CNPJ vai mudar em 2026 e Serpro libera códigos para ajudar na transição

Em 2025: SERPRO adia a mudança do CNPJ para 2027. O problema da mudança é que envolve uma pá de gente, incluído aí os Estados e Municípios. E, claro, o poder público nunca tem agilidade e celeridade pra nada.

7 Likes
4 Likes

Acho que nem eles mesmo levam a sério essas datas limites de transição hahahahaha

Prefs daqui passou a usar o CNPJ como inscrição municipal. Aguardando o fogo no parquinho…

2 Likes

Até então com formato apenas numérico, esse código passará a ser composto por uma combinação de letras e números

Saímos de IPv4 para IPv6. :rofl:

Agora falando sério, não seria mais fácil só expandir a sequência, igual fizemos com os números de celular colocando 9 na frente?

Assim o formato continuaria numérico, que eu considero mais amigável para compartilhamento, além de ter sua implementação nos sistemas de forma mais simples, creio eu.

Sinceramente, eu não acho que não estamos nem perto de atingir o limite de números para o CNPJ.

E do jeito que nós estamos, nós vamos é aumentar cada vez mais essa distancia.

algumas empresas usam o CNPJ para chave PIX, e vai ter que combinar essa adaptação com o BACEN.

2 Likes

Pessoal que usa campo numérico pra CNPJ, vai ter um probleminha…

1 Like

Acrescentar um dígito afetaria diretamente todas as bases de dados, pois efetivamente todos os CNPJ mudariam. Permitindo letras mas mantendo a quantidade de dígitos expande as combinações enquanto mantém válidos todos os registros atuais.

Agora, permitir letra em TODOS os 12 primeiros dígitos é absolutamente desnecessário, tomara que exista alguma lógica nisso (começar usando letra só no primeiro dígito e passando para os demais à medida que esgotem as combinações).

1 Like

De qualquer forma todos os sistemas vão ter que ser atualizados para aceitar letras, então acho que fazer igual foi nos celulares, colocando 9 (pode ser mais dígitos, só tô exemplificando) na frente dos antigos, parece ser uma transição mais simples do que esta proposta.

1 Like

os oito primeiros dígitos servem para identificar a pessoa jurídica (como uma empresa).

Quer dizer que tem, num primeiro momento, em torno de 90 milhões de possibilidades de diferenciação dos números (considerando que não existam CNPJ como 11.111.111/0001-11).

Se incluíssem mais um dígito, esse valor subiria para 990 milhões (900 milhões a mais que o atual, 10X).
Se ele foi criado em 1998 (26 anos atrás) e demorou até então pra se esgotar, com 10X mais possibilidades, demoraria mais de 200 anos pra preencher tudo (seguindo a mesma progressão). E não mudaria o campo de numérico pra alfanumérico. Além dos números atuais poder apenas tão somente receber um 0 à esquerda.

opção, seria adotar modelo similar ao das placas Mercosul nos veículos, onde as letras e números tem posições fixadas, pré-determinadas.
Argentina: AA 111 AA
Brasil: AAA 1A11
Paraguai: AAAA 111
Uruguai: AAA 1111
Venezuela: AA 111 AA
Bolívia: AA 11111

2 Likes

Os sistemas sim, precisam ser atualizados pra lidar com os novos CNPJ com letras; já as bases de dados atuais, não. Além disso, todos os infinitos documentos já emitidos até então continuarão válidos.

Adicionar um dígito ferra tudo isso, além de ser uma solução limitada (bem, se realmente precisamos de tantos milhões ou quatrilhões de CNPJ, é outra questão).

3 Likes

Não seria isto necessário se não fosse a pejotização. Todo mundo agora precisa ter um CNPJ pra conseguir um emprego.

1 Like

Rapaz, essa troca do formato dos números de celular foi a primeira coisa que lembrei quando li essa notícia.

Lembro que essa adição do 9 foi uma dor de cabeça danada. No frontend, os campos que antigamente poderiam receber fixo ou celular passaram a não servir mais e as máscaras também precisaram de adaptação. Foi um saco pra adaptar tudo. No backend a alteração até que foi simples na grande maioria dos casos.

Acredito que o fato de não ter alterado o tamanho vai tornar essa transição muito mais simples. Os campos vão precisar de ajustes só em máscaras e na validação. A menos que esteja armazenando os CNPJs como números inteiros no banco de dados (o que não se deve fazer), acho que não vai nem precisar mexer em nada na estrutura.

3 Likes

Aqui não é assim, acho que é exagero esse comentário.
Acredito que a necessidade decorre do excesso de abertura e fechamento de CNPJs. Muita gente abre e fecha toda hora.

Acho que assim ficaria mais complicado a migração, por exemplo se o banco de dados estiver configurado pra receber somente numeros é so dar um alter table e talvez algum ajuste no back-end, se ja estiver em alfanumericos nem precisa mudar nada.
Porém se aumentar a quantidade de caracteres pode complicar a validação dos CNPJ ja existentes.

1 Like

99.999.999/9999-99

Dessa numeração… excluindo o dígito verificador, são 12 números? ou os números depois da barra servem apenas para identificar o tipo de PJ?