Claro e IBM querem ajudar TSE com votação pelo celular

Originally published at: Claro e IBM querem ajudar TSE com votação pelo celular – Brasil – Tecnoblog

Projeto do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), “Eleições do Futuro” vai testar votação online; empresas de blockchain têm interesse

2 curtidas

Enquanto eu não puder votar pela internet, ou melhor ainda, enquanto for obrigatório, sair de casa para votar virou coisa do passado. Torço para que voto pela internet seja realidade o mais breve possível, até lá não votarei mais e só pagarei a multa.

2 curtidas

Já que não vota, como fica a sua situação em geral??

Só pagar a multa que regulariza a situação do eleitor, você emite a GRU no site do TSE e paga online pelo Banco do Brasil. E agora não precisa mais apresentar o comprovante em um cartório eleitoral, em abril anunciaram a mudança.

2 curtidas

Sabe dizer-me quanto custa a multa eleitoral?? Ela é por turno ausente??

Menos de 4 reais.

1 curtida

R$ 3,51 por turno. Por isso quero que o candidato a prefeito da minha cidade seja eleito em 1º turno hehe :pray:

1 curtida

Agora imagine um sistema criado pela Claro, que porcaria… Não sei o que essa empresa está fazendo aí, se não dá conta dos seus serviços básicos…

Pra quem não sabe e não quê votar (palavras de um ex mesario), vocês tem até 15 dias pra fazer justificativa sem pagar nenhuma taxa podendo ser feita até pela internet sem precisar sair de casa!

Se fosse pra podermos decidir coisas do dia a dia, ou seja termos mais plebiscitos e o povo realmente ter poder de decisão, de resto, deixa a merda presencial como tá e só tira a obrigatoriedade de ir votar.

1 curtida

Se não me engano são 60 dias após cada turno para justificar ou pagar a multa. E como para justificar online é exigido algum documento comprovante como atestado médico ou bilhete de viagem, é mais simples pagar a multa logo.

Excelente comentário, eu concordo plenamente. Políticos só lembram da população durante as eleições, e não é Democracia se o cidadão é obrigado a votar.

1 curtida

Tem que ver se esse ano eles não vão afrouxar isso por causa da pandemia.
Se não me engano, eu tinha lido em algum lugar que o recomendado era para pessoas que apresentassem sintomas de Covid no dia da votação (tosse, febre, etc) não fossem votar e depois justificassem.

Acho difícil hein, se não todo mundo ia dizer que estava com sintomas de COVID pra não votar, incluindo eu rsrs. No meu caso eu resido com uma pessoa idosa que tem asma e outras doenças crônicas, seria muita irresponsabilidade minha ir votar esse ano.

Pelo que eu entendi o processo de acertos de contas com a justiça eleitoral vai ser o mesmo de sempre mas sem a multa.

Não entendi, como assim “o mesmo de sempre mas sem a multa”?

vai ter de ir no site/aplicativo/sei lá o que onde tu registra que não foi votar e quer regularizar a tua situação, mas isso não vai gerar uma multa.

Na verdade gera sim, nessa página no site do TSE você consulta os débitos eleitorais e gera a GRU. Quem faz o registro da ausência é o mesário da seção eleitoral, do mesmo jeito que ele registra no sistema que o eleitor compareceu à votação.

Eu me refiro a próxima eleição, não as anteriores.

Sim, e qual a diferença? Após cada turno você vai lá e emite o boleto se já tiver no sistema a multa.