Com um ano de isolamento, o que tem mudado na vida de vocês?

Aqui mudou muita coisa, mas a mais importante foi começar um EAD esse ano. Era para ser presencial, mas virou EAD por causa do human malware. E apesar da confusão que o curso se transformou, até está interessante.
Outra coisa foi que o stress acabou diminuindo com o tempo, agora que não dá mais para sair normalmente, não tem mais o corre-corre diário, nem a preocupação de ter de sair meia hora antes para saber se o ônibus vai atrasar ou se não quebrou antes. Não digo que tenha melhorado a vida, mas certamente está menos estressante. Apesar que ficar em só casa 95% do tempo já dá uma vontade de gritar. hahaha

O isolamento também ajudou a passar mais tempo com a familia, já que todo mundo tá em home office ou em casa. Mas o problema é que os vizinhos também estão em isolamento e as vezes é impossível estudar. Mas faz parte.

E por ae? O isolamento afetou a vida de vocês? Se afetou, como o isolamento afetou? (Ps.: dizem que os desenvolvedores de software não sentiram diferença)

7 curtidas

Mudou muita coisa.

Me estressei mais, meu psicológico está cada dia mais abalado mesmo com terapia e trazer o escritório pra casa foi uma das piores coisas que já fiz na vida.
Meu corre-corre diário continua, só que agora todo o nervosismo que eu passava na rua tenho que passar dentro de casa tentando resolver remoto.

Não tenho passado mais tempo com a família e quase dei uma garrafada no meu vizinho.

Enfim… Sou de TI (governança) e daria qualquer coisa pra estar dentro do escritório.

8 curtidas

Ficar mais tempo com a família é dor de cabeça danada, às vezes! Meio estressante! “Não conte minha vida aos outros” (palavras duma parente)! Que coisa…

Em relação às aulas de ensino superior, nada mudou, pois estudo EAD; faculdade tecnológica de 2 anos!

Situação comportamental: levemente ansioso por saber que demorará certo tempo acabar a pandemia!

2 curtidas

Sou de TI, apesar de que antes ia pro escritório minha equipe inteira trabalha em outro país. Poderia dizer que não mudou nada porque meu trabalho sempre foi remoto, mas sinto falta das interações com outras pessoas no escritório. Sem contar que meu rendimento fica entre 80% e 90% do que era antes, e trabalhar de casa me desmotiva e me destrai. Isso tudo me faz passar mais tempo aí da vendo coisas do trabalho.

Passar mais tempo com a família talvez seja a única coisa boa pra mim.

Outra coisa, antes eu caminha uns 5Km por dia, parte do trajeto pro trabalho. Com home office fico ao em casa, e apesar de não ter ganhado peso (massa), perdi massa muscular e ganhei barriga. Até saio de bicicleta de vez em quando, mas não é rotineiro, então nem faz diferença. Quando as coisas voltarem ao normal, vou tentar fazer natação depois de uns 10 anos sem.

Ônibus nunca me incomodou (era uns 50min por dia pra mim), mas com a questão da pandemia estou cogitando ver um carro se os preços diminuírem (mas acho que vai ficar no sonho).

Mas é isso aí, apesar de ser meio tímido, me faz falta conviver com mais pessoas

Edit: vi outros falando de sono, aí mais uma coisa que desregulei

2 curtidas

Passei a ler mais, escrever mais, e organizar umas coisas em casa e no PC, que não conseguia com minha vida normal.

Também passei a trabalhar home office, o que, no geral, não gostei. Minha produtividade cai ao trabalhar só em casa. Ha vantagens e desvantagens. Além da desvantagem da queda de produtividade, umas das vantagens é não ter que se deslocar para o escritório. Mas enfim, concluí que o bom é mesclar o serviço. Dias em casa, dias no escritório. A empresa, inclusive, fez uma pesquisa sobre isso com os funcionários para saber a opinião de cada e, talvez, implementar certas medidas.

No geral, o isolamento teve prós e contras. Mas já aprendi bastante com essa situação.

3 curtidas

Que tenso…

Mudei completamente. Não só de cidade, mas de atitudes, trabalho etc.

Maldito vírus

1 curtida

Desculpe-me a pergunta, mas, quais mudanças ocorreram na sua vida (sem ser pessoal ou privativa)?

Eu mudei de emprego no meio da pandemia, saí de um onde eu raramente ficava em casa pois estava sempre viajando, pra um onde é 100% home office devido a pandemia.
Mas como eu não tinha casa, vim pra casa dos meus pais, eles moram na fazenda e aqui é bem mais tranquilo que na cidade e não estou tendo gastos com nada, meus gastos fixos mensais são de uns 60 reais.
Não vejo a hora do escritório voltar a funcionar, eu odeio trabalhar em home office, minha procrastinação é absurda. O trabalho que eu tenho no momento daria pra fazer em umas 6 horas de trabalho por dia, mas eu acabo ficando umas 11 horas em frente ao computador.

4 curtidas

Já trabalho em home office há alguns anos, então isso não mudou. Reuniões presenciais se tornaram virtuais e com isso acabo saindo menos de casa. Viajo bem menos a trabalho do que antes.
A máscara também é uma novidade há 1 ano.
O volume de trabalho diminuiu, claro, mas em termos de stress, tá mais ou menos igual.

Evidentemente nunca mais sai pra cinema, shopping, restaurante etc, mas tb não saía tanto assim, então não sinto tanta falta.

Acho que o pior é o aspecto psicológico, de não saber o que vai ser desse país. E a constante tensão de saber que posso ser infectado a qualquer momento.

3 curtidas

Muita coisa mudou e pra pior. Como eu morava perto da universidade o deslocamento não era um problema, tanto que acontecia de voltar para casa tomar um banho e ir novamente para o campus para ficar estudando ou muitas vezes lendo e escutando música. Com a pandemia voltei para minha casa no interior, mais tempo com família = mais dor de cabeça. Deixei de acordar cedo para ir correr, aqui é frio e não consigo ter a mesma disposição que tinha, o parque é longe o que demandaria mais tempo e também não fico confortável com um monte de gente incapaz de usar uma máscara.

Embora deixei de acordar cedo meu sono piorou, já que passei a dormir bem mais tarde. Deixei de ler. Estudo eu consegui me adequar um pouco embora estou com o problema de perder muito tempo na internet ou jogando. Aulas online são péssimas, perde o proposito da universidade, já que gosto de sair explorando outras áreas que não o meu curso, e com EAD nem sei se há alguma coisa em outros cursos/centros.

Eu não sou de sair, mas como morava com meus amigos, que são praticamente uma família (com menos dor de cabeça), esse afastamento que vai mais de um ano tá sendo difícil. Vi só alguns deles porque precisamos resolver uma coisas no apartamento. Conversas na varanda agora só existe na memória, era um bom momento de desabafar. E mesmo que conversamos via WhatsApp nunca é o mesmo, particularmente nunca gostei de conversar por nenhuma rede social, são ótimas para manter contato, mas conversa na real é sem igual.

Para não ficar só coisa ruim, pelo menos reduzi o meu consumo de açaí, quase que diariamente eu comia. E cerveja, embora nunca fui de beber muito, vou dar uma estimativa que saiu de 1 cerveja por mês para 1 a cada 3 meses, talvez menos.

4 curtidas

Mudou absolutamente para pior.

Não consigo mais manter o foco em nada, não consigo fazer nenhum trabalho mais aprofundado sem me distrair com qualquer bobagenzinha (coisinhas simples, tipo um erro de digitação, conseguem me tirar do eixo e eu levo uma eternidade para me focar de novo).

3 curtidas

Mudou pra bem pior. Depois que minha faculdade suspendeu as aulas, foram 6 meses de aulas suspensas, aí nesse tempo, sendo todo dia bombardeado com as notícias por todos os lados, a ansiedade disparou, várias crises existências, peso saiu do controle, os problemas de foco ficaram mais intensos e os problemas financeiros apareceram com força.

Aí a faculdade volta em setembro num EaD todo desorganizado, aí misturou os problemas anteriores com uma frustração imensa, por que entrei no meu curso (ciência da computação) esperando uma coisa e recebendo outra totalmente diferente, e aí no EaD a qualidade das aulas que já não era lá essas coisas piorou drasticamente, até porque nunca tive facilidade pra estudar de forma virtual pois meio que sou o tipo de aluno que depende de um ambiente que me proporcione uma vontade de estudar, e em casa dificilmente eu consigo isso.

Como estudava em outra cidade, comecei a perceber que não consigo me adaptar muito bem a morar com outras pessoas, já que sou muito quieto e não gosto de muito barulho em casa, tanto que em 3 semestres eu tinha mudado 3 vezes de casa por conta disso e acabou me deixando mais estressado e mais antissocial .

Aí depois desse turbilhão de emoções chego em 2021 totalmente sem perspectiva nenhuma de futuro, cheio de problemas psicológicos, com o sono todo desregulado. Uma maravilha kkkk

6 curtidas

Completei 1 ano do modo bunker em 27/03/2021, desde então não pisei um milímetro para fora da porta que da pra rua, e as únicas coisas que entraram em casa são dos delivery.

Indo contra a maioria, não notei muita diferença na minha vida, talvez porque sempre fui bem reservado, e como trabalho há +10 anos no digital em casa, minha rotina não foi afetada.

É claro que não está tudo um mar de rosas, sinto falta daquela ida ao cinema nos fins de semana, happy hour no Outback às sextas, ou mesmo um bate-e-volta na praia.

Os níveis de ansiedade variaram bastante nesse tempo, primeiramente nas alturas com a iminência de pegar o vírus, depois mais baixo com a chegada das vacinas, e mais recente subindo com a crise de leitos que temos.

Ficar confinando pelo menos abriu portas para novidades, comecei a acompanhar mais lives de gente ao ar livre, experimentei novas receitas culinárias, e aperfeiçoei meus conhecimentos.

O resumo de tudo é que eu já estava bem adaptado para um cenário de pandemia como esse, mas ao encarar de verdade essa realidade, defino esses últimos tempos como frustrantes.

Nunca pensei na minha jovem vida que viria o que está acontecendo agora no mundo e com as pessoas, tanto negacionismo, irresponsabilidades, retrocessos, mentiras, desgraças, etc.

Eu e todos ao meu redor estão bem por hora, mas isso não apaga da minha cabeça que até agora esses são os piores dias que a humanidade moderna já passou, e infelizmente vou carregar isso pro resto da vida.

Tudo poderia ter sido diferente.

10 curtidas

Já não lembro como era a vida fora desse caos. Certeza que está tudo diferente e que estou com uns parafusos a menos… :sunglasses:

Pra mim não mudou muito a rotina. Trabalho em supermercado e não tenho um vida social muito ativa, saio muito pouco. Acredito que para os introvertidos o impacto nessa parte foi bem menor.
Moro em um bairro afastado e é impressionante o descaso que as pessoas tem sobre a situação, com o não uso de mascaras nas ruas e aglomerações que facilmente poderiam ser evitadas.
Enfim, é isso.

4 curtidas

Pra mim não mudou muito, visto que sempre tive uma vida social pouco ativa. Nunca gostei de balada, barzinho etc. Sempre preferi ficar em casa. A única real diferença é que passei a trabalhar de casa e nas raras vezes que preciso sair levo máscara e álcool gel.

Pra minha vida essa pandemia fez muito mais bem do que mal.

Não mudou muita coisa, nunca fui de sair de casa mesmo, a não ser essa palhaçada de usar máscara pra lá e pra cá.

Sou músico, então estou sem trabalhar há 1 ano.
Tenho um estúdio de produção musical, mas meus clientes também estão sem trabalhar, então ninguém está podendo produzir.
Tá foda.

5 curtidas

Pô, acho que a barriguinha é universal haha. Também “conquistei” a minha. Planejando adquirir uma bicicleta quando tudo isso passar para recuperar a forma física e ainda por cima recuperar o tempo com os amigos.

1 curtida