Claro, não diga que sua internet via cabo é de fibra óptica (porque não é)

3 curtidas

O problema é que no Brasil as multas são patéticas, logo a empresa não se incomoda e continua cometendo a irregularidade. Multas pra empresas SEMPRE deveriam ser sobre uma porcentagem do faturamento ou lucro, aí doeria no bolso. Se a Claro tivesse que pagar 5% do faturamento dela por cada irregularidade, logo pararia.

20 curtidas

Já não basta o famigerado CGNAT em algumas regiões e faturas com valores errados, ainda me vem com propaganda enganosa.

9 curtidas

Brasil é exemplo prático da indústria da multa para enriquecimento ilícito de alguns

Qualquer multa desse tipo deveria ser destinada aos verdadeiro prejudicados, nem que fossem os R$600k distribuídos como crédito para todos os clientes abatendo na fatura.

7 curtidas

Ao meu ver, a argumentação da Claro não faz o menor sentido:

Se a Claro realmente considera que quaisquer informações além de velocidade e preço não são essenciais em um anúncio, por que ela veicula os dizeres de fibra óptica nas suas propagandas? Não é melhor simplesmente falar “Internet de 250 Mb/s por R$ 99” e pronto?

Se velocidade é um fator considerado essencial, por que a Claro menciona apenas a taxa de download e omite o upload, que é bem menor no cabo em comparação com a fibra?

Colocação perfeita da matéria. Na hora de se explicar é cada argumento ridículo que essas empresas dão…

Em tese, uma multa como essas já deveria retornar para a população, né? Mas não cabe a discussão aqui. A multa é sim devida pois a má conduta da empresa não pode passar impune; já em relação aos clientes que assinam esse serviço não acredito alguma retratação seja necessária, pois nem todos vão realmente se incomodar com isso ou mesmo serem necessariamente prejudicados.
Os poucos que se importam com informações exatas vão pesquisar, ler tudo e provavelmente nem assinarão um contrato de um serviço que não lhe atende. Entretanto, em função da propaganda enganosa, penso ser justo disponibilizar a todos um cancelamento sem multa contratual e com ressarcimento de valores pagos para utilização do serviço (como uma taxa de instalação, por exemplo).

5 curtidas

Essas coisas também servem pra me deixar meio irritado que parâmetros como latência média e SLA de conexões domésticas sequer são divulgados, apesar de na prática existirem.

O Código de Defesa do Consumidor diz que as informações de produtos devem ser claras e adequadas, e que o consumidor deve ser informado de TODAS as características do produto/serviço.

Isso ajudaria até a moderar as expectativas do consumidor.

10 curtidas

Gostaria que existisse uma lei obrigando órgãos como Procon e MP a divulgarem o pagamento dessas multas e onde o valor é empregado. Multar é fácil, receber a multa “já são outros quinhentos”.

8 curtidas

Em primeiro lugar, as redes de cabos coaxiais sofrem interferências eletromagnéticas, típicas de conexões via cobre. Na fibra óptica a transmissão é feita apenas por luz, o que torna o serviço muito menos suscetível a quedas e interrupções.

Eu percebo isso na prática. Saí da Vivo Fibra para a Claro (coaxial) e que saudades!
Na Vivo fiquei apenas uma vez sem internet por cerca de meia hora em mais de 3 anos. Fora isso, sequer tinha oscilação.

Na Claro, a internet oscila tanto, mas tanto que acabo usando mais o 4G do que internet fixa. A cada hora, cai umas 3x e fica uns 5 minutos sem sinal cada vez que cai. Fica o dia todo assim. Somando as 24h do dia, devo ficar ao todo umas 3h/4h sem internet todo santo dia.

Além das várias “manutenções” que a Claro diz fazer. Em 3 meses, já foram pelo menos 5 vezes que fiquei sem internet alguma por mais de 8h seguidas! Impossível fazer home office, jogar, ver streaming assim.

Infelizmente ninguém atende meu novo endereço com FTTH. Disse para a Vivo que até pagaria para instalarem aqui, já que toda a região tem, menos minha rua. Cansado desse serviço porco da Claro.

3 curtidas

E ainda subestimou a inteligência do cliente: “O que importa é a internet, ninguém precisa saber a tecnologia”.
Meua migo!!! Hoje em dia qualquer biqueira tem fibra, todo mundo já sabe que é uma tecnologia melhor e que entrega latência baixa e conexão estável. Não é como nos anos 80 que se podia omitir essas coisas com tranquilidade não. Eu hein! Te orienta! Kkkk
Gosto muito da Claro, mas isso é indefensável.

4 curtidas

o que interessa efetivamente ao consumidor é saber o preço dos serviços e a velocidade de conexão à internet banda larga fixa”, e que “ qualquer outra informação que não essas não é considerada essencial

A Claro nos chamou de burros kkkkkk :clown_face::clown_face::clown_face:
Se fosse a Arlequina ela resolveria isso do jeito dela (e vocês sabem como). Mas voltando pro nosso multiverso. Que guardem bem esse texto quando forem contratar qualquer serviço da Claro.

Brasil sil sil!!

3 curtidas

A Claro é a mais tirona das operadoras, tem que levar um fecho cis sempre possível pra virar gente

3 curtidas

Eu tive essa briga com a Claro. Contratei em Fevereiro do ano passado esperando ser fibra, aí quando o técnico veio instalar eu achei estranho que ele estava puxando um cabo coaxial. Recentemente troquei para a Vivo e agora tenho fibra de verdade. Precisei trocar porque a taxa de upload na “fibra” da Claro era ridiculamente baixa, além de que a disponibilidade da internet era bastante instável.

Não é querendo defender a Claro, mas talvez ainda existe uma parcela da população relevante que realmente não se importa, desde que esteja disponível. Meus sogros usaram Net/Claro por anos e nunca se incomodaram, aí teve um período que fiquei morando na casa deles e eu ligava TODOS OS DIAS pra reclamar da internet.

2 curtidas

Da claro eu quero mais é fique bem longe de mim… Eles são especializados em vender o que não tem (como o 5G gambiarra). Tenho tanta raiva deles que troco de canal nas propagandas.
Claro aqui nem de graça.

2 curtidas

E viva o Jabaquistão ! :woozy_face:

Sinto em lhe dizer, mas CGNAT é algo que só vai piorar daqui pra frente. Os endereços de IPv4 são muito escassos e praticamente todos os pequenos provedores (diria que 99%, com folga) não podem dar IP público pela falta de disponibilidade.

2 curtidas

Em relação ao CGNAT, até tem como se livrar, mais precisa insistir com suporte técnico, isso se não enviar um técnico no local para constatar se realmente o cliente precisa de um IPv4 válido. Acho que a Vivo e Oi são as únicas provedoras que não amarra o cliente em CGNAT, até às regionais não escapa disso, motivo esse que preferir assinar a Oi Fibra.

A Oi tem bastante IPv4 disponível, arrisco dizer que até mais do que a Vivo.

Eu diria que essas pessoas pensam que a internet é assim mesmo, que é normal fica caindo varias vezes por dia e fica lenta, eu vejo isso na casa da minha tia, sempre que chego lá tenho de reiniciar o modem da Claro.

IPv6 tá ai a mais de década, não era pra estarmos mais tão presos ao IPv4, os provedores precisam se atualizar pro CGNAT não fica dando problema nas poucas situações que ele vai continuar sendo necessário.

2 curtidas

Eu acredito que a grande maioria dos provedores até disponibilizam IPv6 sim, o problema é que várias aplicações ainda não suportam o novo padrão :clown_face:

4 curtidas