Com qual frequência vocês formatam seus desktop, e como fazem?

Antigamente, eu tinha o costume de formatar meu computador/notebook, todos os anos, mas hoje em dia raramente faço isso, comprei meu notebook em 2019, e até hoje não formatei. Eu mesmo fazia, tenho um curso básico antigo. Tenho problemas novos, ficar tanto tempo sem formatar me deixou desatualizado. Não tem entrada de CD e não sei formatar via pendrive ou outra maneira. Preciso de ajuda meu notebook, não está dando problemas gritantes, mas acho necessário fazer, queria saber com qual frequência vocês fazem e como. Obrigado.

3 curtidas

Só se deixar de ser utilizável (o que tem grandes chances de acontecer numa atualização do sistema).

Mas desde o Windows 8.1 (acho), o Windows tem a função de restaurar o sistema já embutido, então não precisa de nada extra.

Aqui tem o guia oficial do Windows 8.1, 10 e 11:

Segue as intruções para “Reset your PC”.

1 curtida

Só quando não funciona, mais.

E isso, por vezes, leva muito tempo para acontecer.

O que faço, uma vez por ano, ou no máximo a cada dois anos, é limpar tudo (principalmente os dissipadores), aplicar limpa-contatos e trocar a pasta térmica do processador e placa de vídeo.

E zéfini!

1 curtida

Aqui só formato quando da problema ou quando rola upgrade de ssd/hd (to pensando no próximo, o atual tá dando uns gargalos).

Pra criar o pendrive é só baixar o programa oficial da microsoft e ele faz o download do windows e já cria o pendrive, muito raro dar problema.

Eu abomino formatações, então… só quando tem troca de hardware.

Só quando precisa mesmo (upgrade de SSD/HD ou quando eu dou pau no meu Windows mesmo)

Só quando o sistema estiver esquisito e/ou se eu precisar reinstalar. Tô pensando em comprar um SSD maior pro meu notebook, aí já viu…

Só quando para de funcionar mesmo…ou em um upgrade de hw

No Windows 7 eu formatava umas 2 vezes por ano, pois começava a sentir ele mais lento depois de uns meses, aí formatava pra limpar ele.
No Windows 8 pra frente nunca senti essa necessidade, parece que o sistema não se sobrecarregava ao passar do tempo. A última vez que formatei foi quando atualizei do Windows 8.1 pro 10, eu tinha atualizado mantendo os arquivos, mas depois achei melhor formatar e reinstalar do zero o que precisava, porém, fiz a formatação pelo próprio sistema de restauração.

1 curtida

Desde o Windows XP eu não formato mais, ou num prazo tão longo que não saberia dizer.
Na época do Win 95 e 98 era uma vez a cada 3 ou 6 meses, dependendo do lixo e da bagunça q eu criava no sistema. Mas acho q daria pra formatar 1x ao ano se eu não instalasse tanta coisa naquela época.

É burrada ficar formatando o HD do PC todo ano, ainda mais se tu tem 500 softwares para baixar, instalar e reconfigurar todas as vezes… além de backups e etc… Se tu não se importa de usar o padrão ou de perder dados… beleza.

O meu estava desde 2014 sem reinstalar… mas ai comprei um SSD final de 2018 e resolvi formatar…
image

Reinstalar o Windows até dá um alivio temporário nos bugs e problemas, porém esses problemas de lerdeira voltam depois de um tempo quando tu começa à instalar mais coisa e ter mais coisa rodando na iniciação…

Formatar via pendrive é a coisa mais simples do mundo, tu joga no YouTube “formatar computador com pendrive” e tu aprende em cinco minutinhos… (SIGH. É FORMATAR HD, mas o pessoal escreve formatar computador e isso me tira do sério. AAAAAAAAAAAAAAA)

1 curtida

Hoje, num caso de bug geral (o que dificilmente acontece), eu simplesmente dou restore na imagem limpa que gerei qd instalei o sistema pela primeira vez.
Perco atualizações de sistema, mas isso se faz rapidamente depois.

Troco de pele no Linux uma vez por ano. Basicamente faço upgrade da versão LTS do Ubuntu (a cada 2 anos) ou fico variando de Ubuntu pra PopOS, já deixo a partição /home separada pra reinstalação do SO.

No Windows é raro, pois não uso muito e não há porquê formatar (gosto do 10). Tô tomando coragem pra formatar o Windows 10, instalei em Julho, mas ativei o Insider e fiz upgrade seguido de downgrade pro 11 e isso deixou a instalação zoada (meu PIN vive resetando e aquela tela de aceitar o trial do Office e termos dos serviços da M$ aparece as vezes).

1 curtida

Formatação só serve ser o PC estiver com algum arquivo do sistema corrompido, se tiver lendo é upgrade ou jogar fora e comprar outro, formatar nesses casos é só paliativo.

O meu está a 2,5 anos quando comprei o PC novo, não vale a pena ficar formatando e ter configurar dezenas de softwares de novo, fora que vc pode esquecer de fazer backup de algum arquivo de programa já que ao contrario do android/ios o Windows salva seus arquivos em umas 15 pastas diferentes (appdata, progamfiles, etc…)

Que agonia de ler isso. HAHAHA

sfc /scannow
DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth

etc…

1 curtida

f…, é quando atualiza o MS visual e você ainda fica com as duas versões e as vezes tirar um da erro no programa

o que é isso?

Coisa que se tenta antes de formatar em caso de arquivo de sistema corrompido ou sistema corrompido… também tem o chkdsk pro sistema de arquivos.

1 curtida

Tive que formatar o meu quando lançou o Windows 11 (pc “não-compativel”), mas antes disso não formatava desde 2019.

Dependendo do PC eu formato direto, pois acaba sendo mais rápido que a verificação de integridade + check disk