Código de operadora: ainda faz sentido?

Os códigos de operadora ainda fazem sentido nesse momento em que a maioria dos planos (se não todos) incluem ligações ilimitadas nacionais pra qualquer DDD ou operadora? Creio que não tenha nenhum motivo técnico por trás disso mas desconheço caso exista.
Eu recentemente fiz portabilidade pra outra operadora (Vivo pra Claro) e praticamente toda minha agenda tem os números com 015 e vai dar um trabalhão pra alterar tudo :grimacing:

2 curtidas

Eu não salvo nada com código de operadora na agenda, se colocar 0 + ddd + numero, as operadoras costumam completar a chamada sem problema nenhum.

E não esquece que ainda tem as chamadas internacionais que vão seguir precisando dos códigos de operadora.

1 curtida

Ah sim, esse 015 é resquício daquela época em que aumentou o número 9 e usei um aplicativo que deixou toda minha agenda no formato 015 + ddd + 9xxxx.

Então, eu me lembro que na época em que surgiu o código de operadora houve uma verdadeira guerra de preços em ligações interurbanas/internacionais. Embratel, Intelig, Telemar, Brasil Telecom, etc, todas faziam propagandas e anúncio para usar o código delas em ligações e obter tarifas menores em determinados dias ou horários. Hoje em dia não vejo mais esse fator concorrência, pelo menos pro consumidor comum. Talvez pra empresas ainda exista algum tipo de competição de se usar um código diferente.

O sistema tá implementado e funcionando, qual a lógica em gastar pra acabar com ele?

1 curtida

Eu salvo na agenda como +55XXYYYYYZZZZ
Funciona muito bem, a operadora comoleta com o código dela quando preciso

4 curtidas

Bem, o sistema foi originalmente implementado justamente para possibilitar ao consumidor usar a operadora que lhe trouxesse tarifas menores sem ficar preso somente nas tarifas da própria operadora. Como falei, no início isso ocorreu, mas hoje em dia voltamos ao padrão de lock in (pra usar um estrangeirismo hehe), em que cada cliente no fim das contas acaba usando somente o código da própria operadora.
Com certeza devem existir pessoas ou empresas que usem um código de operadora diferente em suas ligações, seja qual for o motivo, mas eu creio que sejam uma minoria ínfima. Particularmente eu não conheço ninguém que se preocupe em usar um código diferente.
Entendo que o sitema está implementado e funcionando, porém sem grandes benefícios pro consumidor final como foi prometido e que originalmente era o grande propósito da adoção do código.

1 curtida

O sistema foi implementado em uma época que não existia portabilidade, então o teu numero estava preso a operadora e sem o sistema de código de operadora os interurbanos estavam presos a operadora do teu numero e elas poderiam cobrar o que quisessem.

Hoje tendo tanto os códigos de operadora como a portabilidade a disposição, obvio que as empresas baixaram o preço ao menor valor que podem, e obvio que usar tudo dentro da rede da tua operadora vai ser a solução mais barata, ao meu ver foram alcançados e se mantem os objetivos ao consumidor final que é pagar o menos possível em uma ligação interurbana.

1 curtida

Pessoas nascidas depois de 2005 nem devem saber o que é um código de operadora.

Pela Vivo, mesmo que você use o código de operadora 21 (Claro) eles direcionam para o 15, então acho que não deve ter problema mesmo que você deixe o 15.

isso é novidade pra mim.

O que me admira ainda não terem acabado é com a diferença de tarifas entre celular e fixo e de ligação local e ddd, deveria ser tudo considerado preço de ligação local e sem opção das operadoras tarifarem diferente.

1 curtida

Se estão fazendo isso é por causa daquela opção no SIM card, por que se for direto na rede, é ilegal.

Mas em 2022 nem faz mais diferença. CSP (o código de operadora) fazia diferença no tempo em que as chamadas interrurbanas eram pagas à parte na conta (especialmente do fixo). Hoje em dia, com minutos ilimitados ou fartos tanto no fixo quanto no móvel, virou relíquia, estorvo.
Tanto que para provedores pequenos a Anatel dá a opção de “marcação alternativa”, aka não usar o CSP. Até por que existem bem mais que 99 empresas de STFC (fixo).

3 curtidas

Os códigos de seleção de prestadora de telefonia são algo que não deveria fazer sentido na telefonia brasileira atual, onde existem apenas três grandes operadoras de telefonia. Eles existiam para propor a concorrência na telefonia fixa. Hoje, eles existem e são exigidos para pessoas que ligam para números de programas caça-níqueis como os Call TV que passam na televisão e exigem um código CSP desconhecido e pouo usado.

2 curtidas

ainda faz sentido por causa do roaming,

a claro não aplica roaming nos pré quando você está em outro estado, então receber ligação e ligar usando outra operadora é mais caro do que usar a operadora dela.

Eu tive a infeliz experiência de pagar pra receber chamadas quando mudei pro pré um tempo atrás.

Mas não entendi o que você quis dizer (e o que tem a ver com o roaming). Aliás, “roaming” na mesma rede (ainda mais na Claro, que literalmente opera com um MNC unificado) só por que você está fora do teu DDD é uma outra relíquia de outros tempos.

2 curtidas

tem outros tempos não, isso foi entre dezembro de 2019 janeiro de 2020, tava em BA e recebia ligação de SP, eu pagava, mesmo tendo o “prezão” da claro, mas não tinha roaming; se eu ligava com 015 da vivo (a mesma agenda para dois chip diferentes) a claro metia a faca na cobrança, tinha que recarregar o celular quase toda vez que precisava fazer uma ligação; “descobri” que botando o 012 era mais barato.

1 curtida

tá ai o teu erro, colocar o código da operadora salva na agenda, coloca só o ddd e numero que a tua operadora se encarrega de colocar o código dela pra completar a ligação.

mas ai que tá, eu não colocava, isso foi a vivo na época que usava android (antes de 2016), em que você colocava o chip e ela perguntava se eu queria colocar o código de operadora dela, e ela fazia tudo. Quando migrei para o Iphone, puxei todo os números, nem se que dei o trabalho de olhar como estava, inclusive tem número até hoje que tem 8 dígitos, e ligo e a própria vivo coloca o ultimo dígito.

o que eu mudo mesmo é somente o ddd

Esse povo que não cresceu assistindo a alguns clássicos da TV brasileira!

1 curtida

21, não 12

BÔNUS TRACK pra quem morava na Região II Comercial Brasil Telecom - O Nascimento do Ligue Ligue (2004) Versão Extendida - YouTube

1 curtida

Nossa, eu me lembro que nessa concorrência de operadora minha mãe recebeu várias cobranças de contas não pagas, porque cada pessoa na casa usava um código diferente, daí chegava uma conta separada com valor bem baixo que acabava passando despercebida ou esquecida mesmo. Só depois que começaram a unificar tudo na mesma fatura da linha fixa.
Mais algumas pérolas da concorrência:

1 curtida