Coisas que deixam computador lento - Dúvidas iniciantes sobre computadores

Gente, estou com duas dúvidas bem básicas.

A primeira é:

Ter muitos arquivos no computador o deixa lento?

A segunda:

Ter mais de um usuário no Windows deixa ele lento?

São perguntas ao meu ver bem idiotas, mas no meu entendimento o computador só ficaria muito lento caso 99% do espaço esteja ocupado, e mais de um usuário só deixaria o computador lento se ambos estiverem logados.

Eu pergunto aqui pois tive um atrito no trabalho com um profissional de TI que teimou em falar que essas duas questões eram positivas.

Quem sabe esse vídeo possa te ajudar. E o canal é ótimo, pode aprender muito.

Algumas pastas podem demorar pra exibir os arquivos, dependendo do tipo de disco e sistema operacional que vc usa.

Só o fato de ter múltiplos usuários não, mas o exemplo que vc deu sim, pode deixar o computador lento devido a sessão do usuário em espera consumir recursos, principalmente RAM pra segurar os processos abertos.

Outra coisa que pode deixar o computador lento é usar o sistema operacional no HD mecânico. Se puder recomendo usar SSD pra tudo.

Altas temperaturas causam throttling no processador, diminuindo o desempenho. Então é sempre bom manter a limpeza em dia, dando atenção a refrigeração e dissipação de calor.

Vou assumir que tu esteja falando de um computador razoável tipo meu FX-6300 com 8GB de RAM (processador já tem 6 anos).

Só se forem arquivos dos programas e estiverem superfragmentados em um HD, mas geralmente não. (E depende o que tu considera “muitos”… 40 mil arquivos? Pode ser muito para alguns, mas meu antivirus reportou 237 mil arquivos ou coisa do genero. hahaha)
Em SSD não faz MUITA diferença. (Eu só desfragmento arquivos de jogos com mais de 10000 fragmentos. - Eu sei, vida útil do SSD e blablabla, mas eu senti alguma diferença)

Não. Só se algum usuário deixar alguma coisa pesada rodando tipo compactação de arquivo. O resto o Windows põe em segundo plano.

Não existem perguntas idiotas. Toda dúvida sincera é bem vinda.

2 curtidas

Pode ocorrer em HDD de ficar fragmentado, e ai perder performance. Windows 10, eu nem olho isso, o próprio sistema já gerencia muito bem sem a necessidade de ficar acompanhando. E se tiver cheio pode ocorrer do Windows precisar de mais espaço para paginar, e por está cheio não vai ter para onde correr.

Não. Só se tiver um computador com recursos muito limitados, principalmente RAM, já que a maioria dos processos deixam de consumir CPU, mas continuam na RAM. Com 8GB é notável uma lentidão na troca de usuários, ou caso abra algo que necessite de muita RAM. Aqui só não deixo os dois usuários ao mesmo tempo pq tanto eu quanto meu irmão precisamos de muita RAM (jogos e Photoshop), pra isso precisava colocar mais 16GB.

Sistemas operacionais recentes são bem expertos, não há muito com o que preocupar, é basicamente só usar do jeito que queres e eles cuidam de gerenciar os recursos.

1 curtida

Pra primeira: sim. Quanto mais cheio o armazenamento, mais lento o computador fica. O ideal é que o armazenamento nunca chegue a menos de 20% da capacidade total. Entra também o lance da fragmentação (já comentado), que torna a leitura de alguns arquivos mais demorada.

Pra segunda: depende. Se o armazenamento estiver cheio demais um usuário ou 10 vai dar o mesmo problema. Não é diretamente relacionado à lentidão ter mais de um usuário.

Deixando a questão de fragmentação de lado, depende de aonde essa lentidão se aplicada. Por exemplo, se você entrar em uma pasta com muitos arquivos, então o sistema vai precisar processar cada um para ser listado.

Para um disco rígido, um arquivo não necessariamente fica concentrado em apenas um ponto (setor), e é aí que surge o termo da fragmentação. Pois para construir o arquivo que você poderia acessar, ele precisa pinçar em cada setor aonde tenha “partes” desse arquivo.

Então, falo do computador como um todo ficar lento, não o acesso a determinadas pastas.
Tipo demorar ao windows iniciar, ou travar ao abrir o navegador.

A configuração:
Intel Core i5(7200U 2.5 2.7Ghz), hdd, 8gb de ram, 64bits Windows 10.

Não faço ideia do tanto de arquivos, mas a referência era de espaço ocupado no HD.
Mas você me confirmou tudo o que eu pensava. Pensava que eu pudesse estar desatualizado ao pensar dessa forma. Mas como imaginei, é o profissional que não sabe do que está falando.
Obrigado

Sem querer ser aqueles caras, mas eu recomendaria tu procurar outro profissional de confiança. Esse ai aparentemente está tentando te enganar.
Ps.: Substitui esse HD por um SSD e tu vai ter um bom ganho. Vai dar uma sobrevida boa nesse notebook.

Se tu tiver, digamos, 10000 arquivos numa pasta como um script python que eu fiz me criou 137k arquivos numa pasta… vai demorar uma eternidade para abrir essa pasta.

O que pode deixar o computador lento é tu ter instalado algum virus (principalmente os mineradores) ou ter muita coisa rodando ao mesmo tempo. (em segundo plano: tipo Antivirus [norton principalmente], MSI Dragon Center, Gigabyte AppLauncher, MSI Afterburner, Ryzen Master, SIV, RGBFusion, VMware Workstation, etc)

Uma coisa que trava navegador, principalmente o chrome, é ter 999 abas abertas. Outra coisa que pesa bastante são as extensões. Principalmente algumas adblock com muitos filtros.

1 curtida

Em tese o excesso de arquivos poderia afetar o tempo de início do Windows ou travar ao abrir o navegador.
Isso vai ser mais comum em HDDs e vai precisar de um cenário um pouco específico, então eu acho que é improvável de acontecer mas não impossível.

Primeira coisa, veja os processos que você possui rodando em segundo plano. Pode usar o painel de tarefas pra isso.

Fique alerta para qualquer processo que esteja usando muita RAM ou CPU.

Segundo, verifique também se o computador está com o led de processamento acesso o tempo todo mesmo quando você não estiver usando.

Terceiro, vá para o modo de segurança e verifique se o desempenho melhora.

Fazendo isso você vai ter certeza de que é algum processo, caso melhore.

8 GB para um Windows 8 ou 10 é pouco, isso pode estar fazendo ele criar arquivos de swap para compensar a RAM faltante.

Como a RAM é alterada a todo instante, seu HDD recebe atividade de escrita e leitura constantemente, criando gargalos para iniciar outros processos.

  • Se você usa um HD é importante fazer a desfragmentação de tempo em tempo para não deixa o computador lento.

  • Recomendo usar o próprio antivírus nativo do Windows 10, ele é bem eficiente desde que esteja sempre atualizado com o último patch de segurança.

  • Recomendo usar um SSD para usar no sistema, o ganho de performance aumenta cinquenta porcento.

  • Oito gigas de RAM é um mínino recomendável hoje em dia para multitarefas.

como o colega @Caio disse isso é verdade e se essa pasta for o desktop(Área de trabalho) pode deixar o iniciar do OS lento, (até mostrar tudo).

se eles não estiverem rodando ao mesmo tempo não, se eles tiverem tarefas rodando (o fato de ter tarefas rodando pode deixar o pc lento).

Essa configuração é bem parecida com a minha (i3 6006U 2Ghz / SSD M.2 / 16GB RAM / dual boot Linux Mint 20.1 e Windows 10).

Não enfrento lentidão pra praticamente nada, mas devido ao SSD. RAM no meu caso só passa dos 8GB de uso quando uso o Android Studio com emulador.

1 curtida

Deixar arquivos no Desktop deixa lento?

Isso se aplicaria mesmo antes de fazer o login no usuário?

Não antes do login, mas depois do login quando o SO precisa mostrar os itens.

Por que você não usa seu próprio celular? Ninguém merece sofrer nesse emulador.

Eu não sofro rs. Pelo menos não no Linux. Dizem que no Windows ele é pesado. Nunca usei Android Studio no Windows então não sei como é a experiência.

1 curtida

Como alguém que usa um AMD FX-6300 com apenas 8GB de RAM e tem um desktop pra lá de bagunçado (todos os downloads são salvos no desktop por preguiça de abrir o explorer), eu diria que não.

Ele consegue transformar um Ryzen 5 1600 AF @ 4GHz e 16GB de RAM num Galaxy Y… hahaha

2 curtidas