Cocreator do Paint para Windows 11 vai exigir NPU e conta Microsoft

A minha dúvida para isso e vários outras funções de IA que virão, será possíveis e compatíveis com quem tem alguma placa de vídeo Nvidia RTX, que tem NPU superior as apresentadas por esses novos processadores da Intel, AMD e Snapdragon?
Ou vão criar uma “falsa demanda” obrigando a ter esses processadores para ter esses recursos

4 Likes

Só criando falsa demanda mesmo. Investiram horrores em IA achando que todo mundo iria vender a alma pra ter os recursos. Não teve demanda. Agora estão forçando isso nos usuários.

1 Like

Como todas essas novidades estão girando em torno do Windows ARM e processadores da Qualcomm, não creio que os softwares nativos vão ter essa compatibilidade logo de cara. Entretanto, no futuro isso deve existir, já que Nvidia, AMD e Intel são grandes parceiras da Microsoft. Então é aguardar.

1 Like

Minha dúvida também: quem tem Desktop com RTX vai entrar na categoria Copilot+?

Eu ficaria feliz de usar o NPU de um CPU… eu é que não quero minha 3060 12GB consumindo 185W toda hora… imagina o Recall numa 3060… a conta de luz triplica. hahaha

Mas o processamento de IA seriam realizados pelos RT cores, uma RTX 3060 com seus 3584 CUDA cores, tem “apenas” 24 RT cores (NPUs?), pode até ter um consumo moderado, mas não sei se seria o consumo de um jogo com texturas em 4k, DLSS, Ray Tracing e varias outras tecnologistas sendo executadas ao mesmo tempo.

Fui pesquisar e encontrei esse artigo no blog da Microsoft:

In the future we expect to see devices with this silicon paired with powerful graphics cards like NVIDIA GeForce RTX and AMD Radeon™, bringing Copilot+ PC experiences to reach even broader audiences like advanced gamers and creators

Vamos ver quanto tempo esse futuro vai chegar

1 Like

Então, minha RTX 3060 já consome entre 15 e 25W em idle… (só desktop)