Comentários: endurecemos as regras de moderação – veja como colaborar

Opa!

Vocês já devem ter notado que ao comentar nos tópicos da categoria #tb, alguns desses comentários são exibidos lá no site, embaixo da matéria. Esse processo é automático e a gente usa o sistema de pontuação da comunidade pra definir quais comentários podem ser exibidos.

Acabei de alterar as configurações pra filtrar melhor os comentários que são exibidos no site. Por ex: hoje vi comentários defendendo cloroquina e invermectina, isso é extremamente prejudicial para a credibilidade da comunidade.

Com a alteração, serão exibidos no Tecnoblog:

  • Comentários com mais de 60 pontos, feitos por usuários de level 1 ou mais;
  • Comentários com mais de 120 pontos, independente do user level.

Como os pontos são calculados (regras do Discourse):

  • 15 points per like
  • 5 per reply
  • 5 per incoming link
  • 0.2 per read.

Traduzindo:

  • Se um usuário de nível 1 receber >= 4 likes == vai ser exibido no blog;
  • Se um usuário de nível 0 receber >=8 likes, também vai para o blog.

Como vocês podem ajudar?

  1. Curtam comentários construtivos, que agreguem algo à discussão. Nosso objetivo com a comunidade é estimular debates produtivos e não uma busca desenfreada por likes. Isso a gente já encontra de sobra nas redes sociais;
  2. Não interajam com trolls. Geralmente esses usuários só aparecem pra comentar alguma provocação curta, em busca de atenção. Se vocês derem atenção, o sistema vai entender que aquele comentário é relevante e vai destacá-lo no Tecnoblog.
  3. Usem e abusem da bandeirinha pra denunciar comentários ofensivos, que espalham fake news ou que são apenas provocações vazias. Não queremos esses usuários por aqui.

Sobre censura e liberdade de expressão

O Tecnoblog é um ferrenho defensor da liberdade de expressão, mas a liberdade não existe sem responsabilidade. Por isso seguimos o princípio do dano, de John Stuart Mill: você é livre para expressar o seu ponto de vista, desde que ele não gere danos a outros indivíduos.

Temos um compromisso com as mais de 22 milhões de pessoas que buscam informações em nossos canais todos os meses, então não adianta postar bobagem e depois gritar “censura!”.

Nossas interações valem pontos, vamos usar isso em prol da Comunidade! :slight_smile:

42 curtidas

Pode contar comigo. :joy::+1:

7 curtidas

Excelente atitude @mobilon. Podem contar comigo também! :+1:

Foi triste eu ter me deparado com isso também.

6 curtidas

Opa, pode contar comigo também!

3 curtidas

Eu tento. Eu juro que tento.
Mas as vezes é mais forte que eu… hahaha

Hm… fala do pessoal dos ataques pessoais e comentários não construtivos?

Eu gosto disso. Mas esse dano seria de qual forma?
Dano emocional de ter recebido uma resposta atravessada à um comentário torto?
Dano humano tipo o infame kit covid?
Dano econômico por expor alguma maracutaia?

2 curtidas

Grato pelas mudanças, @mobilon.

Sei que a política sempre aparece nesses tópicos sobre YouTube, governos etc.

Lá no meu fórum nós decidimos banir postagens sobre política, religião, etc pois alguns se usam desses assuntos pra agredir, espalhar ódio e mentiras.
Parece drástico, mas sugiro o mesmo por aqui.

Um abraço a todos e parabéns pelo trabalho!

3 curtidas

Acho que não precisa banir, se todos usarem o mínimo de respeito, bom senso, e lógica é possível ter uma discussão saudável e construitiva.

7 curtidas

Já tentamos. Alguns não entendem o que é conviver com respeito e partem pra ignorância.

4 curtidas

Idem pode contar comigo! Sempre em defesa da democracia e liberdade de expressão!!

1 curtida

Excelente iniciativa.

5 curtidas

É como o mundo deveria funcionar… mas não funciona. É uma desgraça. Pessoal torce por politico assim como torce por futebol. Poliico não é celebridade. Politico é quem a gente paga para nos ferrar… não pera…

7 curtidas

Excelente, ótima iniciativa.

3 curtidas

Se é um dano a outros indivíduos (no plural), eu imagino que seja independente do tipo.

Eu falar que você é bobo, é uma ofensa pessoal, agora dizer que todos os Keaton são bobos, é um dano coletivo.
Mostrar um life hack pra limpar pratos é diferente de dar a dica de como ter TV por assinatura de grátis. E acredito que a equipe do TB vai levar isso em conta, até então todos comentários que sinalizei eles foram prontamente ocultados (e não excluídos), por isso acredito que este espaço ainda seja bastante democrático.

4 curtidas

Uh. Depende do life hack. Tá cheio de life hack falso que realmente pode machucar as pessoas.
Se tu quer exemplos, dá uma olhada nos videos do How to Cook. Tem um que fala sobre caramelo derretido. Relacionado à uma coisa que o 5 minutes craft inventou de fazer que é perigoso^3…

1 curtida

Cara, na boa, você tá parecendo os trolls que devem ser evitados. Foi um exemplo, mas você pega um ponto e quer fazer daquilo uma nova discussão.
Fica em paz aí.

3 curtidas

Não filho, eu sei que foi só um exemplo. Eu apenas apontei que nem todos life hacks são verdadeiros, viáveis ou mesmo funcionais. Não foi para zoar.

Edit: acho que os exemplos que eu usei foram meio infelizes, deixe me usar um mais relacionado ao proposto, lavar pratos.

O próprio 5MinutesCrafts tem um vídeo no qual eles sugerem você usar uma escova circular(tipo as de limpar privada, me fugiu o nome agora) anexada à furadeira para limpar os copos por dentro. O que poderia dar errado? Os copos podem estourar (eles não foram feitos para serem limpos desta forma) causando sérios machucados (incluindo mão, rosto e olhos). Poderia cair água dentro da furadeira electrecutando a pessoa. Etc… Isso não cairia no principio do dano?

1 curtida

A teoria do dano é mais voltada ao âmbito legal – o estado não precisa interferir na vida do indivíduo, a não ser que a sua manifestação de liberdade acarrete danos à terceiros.

Um exemplo: defender que dirigir bêbado é um direito à liberdade. Não é, porque gera vários danos à terceiros. Pra citar dois:

  • Você coloca a vida de outras pessoas em risco (acidentes de trânsito);
  • Em caso de acidente, a sua “liberdade” impõe gastos desnecessários ao estado (ambulância, guincho, hospital, danos estruturais em cidades, etc.);

Dirigir sem cinto de segurança é outro caso, gera gastos com saúde (pública ou privada), além de dor e sofrimento à familiares e amigos.

Aqui citei o princípio do dano apenas como uma simplificação pra quem gosta de gritar “censura” sempre que tem um post apagado. Todos podem se expressar à vontade, mas com responsabilidade. Se rolarem ataques, ofensas, defesa de pseudociência e teorias da conspiração, vamos apagar (e banir se for recorrente).

Claro que a regra é flexível, porque nem tudo é cientificamente comprovado. Mas aí o que vale é o bom senso, cautela e respeito na defesa dos argumentos.

13 curtidas

Eu evito terminantemente fazer qualquer comentário sobre essas assunto, porque sei que vai gerar problemas.

Eu falo as vezes sobre no meu Twitter (e tenho consciência que isso afetou algumas coisas no assunto profissional), mas não prolongou o assunto, e também não dou reply em ninguém com esse tipo de assunto.

Infelizmente tem que ser assim mesmo, ou vira bagunça.

2 curtidas

Agora é tarde para voltar atrás hein? Vou dar ainda mais trabalho pra vocês :joy:

5 curtidas

Ótima iniciativa!

2 curtidas