Como a telemedicina avança no Brasil e vai além da pandemia

Originally published at: Como a telemedicina avança no Brasil e vai além da pandemia – Saúde – Tecnoblog

O Brasil abraçou a telemedicina para combater a COVID-19, mas o atendimento médico remoto pode fazer muito mais por nós

Eu ainda não usei, mas já instalei a plataforma utilizada pelo meu plano de saúde. Se for necessário já estou pronto para usar.

Vou ver se meu médico faz essa da prescrição online… ai evito de ter de voltar pedir outra todo mes… (embora eu esteja usando a mesma de 2018 e ninguém olha a validade… - medicação não mudou)

Dá pra avaliar uma DST via vídeo. Também solicitar exames de sangue, urina, fezes entre outros. Não acho que isso é dar dinheiro fácil. É melhor para o paciente, que não precisa se deslocar até o posto de saúde ou hospital.

Considerando que para os planos de saúde vc é só um número e os médicos conveniados são orientados a não demorar muito nas consultas (dependendo da especialidade), acho a telemedicina um avanço. Pelo menos economiza tempo e dinheiro de todos. Tem médico de plano de saúde que nem encosta em vc e sai pedindo um monte de exames. Vc faz, retorna, ele lê os resultados (de novo não encosta em vc ou tira a sua pressão só pra não falarem que não fizeram nada) e te receita algum remédio.
Infelizmente a medicina está muito sucateada. Médicos ganhando mal, com 2, 3 empregos e vivendo essa realidade.
Não é todo médico que ganha milhões e está com a vida mansa.
A telemedicina é um avanço mas ela não pode encobrir as falhas dos sistemas de saúde.

Não duvido que isso esteja acontecendo por aí, mas os médicos com os quais conversei foram enfáticos: se houver alguma dúvida ou incerteza, a orientação é encaminhar o paciente para o atendimento presencial. A atenção remota funciona como uma espécie de triagem. Se o médico precisa de mais informações (oriundas de um exame clínico ou físico, por exemplo), não deve hesitar em explicar isso pro paciente.

Meu Deus, cada uma que a gente lê… :man_facepalming:

Que a telemedicina chegou pra ficar, a gente já sabe. Mas acredito que ainda terá muito chão pela frente além de desinformação de uma parcela enorme da população…

A maioria dos médicos presencial vai pedir um raio x ou outro exame, para só depois pensar em um diagnostico, assim tu poupa uma saída de casa, pode já ir direto fazer o exame, e se o sistema estiver bem organizado, esse exame já pode ir parar direto na mão do medico, que ai analisa e decide se precisa de uma consulta presencial ou não.

O próprio estado de Minas Gerais já mostra que isolamento vertical funciona e se você estiver com febre por mais de um dia aonde não abaixa com antitérmico você deve procurar ajuda médica, não tem como você numa web com prever isto, está ideia é como de toda clã da narrativa o opoetunista ganhando com o mais desavisado.
Prender um cara sem diagnóstico preciso e físico é condenar ele a coisa pior.
Enfim um local post acima o próprio criador da opinião repórteres tem que soltar a matéria e deixar livre colocações se bem que fico feliz agora não andam eliminando que falo e penso como já fizeram outras vezes.

Se você acha que a telemedicina é questão de oportunismo, pressupõe então que os pacientes estão sendo enganados. Meio difícil fazer isso, né? Porque, se eu passo por uma consulta médica e não apresento melhora ou o tratamento indicado não funciona, simplesmente eu volto ao médico, oras, seja a consulta presencial ou remota.

Além disso, nenhuma empresa está vendendo a telemedicina como uma solução mágica, mas como um modelo que cobre algumas lacunas dos sistemas de saúde. A ideia não é substituir o atendimento presencial, mas complementá-lo.

Quanto às suas mensagens que foram apagadas, eu as li. Elas foram removidas porque têm conteúdo típico de trolls ou sustentam teorias sem fundamento, deixando as discussões tóxicas.

Não queremos um ambiente desagradável aqui. Por favor, leia (ou releia) as diretrizes da comunidade.

4 curtidas

3 curtidas

Eu presumo que você como autor deve deixar opiniões e não está aprendendo ao menos não calar opiniões colônia fizeram, sou da area e tenho minha visão, respeito se você quer usar mais coloco sim o que penso isto é democracia.
Lembre-se repórteres tem quemaoltsr a matéria e aceitar opiniões diversas não excluir grato…

Opinião é uma coisa, ter comportamento que desvirtua discussões ou espalhar desinformação é outra. Então, cuidado, por favor.

Desculpa não estou desinformando ninguém eu dei uma colocação no caso da pneumonia e isto não é desinformação, me desculpe hoje vocês transformam um site de tecnologia forçadamente em lugares que terá opinião diversa o problema é que vocês agem como todos progressistas ou concorda ou é fake news.
Pra vocês não existe democracia e diálogo senão for o que pensam.

Sim eu posso questionar e ter uma visão que médico tem todo direito de ser como tradicionalmente é, além que dr consulta atende na sua maioria baixa renda, venhamos quem tem dinheiro não segue está narrativa amigo estão muito bem assistido querendo o modo beta para os demais veja que estão fazendo em SP, sendo que até Minas Gerais já voltou à ativa com isolamento vertical, fácil vocês manterem a narrativa como a filha da amiga da minha esposa que trabalha no Google e está em casa salário em dia e lacrando.
Abraço e não enche

Só para completar nunca disse para você ou alguém não fazer o proposto da sua matéria apenas coloco uma forma de opinião ok.

Fabio, eu não estou falando da sua opinião nesta matéria, estou falando da sua queixa sobre mensagens anteriores que foram apagadas aqui. Eu expliquei o porquê de elas terem sido removidas.

“fácil vocês manterem a narrativa como a filha da amiga da minha esposa que trabalha no Google e está em casa salário em dia e lacrando.
Abraço e não enche”

Bom, eu dei uma chance.

1 curtida

Venha para o lado do “botão silenciar” da força. :smiley:

1 curtida