Claro, TIM e Vivo terão 5G mais rápido (e mais raro) de ondas milimétricas

1 curtida

Estou curioso para saber como serão os planos 5G oferecidos pelas operadoras nacionais, já que desde o 2G elas nunca chegaram nem perto do potencial de cada tecnologia. Não acredito que irão alcançar a casa do Gigabit. Mas se alcançarem, irão fazer pressão também nos planos de internet fixa, no preço ou na velocidade.

4 curtidas

Não creio que vá mudar muita coisa, pois a maioria da cobertura vai ser 4G/5GDSS, o milimétrico vai ser algo limitado, vejo ele sendo usado quase como um WiFi tendo HotSpots em shoppings, mercados, etc.

1 curtida

Eu quero ver como será a estória da franquia dessa vez

2 curtidas

mmWave tá parecendo mais um Wi-Fi 6.

1 curtida

Ué, e a frequência de 3.5 GHz? Não seria para o 5G “puro”?

Não, o 5G que faz diferença mesmo que é o milimétrico, usará a frequência de 26GHz, é justamente essa frequência mais alta que permite o desempenho dele, o 3,5GHz será usado para o 5GDSS.

1 curtida

Na verdade não. Tanto a faixa dos 3.5 GHz quanto a dos 26 GHz são para uso exclusivo do 5G e oferecem velocidades maiores que no DSS, que opera na mesma frequência do 3G/4G e não tem muita melhoria em relação a uma rede puramente 4G…

1 curtida

Acredito que o 5G de 26 GHz será tão raro de encontrar que vai ser a exceção da tecnologia.

Interior com isso? Imagino lá pra 2040.

Quero ver se as operadoras finalmente vão investir (no caso da Claro, liberar pros planos que não sejam apenas pos-pagos) o VoLTE e o VoNR pros telefones não caírem pro 3G/2G na horas das ligações :roll_eyes::man_facepalming:t2:

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.