Com Pix e carteiras digitais, o cheque ainda sobrevive — eis os motivos

1 curtida

Como eu jé disse em outro comentário, não adianta a tecnologia evoluir se ela exclui as pessoas (geralmente os idosos e os mais pobres).
Mas também é fato que, uma hora, os legados vão fazer cada vez menos sentido (não só econômico, mas também social) serem mantidos e é difícil determinar quais indicadores a gente deve usar para definir isso.

Algumas coisas caem em desuso naturalmente (os grupos que insistem em usar morrem e as novas gerações nem sabem como funciona), outras precisam da força da lei pra acontecer. Eu chuto que o cheque vai ser um caso de morte natural mesmo.

10 curtidas

Tive uma experiencia interessante semana passada, tava com um grupo de um jogo que eu to jogando no momento onde tem pessoas de 17 até 67 anos, e direto aparece algo que o nosso “ancião” fala e a galera mais nova fica totalmente perdida, a ultima delas foi o cheque e demorou uns 40 minutos pra explicar pra galera que nasceu depois de 200x oque que é hahaha

Transferência Eletrônica de Fundos (TED)

Na verdade, TED é sigla para Transferência Eletrônica Disponível. A de Fundos (TEF) acredito ser algo mais geral e que inclua pagamentos de cartão também (meio que um termo para qualquer pagamento eletrônico).


Mais uma observação: no gráfico de uso de cheques por ano, os valores-guia no topo estão em milhões de reais (1.000.000,000). Acredito que a vírgula seja um equívoco, visto que são citados 3,3 bilhões de cheques no texto abaixo da tabela.

2 curtidas

É Transferência Eletrônica Disponível, me confundi com os nomes. O gráfico também foi alterado. Obrigado pelo aviso!

3 curtidas

Poucos aqui conhecem o cheque voador, aquela q dá uma volta na praça e retorna…

2 curtidas

Na empresa onde trabalho tem um caso específico onde cheques são muito úteis.

Eu trabalho em uma empresa de energia e muitas vezes é preciso comprar pedaços de terra onde irão passar as linhas de transmissão. Para negociar essas compras, o funcionário vai até o local com o cheque pronto e tenta negociar com o dono da terra, se a negociação der certo, ele já entrega o cheque na hora e com isso ganhamos tempo.

Como muitas vezes não dá certo de primeira, aí pode ser que seja feito um novo cheque, talvez seja feito um pagamento via transferência, ou então seja entrado com pedido na justiça para que ele seja forçado a fornecer a servidão das terras. Mas com o cheque em mãos no momento da negociação fica mais fácil convencer o dono da terra a ceder e vender por aquele valor, ele também fica menos suscetível a desistir, pois já recebeu o cheque.

4 curtidas

Eu nunca tive um talão de cheque no meu nome (tenho 36 anos). Sempre achei que iria perder o controle usando cheque.

Onde eu nasci é bem comum o uso. A cidade é pequena e as pessoas não entendem muito de tecnologia

uma vez em meados de 2008 eu passei um cheque de 800 reais para 30 dias kkk
esse cheque passou por 10 pessoas e voltou pra mim no dia que um cliente tinha que me pagar R$ 800. eu ri de mais disso.

1 curtida

Tenho 33 e 17 anos de conta no itaú tive cheque somente na epoca da faculdade que precisava para fazer rematricula (geralmente imprimia 4 no ATM) e mandava ver.

Mágicas da economia…:smiley:

Tinha um glamour entre os mais velhos de preencher um cheque 5 estrelas Itaú, ou um cheque ouro do Banco do Brasil…:smiley:

A turma de hoje faz a mesma coisa, mas querendo cartão Black sem ter renda pra isso…:smiley:

Ser humano vive de aparências mesmo, né…:smiley:

5 curtidas

Pelo menos cartão black tem benefícios extras como seguro para carro que a pessoa não tem ou acesso a lounges de aeroportos que a pessoa não frequenta. : D

1 curtida

Isso me faz lembrar que o marido da minha tia recebe o salário dele em cheque

Na empresa que trabalho os pagamentos à vista em quantias altas são sempre em cheque. Acho que enquanto ela existir não vai abrir mão disso.

Quando criança, muitas vezes vi minha mãe tirando aquele talão enome da bolsa e preenchendo vários cheques para fazer alguma compra “grande” em lojas de eletrodomésticos ou coisa do tipo. É uma memória boa que eu tenho, provavelmente porque aquilo significava ter acesso a algo que não tínhamos antes.

Matéria bem escrita, muitas informações interessantes, parabéns.

1 curtida

219 milhões é um pouco mais que a população do brasil, ou seja, praticamente um cheque por habitante, rsrs

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.