Cofundador do Android culpa Bill Gates por fracasso da Microsoft em celulares

1 Like

Na verdade a MS foi uma das primeiras, senão a primeira, a ter a ideia de um smartphone. A MS chegou tarde no mercado de smartphones como conhecemos (que a Apple quem trouxe). A interface não era “mais do mesmo” que Apple e Google se alternavam em copiar uma da outra, o SO era bem mais leve (rodava em aparelho com 512MB de RAM enquanto o Android na época penava pra rodar em aparelho com 1GB), entre outras coisas. Do restante já estamos cansados de saber: MS fez trapalhada atrás de trapalhada.

6 Likes

Windows Phone era leve pq não tinha NADA.
nem um SDK decente
Não tinha uma barra de notificações ou status
Não. Tinha. Nada.

Eu gosto muito de Windows Phone, mas não coloca ele no pedestal não.
O sistema era mais cru que ovo, era pra você usar o telefone pra ligar, ver Facebook ou alguma outra rede social e desligar. Pronto.

6 Likes

Windows Phone 7? Concordo plenamente. No 8 as coisas melhoraram bastante. Claro, ainda tinha muito que se fazer (frente à concorrência) da época. Mas como dito: chegou tarde.

3 Likes

Eita mais uma lavação de roupa suja do alto empresariado kkkk

Brincadeiras a parte, o Windows Mobile que tinha a cara do XP ainda era mais funcional que o Windows Phone. Já tive os dois. O WP era o mais limitado de todos, porém extremamente funcional. Eu tive o da Nokia já no 8. Mais polido e refinado que qualquer symbian ou blackberry.

Pena que veio tarde demais.

3 Likes

Ainda acho que desistiram muito cedo. Ok que nao tinha acho que nem 10% de mercado mas eu via uma evolucao. Talvez se tivesse ate hj eu estaria provando um.

5 Likes

Pena q nunca acaba em rinha de bilionário.

2 Likes

Windows Phone era ruim. Ponto. Eu não sei que nostalgia o pessoal tem com aquele sistema. Era horrível, limitadíssimo, quase um dumb phone.

4 Likes

Ai nesse caso, era só voce não comprar.

Para outras pessoas ele poderia fazer sentido, inclusive eu tive alguns Lumia e me atenderam perfeitamente.

Agora fica ai pagando 8000 reais para instalar “apps” no seu celular, com 2 opções de sistema.

4 Likes

As viúvas do Windows Phone me dando deslike
RinH

Fazia tanto sentido pras pessoas que o negócio fracassou. Conseguiram falir uma marca histórica.

3 Likes

O Bill Gates é um gênio da computação, mas essa matéria me lembrou da previsão furada que ele fez a respeito das memórias dos PCs, que 640KB eram o máximo que os computadores precisariam.

Esse cara tem muita história pra contar.

Quem ainda não viu eu recomendo procurar no YouTube o episódio “A guerra dos navegadores” do programa “A história da internet” do Discovery Channel.

Não defendendo o Bill Gates, mas quem mais estragou o Windows Phone foi o Steve Ballmer e talvez o Satya Nadella também mereça menção nisso, CEOs quando o Windows Phone foi desenvolvido e quando o WP começou a definitivamente morrer. O Windows Phone era bom por um simples motivo: era uma alternativa, ainda que mantida por uma big tech. Hoje, que alternativas temos além de Android (Google) e iOS? Tem o GrapheneOS e similares, mas é mais ou menos como trocar o Google Chrome por um Vivaldi, Opera ou Brave: tudo Chromium por baixo dos panos.

Eu prezo demais pela possibilidade de escolhas. Eu prezo demais pelas alternativas, pelas “terceiras vias”. O Windows Phone era uma terceira via. O BBOS (BlackBerry OS) era outra alternativa. Ora, até o Symbian e o Maemo eram alternativas. Infelizmente, todos foram enterrados por um misto de comodismo das pessoas e uma busca incessante por lucro das empresas (pra Microsoft sob o comando de Ballmer, pareceu mais vantajoso lucrar com os royalties do Android que “gastar” investindo do zero em um sistema operacional móvel próprio, e deu no que deu).

Daí o Windows phone sofreu do inefável Efeito Network: faltava usuários porque faltava usuários. Desenvolvedores não desenvolviam apps pra plataforma porque não tinha usuários, e os usuários não adotavam a plataforma porque não tinha apps desenvolvidos. O resultado, como sabemos, foi a espiral descendente da morte ao Windows Phone e às demais “terceiras-vias”. Agora somos compelidos a escolher entre Seis e Meia-dúzia e isso é bem chato. Eu preferiria “ir pro meio do mato” e tacar o lasque-se pra tecnologia moderna, mas até o governo, pra algumas coisas (CDT, por exemplo) exige Android ou iOS.

No fundo, eu torço demais pelo sucesso do HarmonyOS da Huawei. Torço por esta e qualquer outra alternativa que ousar ofertar possibilidade de escolha, principalmente aquelas que já venham livres da maldição do Efeito Network (que é o caso de plataformas chinesas cujo público-alvo inicial é extremamente grande, 1 bilhão e meio de pessoas e potenciais usuários).

A “nostalgia” é, sobretudo, a possibilidade de escolha. Quando, em uma época da sua vida, você tinha mais opções de escolha, e agora é compelido à limitação a um essencialmente duopólio (iOS ou Android, incluindo os “forks” do Android como GrapheneOS), a menos que você não se importa com sua própria liberdade de escolha, você vai sentir saudades daquela época onde podias escolher.

3 Likes

No entender a google e Microsoft no celular nunca se entenderam e isto tbm frustrou muitos usuários, afinal ter aplicativos oficiais do google era fundamental, passava uma visão de relaxo da empresa do tio Bill.

Eu desisti até por causa disto na época.

1 Like

Lembro que a própria Microsoft fez uma versão do YouTube que despertou ira na Google, pois permitia baixar vídeos. A Google exigiu que a Microsoft removesse o app, mas nunca que ela própria implementou uma versão de Youtube pra WP pra substituir aquele Youtube da Microsoft. De fato isso foi algo bem frustrante pra quem usava serviços da Google, o que acabou infelizmente provocando o ostracismo da plataforma.

2 Likes

Microsoft diferente da Apple não consegue mais fazer um bom produto pensando na qualidade final.

Veja o Windows, morreu no 7 em inovação e estabilidade. Windows 11 seria o mais próximo do sucessor do Windows 7. Porque Windows 8 e 10 são adaptações com falha visuais sérias para uma empresa do porte da MS.

Windows phone também seguiu o mesmo caminho. Aquele design flat horroroso e preguiçoso, literalmente um Dumb Phone, enquanto tinha Apple pensando nos mínimos detalhes e Google com diversas opções inovações na época com o Android. Fora que o ecossistema da Google é muito mais eficiente.

Outlook já mudou de resign 100x, MS conseguiu matar o Skype. Se não fosse a MS o Skype tinha dominado a pandemia.
Whatsapp nem precisava existir se a MS não tivesse matado o MSN.

Todo mundo tinha MSN na época. Até as empresas estavam usando o que usam por zap hoje. Enfim, MS se tornou uma empresa com diretoria velha.
Pelo menos tiveram sucesso na parte de Windows Server e Azure

4 Likes

Eu desconfio que a interface do WP7 veio de algum projeto que era mais dumbphone. Pra um feature phone touchscreen da época (2008-12) teria sido incrível (pense um LG Cookie ou Samsung Corby, mas com essa interface). E, bem, teve o Kin, que também seguia uma linguagem visual parecida. Ou os Zune touchscreen.

Pra ser justo, aparentemente tiraram essa do c*, ninguém achou evidências fortes de que o Gates realmente disse isso.
E a barreira dos 640KB é culpa da IBM, que meteu o espaço de memória de vários periféricos (como placas de vídeo) aí Upper memory area - Wikipedia

4 Likes

Não é basicamente pra isso que muitas pessoas compram um smartphone? Tirar fotos boas e navegar pelas redes sociais.

O maior problema prático do WP foi a falta de apps relevantes (YouTube, Instagram…). Problema prático, pq interno (desenvolvimento de apps, empenho da própria MS e afins) tinha um monte.

Na época, o Lumia 920 me serviu bem. Mas hoje não serviria, pelo menos pra mim. Pra muita gente, mesmo hoje, no entanto, se não fosse a falta de apps, era um dos melhores sistemas, senão o melhor, pra usabilidade cotidiana.

2 Likes

Pra uma época onde iOS e Android podiam fazer o que qualquer canivete suíço fazia: games, câmera, apps de tudo um pouco, Windows Phone era só rede social (Facebook no máximo) e acabou.
Uau, pagar 600 reais por isso é muito bom!

Que pena que tinha tanta escolha e o negócio não foi pra frente porque ninguém escolheu.

Não foi falta de divulgação nem falta de estoque nas lojas. Windows Phone era vendido a preço de banana comparado aos Android da época.