra coisa.

Só retirar o pendrive. Se necessário, mude o First Boot Device pra Windows Boot Manager

@Jose_Roberto_Barbosa, se tiver… tenta a opção Boot Override no SSD. (para testar se boota pelo SSD.

Ah, tenta o seguinte: remove o HD que tinha Windows anteriormente para ver se boota direto do SSD.

1 curtida

Amigos, até que enfim consegui dar boot, quando eu fiz o pendrive de boot eu ia pelo automatico do Rufus e ele gravava como GPT = UEFI, não dava boot e a tela ficava preta, digitei no google porque a tela ficava preta um cara no estava dizendo que tomou um baile com um notebook da Positivo que veio com o Linux, ele disse que no Rufus eu não gravasse com a configuração automatica dele, pra eu gravar como MBR = Bios ou UEFI - CSM, eu fiz isso e deu certo, agora eu quero saber se na hora que eu for instalar o Windows pergunta em que unidade eu quero instalar, tenho opção de escolher o SSD.
Obrigado, Roberto

1 curtida

Escolha SSD!

Boot override no pendrive deveria funcionar. Olhando no BIOS da placa mãe do meu FX-6300, tenho a opção de forçar o pendrive a ser reconhecido como hd ou floppy. Se tiver algo parecido, pode ser útil.

Se o Windows estiver enxergando o ssd, deve aparecer para instalar lá.