Claro lança rede 5G em São Paulo e Brasília com velocidades de 700 Mb/s

Tá começando a ficar interessante.

A Claro deveria tomar vergonha na cara e liberar primeiro o VoLTE no DF. Até hoje não liberou isso e quer liberar tecnologias mais avançadas.

4 curtidas

Um speedtest leva 500MB brincando. Se for na fast.com então, 1GB fácil.

4 curtidas

700mb que vão virar uns 160mb, com o passar do tempo. Vejo testes de velocidade postados por várias pessoas com mais de 100mb no 4G. Enquanto isso, recebo 29mb no 4g da Claro na minha casa.

1 curtida

Mesmo assim, a Claro não vai desistir do DSS: a operadora divulgou que irá utilizar a frequência de 2,3 GHz tanto para o 5G como para o 4G na região da Marginal Pinheiros, em São Paulo.

Fica a dúvida se vão operar em DSS ou com blocos separados. Com 50MHz de espectro, dá perfeitamente pra operar LTE em 20MHz e NR (5G) em 30MHz.
Talvez (não sei se é possível) operar DSS nos primeiros 20MHz também?

Teste de velocidade deveria ter zero rating no Brasil, porque com essas franquias pífias que temos aqui acaba num instante.

4 curtidas

Um detalhe na matéria: o DF não pode ser dividido em municípios, portanto, é errado se referir a Brasília e aos bairros e às regiões administrativas como “municípios”.

2 curtidas

Ela é a mais atrasada nisso. A Vivo já tá disponível em todo o Brasil e está fazendo o roll out aos poucos.

A Tim nem precisamos falar haha.

Coincidência ou não, a rede 4G da Claro estava bastante instável na semana que precedeu o lançamento do tal 5G aqui no DF. Fiz uma reclamação, “atualizaram minha rede”, mas não adiantou nada.

E as chamadas telefônicas como ficam no 5G? (sei que é algo cada vez menos usado, mas na hora do aperto é sempre importante).

VoNR, que é quase a mesma coisa que VoLTE.
Até implantarem, fica a mesma coisa de hoje, CSFB pra 3G ou 2G.

A Claro faz venda casada nos clientes! Tomem muito cuidado com a Claro e fiquem de olho na fatura detalhada, porque eles acrescentam coisas na sua fatura sem você pedir e depois falam que é benefício incluído no seu plano…

Está falando dos serviços incluídos no plano, como Claro video e Truecaller Premium?
Pois essa não é uma questão só da Claro.

Fazendo os cálculos, 700 Megabit/s dividos por 8, seriam 87,50 Megabyte/s, ou seja, um plano móvel a toda essa capacidade, excederia o limite de 10 Gigabytes em menos de 15 segundos. A questão é que nem todo mundo irá consumir isso tudo na rede móvel, é justamente por isso, um dos motivos, das operadoras avaliarem muito bem os novos planos para 5G, já que a internet fixa por fibra óptica vem dominando cada vez. O que quero dizer, é, mesmo que as pessoas AINDA não consumam tanta banda na rede móvel, o mercado consumidor pode mudar, dentro de alguns anos com os óculos de realidade mista e virtual. Por exemplo, os carros autônomos são frequentemente usados como forma de marketing do 5G, mas com foco industrial e menos popular, na minha visão

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.