Claro (fibra) bloqueando IP do CloudFlare

Descobri que a Claro está bloqueando alguns sites (no caso o da minha empresa). Ao traçar a rota, ele para logo no primeiro nó, o que mostra que não é problema interno. Alguém já passou por isso? Só o procedimento “padrão” de desligar o modem não adiantou.

PS1. Eu sei que o site está ativo e funcionando, no 4G (Vivo e Oi) funciona normal.
PS2. Já verifiquei pelo MXToolbox e o domínio não se encontra em nenhuma lista restrita.

parece um clássico problema de rota e não bloqueio, no caso esse roteador 189.63.250.17 deve tá encaminhando os pacotes para um roteador morto.

se tu traçar a rota para o dns do google 8.8.8.8 passa por esse roteador 189.63.250.17 ?

Já tentou outros IPs da mesma faixo do que a tua empresa usa? e da mesma operadora que ela usa?

Já experimentou usar um DNS de terceiros, como o do Google? Se fosse o Pastebin, eu ia dizer que é deliberado o bloqueio.

1 curtida

Sim.

Sim, uso o do Google e CloudFlare.

2 curtidas

Está no CloudFlare, na faixa “104.16.0.0/13”.
Já tentei com outros sites que sei que estão na mesma faixa, e passa por esse ponto sem problemas. Será que bloquearam o IP específico da CloudFlare?

1 curtida

testando para outros site na cloudfire e depois que passa pelo 189.63.250.17 ele passa pelo 201.39.173.1?
ou aqui a rota já é outra? e qual o ip se for outra?

Ambos endereços no mesmo range do CloudFlare.

Os 4 maiores sites (segundo Alexa) no mesmo IP, também não consigo acessar.
O problema agora é, como explicar isso pra algum atendente da Claro?

Pedi pra um conhecido meu que tem internet da Claro no Rio Grande do Sul testar e esse site mp3cielo tá abrindo relativamente normal, então se é algum bloqueio é pontual ai na tua região.

Mas por outro lado, usando esse site abaixo da pra ver que vários provedores tem erro ao acessar o mp3cielo

Sobre reclamar com a Claro, vai ser realmente difícil, tem de ter sorte de cair num atendente que envie o problema pra engenharia de rede, as vezes só um técnico indo a tua casa pra conseguir isso.
Um caminho alternativo meio obscuro seria reclamar nessa lista de email daqui e torcer que alguém da Claro veja caiu Página de Detalhes

Ps: o problema é quando os pacotes vão pra rede da Embratel, que apesar de serem uma empresa só, devem ter separações internas sobre o que é a parte da rede dos clientes e do que é backbone que fica separado.

1 curtida

Acho que, até hoje, a Claro tem pelo menos 4 ASNs: Claro Móvel, Claro nxt, Embratel e NET. Hoje, todos são listados como “Claro S/A” (talvez o da Nextel não), mas tem números AS diferentes.

Provavelmente algum site com o mesmo IP deve ter sido banido, e erroneamente bloquearam o IP.

A Lista Caiu num é bloqueada pra participar (apenas os administradores de redes convidados) sendo só lida publicamente?

1 curtida

A anos atrás era aberta, respondi algumas vezes sobres problemas de internet no Rio Grande do Sul, não sei como é hoje em dia, ou se me deixaram participar dela por engano.

De fato, parece ser fechada mesmo. Enviei e-mail e nem caiu no arquivo, nem resposta e nem retorno de erro.
E sigo com o bloqueio. :sob:

Eu ligaria pro SAC só pra pegar protocolo, e lá reclamaria no Consumidor, pois Anatel as operadoras estão ignorando.

Não sendo pessimista, mas quando eu assinava Oi fibra, o Pastebin era bloqueado no DNS da operadora, reclamei na Anatel e Consumidor, mas não deu em nada. Mas no seu caso o IP está bloqueado, eu reclamaria pra ver no que dá.

Tenho o mesmo problema com a Oi Fibra, quando coloco o Cloudflare alguns site não abrem, inclusive os da minha empresa que são armazenadas no HostGator, quando coloco o DNS do Google tudo volta a funcionar. Bem estranho!

Pastebin também é bloqueado aí? Mesmo com DNS do CloudFlare? Aqui era só no DNS da Oi, não só o Pastebin mas os melhores sites de torresmo também.

Só pra atualizar o tópico e não deixá-lo fechar:
Após a reclamação no Consumidor.gov.br, meu caso foi escalonando na operadora, com 3 visitas técnicas, e agora está no “Time Abuse”.

Recentemente troquei da Claro para Oi Fibra. Na semana passada notei que 1.1.1.1 e 1.0.0.1 pararam de funcionar aqui e imaginei que fosse algum problema na Oi, mas ao testar na Claro notei que também não estava abrindo (nem mesmo no 4G da Claro no celular). No dia seguinte o 1.0.0.1 voltou na Oi Fibra, mas nada na Claro.

Nessa sexta ambos os IPs voltaram a funcionar na Oi Fibra, mas já não tenho mais a Claro para testar (continua sem funcionar no 4G).

É realmente estranho, pois tinha a Claro desde 2016 e usava esse DNS do Cloudflare desde o lançamento e nunca tive esse problema. Em outro fórum o pessoal falou que na Oi Fibra é normal esse IP parar de responder de vez em quando (provável problema de rota).

Só para encerrar o tópico, depois de várias mensagens trocadas com o “Time Abuse”, explicando inúmeras vezes a situação e eles querendo apenas pedir pra desbloquear o IP da minha conexão (que não é fixo), minha solicitação chegou na Diretoria de Segurança Corporativa da Claro, e com isso desbloquearam o IP dos roteadores internos.

1 curtida

Carvalhos, imagina a bagunça que tu não fez lá dentro.

1 curtida