Claro não deve indenizar por golpe de WhatsApp, decide Justiça

Originally published at: Claro não deve indenizar por golpe de WhatsApp, decide Justiça – Telecomunicações – Tecnoblog

Cliente da Claro foi vítima do golpe do WhatsApp, mas não comprovou acesso irregular na linha móvel da operadora

Passou da hora do WPP obrigar a autenticação em 2 fatores, porque se for esperar expertise do ser humano…

1 curtida

Não dúvido nada que o pessoal passe a chave 2FA também…

2 curtidas

Se tiver alguém do Facebook lendo meu comentário: vcs podem evitar milhares de golpes mudando o texto que vai por SMS:

“Atenção! Não informe este código em uma ligação telefônica, email ou qualquer meio. Seu código é 1234”.

Ou então mudem a forma de autenticar o acesso.

Esse sequestro pelo SMS ocorre há anos e eles não movem um dedo para resolver, absurdo isso!

Nem é preciso ter acesso ao número de telefone ou alguém dentro de uma operadora para que tal situação ocorra.
Basta simplesmente ser um indivíduo daqueles que abrem tudo o que lhes é enviado através dos grupos ou aceder a sites menos apropriados para que se apanhe um vírus e esse tipo de msg seja difundido para todas as pessoas na lista de contactos. Isso de dizer “é culpa do operador” ou o meu número foi clonado é uma desculpa de mal pagador.

No caso, boa parte de quem cai nesses golpes é a boa e velha engenharia social…
“precisamos verificar que você realmente fez tal compra. Se não fez, passe o número que vai chegar por SMS”
ai a pessoa vai e vê “Seu número de confirmação do WhatsApp é 171171. Não passe esse número para ninguém.” e ela vai e passa… e como a pessoa provavelmente não ativou 2FA… o bandido rouba o wpp e faz o favor de ativar o 2FA… ai tu perde o wpp…

O que fazer nesses casos:
https://faq.whatsapp.com/general/account-and-profile/stolen-accounts/?lang=pt_br

O problema do 2FA é que as criaturas esquecem as senhas, vira e mexe tenho de resetar a senha de algum parente.
Bom é quando é a senha do email, não tem mais acesso ao email e trocou de telefone que tá cadastrado no email.

Por isso passei a colocar um segundo número na conta de e-mail, mesmo que coloco no tablet, como segunda forma de recuperação. :joy:

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.