[Claro] Internet oscilando muito com rede mesh

Olá pessoal,

Eu tenho um modem Humax da Claro. Uso ele desde 2019 mas sempre tive problemas com o alcance do WI-FI dele aqui em casa (apto antigo, parede grossas, 120m2). O modem fica na sala, parte central da casa.

Bom, com esses problemas de alcance, basicamente só usava o 4G no celular, mesmo em casa. Antes tinha TIM BETA e seus 20GB, agora não tenho mais e precisei resolver a bronca.

Primeiro comprei aqueles repetidores comuns. Não deu certo.

Parti para uma solução mais robusta: um TP-Link AC1750. O sinal realmente melhorou mas a qualidade da navegação oscilava vez ou outra. O problema é que começou a a atrapalhar a navegação em ações importantes como submeter um form, fazer uma ação de banco e etc.

Depois de tanto discutir em outros fóruns, parti pra solução da rede Mesh da tenda, o MW6. Fiz a instalação super rápida e tudo começou a funcionar. Só que mesmo assim a oscilação na internet continuava, com bem menos frequência, mas continua. Lendo sobre suas configurações, vi que o que poderia melhorar era colocar o modem (HUMAX) no modo bridge e deixar que o MW6 fizesse o trabalho por wi-fi. Fiz isso e realmente tá muito melhor, mas ainda enfrento oscilações de internet. As vezes preciso tentar entrar 2, 3x em um site pra dar certo.

Chamei o tecnico da claro que disse que não tinha problema algum com meu sinal e estava tudo certo. Inclusive agora estão invocando com o fato de eu ter colocado como “bridge” e que “eles nao podem dar manutenção no meu modem dessa forma”.

Enfim, alguém tem alguma sugestão de como investigar melhor o problema ?

Uma pergunta, por gentileza: sua internet é fibra óptica?

Não. Usa cabo coaxial.

1 Curtida

Cabo coaxial, supostamente, sofre com a questão de velocidade e estabilidade! Olha, seguinte: caso possível, tentar mudar DNS para 1.1.1.1/1.0.0.1, talvez resolva um pouco tal problema!

Faz o inverso. Deixa o modem roteando e o mesh em bridge.
Esse modelo da Tenda não é muito bom pra rotear, tem algumas limitações de segurança, enfim…

Quantas redes tem perto de você? Talvez a banda 2.4 GHz esteja sobrecarregada e não tem muito milagre a ser feito.

Com um aplicativo tipo o Wifiman no celular dá pra ver.

1 Curtida

Qual dos dois ? DNs do roteador ou do modem ?

1 Curtida

Pow, li exatamente o contrário haha q esse modelo era excelente pra rotear, mas vou tentar

Cara, muitas. Muitas mesmo. Eu deixava a escolha de canais manual e ia mudando conforme necessidade. Mas isso ajudou muito pouco.

O roteador da tenda n tem escolha de canal manual.

Pode ser do roteador mesmo! Editado: conseguiu mudar DNS do roteador?

Tem de definir se o problema é interno ou externo, usa um cabo de rede conectado direto no modem da net, se a internet não oscilar, o problema é com a tua rede interna, se continuar oscilando ai tem de reclamar com a net e pedir pra trocarem o modem.

Consegui mudar o DNS no roteador, mas não resolveu. Tive que voltar o modem HUMAX da claro pra modo router pq na configuração anterior ele continuava caindo e nem por reza eu conseguia conectar via FTP.

Ai agora tá como antes, modem HUMAX como router liberando duas redes wifi com sinal fraco e instável. O mesh por enquanto sem utilidade. Como tenho 30 dias pra devolver, vamos ver se consigo.

Não sei mais o que fazer na verdade.

1 Curtida

Pensei em outra ideia: mudar DNS do modem, se for possível, claro, para o padrão Cloudflare!

Po, mudar DNS geralmente não resolve problema desse tipo… tá com cara de 2.4GHz congestionado… principalmente porque produtos com 2.4GHz vem caindo de preço e ficando bem acessiveis até pra população brasileira. Além disso diversas coisas causam interferência nessa frequência… desde microondas e telefones sem fios antigos até devices bluetooth (que pasme, também usam a frequência de 2.4GHz)…

Dá uma verificada o quão congestionada a frequencia de 2.4GHz dai está. Tu não tem 5GHz?

Ah, como tu ligou esses roteadores mesh? Via Wi-Fi ou cabo de rede? Não rolaria ligar eles com CAT6? Não ficaria uma solução muito bonita, e não sei se resolveria, mas ao menos tu dependeria menos do Wi-Fi para repetir o sinal e teria uma rede 2.4GHz menos congestionada. Capaz de dar uma aliviada.

Outra coisa, quantas redes conectaveis tem no teu device que estão no alcance? Deixa só uma pra testar. O Windows as vezes dá uma caducada e fica pulando de rede no meio da navegação.

Por ultimo, tenta desativar tudo que é bluetooth. Estando ou não em uso.

Tenho as duas: 2.4 e 5ghz. A 2.4 vive congestionada e por isso quase nunca uso. O 5ghz funciona melhor.

Liguei o roteador mesh principal via cabo de rede no modem.

Não dá pra cabear o apt por agora. Ainda mais q final do ano tô de mudança. Não queria gastar com nada q n fosse reaproveitar. E fora q os computadores aqui nenhum tem entrada rj45.

Geralmente deixo apenas duas redes: 5ghz e 2.4ghz. Mas tem muitas, muitas redes por aqui.

Por isso que eu falei que não ia ficar bonito… eu me referia em usar cabos pendurados mesmo. hahaha - de forma temporária.

Era só pros mesh mesmo.

Se tem muitas redes Wi-Fi por ai, a única opção que tu tem é colocar as redes nos canais mais livre… (Se bem que “muitas” podem ser 10 ou 100. hahaha)

Isso não é problema de DNS. Parece ficar mais claro que é problema de congestionamento de espectro.

1 Curtida

Então, teria que ir atrás dum roteador Wi-Fi 5 ou Wi-Fi 6 potentes para tentar resolver o problema??

Tava relendo o tópico e acabei de lembrar uma coisa… o 5GHz tem um alcance bem menor e pode ser ligeiramente instável dependendo da distancia que tu está do aparelho.
Pergunta: esses bugs de conexão acontecem quando tu está próximo (menos de 1 metro) ou só quando tu tá mais longe?

@Keaton, observação: Wi-Fi, seja 5, 6 ou 6E, quando estão em uso na frequência 2,4Ghz, em tese, teriam maior alcance e menor velocidade?? É isso??