Código-fonte do Windows XP e Server 2003 vaza na internet

Originally published at: https://tecnoblog.net/370207/codigo-fonte-windows-xp-server-vazamento/

Além do Windows XP e Server 2003, códigos de sistemas mais antigos da Microsoft estão sendo distribuídos via torrent

1 Curtida

O Barnacules (YouTube) que trabalhou anos na Microsoft disse num dos vídeos dele que basicamente todos os programadores da Microsoft tinha/faziam uma copia do diretório com os códigos fontes nos notebook deles, e me surpreende isso não ter vazado antes.

Mais um Windows com código-fonte vazado…
Se a Microsoft não tivesse maior segurança, o Windows XP não teria seu código vazado na web.

Isso sim é perigoso.

Esse código já vazou há mtos anos em grupos de hackers, n tem mta novidade aí.

Qualquer empresa que use git faz o mesmo, não?

Se isso ao menos ajudar o pessoal do React OS, já vai ter valido a pena.

O ReactOS só existe legalmente por utilizar a metodologia Clean Room no processo de engenharia reversa. A partir do momento que usarem código-fonte vazado pra qualquer tipo de melhoria o projeto se torna ilegal e vulnerável a diversas ações judiciais por parte da detentora dos direitos autorais do código vazado (nesse caso a Microsoft).

É a mesma situação com os vazamentos de código-fonte recentes da Nintendo, nenhum emulador que preze por sua integridade vai se arriscar a sequer olhar o código-fonte vazado diante dos problemas judiciais vão ter que enfrentar se isso for comprovado…

Poder usar até pode, mas é um saco fazer o processo de um jeito que não deixe brechas para processos.

Veja só:

  • Pessoa1 que não teve, não tem e nunca terá envolvimento com o ReactOS pega o código fonte vazado.
  • Pessoa1 lê o código, entende o funcionamento do código e começa a anotar em um papel apenas as informações de entrada e saída, não poderá anotar o “processo”:
    • Se apertar o botão W, o sistema operacional exibe um w na tela. Como que ele processou isso, jamais poderá ser anotado no papel.
    • Repita esse processo para todas as outras funções. Qual é a entrada e qual deve ser a saída, nunca pode ser anotado no papel, qual é o processo que ocorre entre a entrada/saída.
  • Pessoa2 que tem envolvimento com ReactOS, pega o papel e se vira para desenvolver o processo entre entrada/saída.
  • A Pessoa2 que tem envolvimento com ReactOS, nunca, jamais poderá ter envolvimento direto e/ou indireto de qualquer tipo com o código fonte vazado (seja no passado, seja no presente, seja no futuro).