Claro decreta fim do nome Embratel após quase 60 anos

.

2 Likes

7 Likes

#SaudadesEternas A Embratel marcou uma época muito boa da telefonia no Brasil… #DescanseEmPaz

1 Like

Sou cliente da Embratel desde 2002, na época com um Link de 1 mbps, que era o supra-sumo. Hoje eles me atendem com 10gbps, um baita salto em 23 anos heim. Sempre foi uma empresa muito boa até a Claro chegar… Depois da Claro, o relacionamento com o cliente tanto comercial quanto administrativo deteriorou muito, era um parto resolver qualquer coisa administrativa. Já a parte técnica sempre foram primorosos, e a estabilidade do Link deles é um espetáculo. Uma pena, sempre gostei do nome Embratel. Já o nome Claro me remete a telefonia celular porca, que só passamos raiva.

9 Likes

Sei lá, naquela época era tudo mais caro em telecom, e as tarifas eram mais altas que hoje. Os custos despencaram de lá pra cá (ainda bem).

Também, mas parte era alto por causa da interconexão mais cara, e a Anatel demorou pra reduzir isso.

3 Likes

As tarifas eram horríveis de caras porque na época o preço pra fornecer um serviço desses era caro (infraestrutura e por aí vai). Telefonia e internet só começaram a ficar populares com mais intensidade por volta de 2007 pra cá

2 Likes

A Embratel deixa um “legado” gigante, por mais que tenha fornecido algum serviço ruim, o que é normal de acontecer. Assim como a finada Brasil Telecom que muitos quando lembram da empresa contam alguma lembrança boa daquela época. Existem vários morros Brasil afora onde haviam (e até hoje existem) torres instaladas e que regionalmente são conhecidas por “morro da Embratel”. Em algumas cidades bem do interior esses locais se tornaram pontos turísticos principalmente por conta da vista

3 Likes

Então eu não vou poder mais usar meu acelerador de conexão click21?

12 Likes

Quem é Ana Paula Arósio comparado aos meninos DDD :joy:

8 Likes

Faz um 21!

3 Likes

Só lembrava que a Embratel ainda existia era quando em minhas viagens Brasil afora,via as casinhas cercadas de muro ou telas, com o nome Embratel, e uma antena do lado na beira das estradas ou em algum lugar ermo dentro das cidades nas quais eu passava :joy::joy::joy:

O legal é q não tinha uma touca verde, foram na mais próxima kkkkk

1 Like

Vivi pra ver boomer sentir saudosismo com empresa de telecomunicação.

1 Like

A cidade interiorana baiana de São José do Jacuípe tem até uma comunidade no distrito de Itatiaia, às margens da BR324, que se criou ao redor da torre da Embratel, um tanto distante da área urbana. A empresa muda de nome, mas resistirá no nome do bairro, que não poderia ser outro: Embratel.

Inclusive, acabei de descobrir, incrédulo, que nem a torre da Embratel existe mais, foi removida! Não sei o motivo. Só encontrei no histórico de imagens do Street View do Google Maps:

3 Likes

Daqui alguns anos ninguém mais vai saber porque o lugar se chama Embratel.

essa torre tem aparência de ser uma repetidora de telefonia e internet fixa (link dedicado antes da banda larga) dos primórdios, antes da instalação de fibra ótica.

1 Like

É exatamente isso. O uso da fibra ótica está amplamente difundido na região, por provedores regionais, enquanto a telefonia fixa…

O curioso é que o link dela acredito que seja com outra torre às margens da BR407, que ainda está de pé, mas possui muito mais parafernalha instalada.

Provavelmente converteram a outra torre em uso de celular, enquanto essa ficou obsoleta e foi removida.

Quando falo em trocar a torre por fibra ótica, não foi na parte da entrega para o cliente, foi na interconexão entre cidades, isso aconteceu antes da internet banda larga via linha telefônica ser disponibilizada, ainda no tempo da internet discada, e ainda nem se sonhava com fibra na casa das pessoas.

Irei deixar essaa relíquias:

Via embratel, tá barato pra caramba

1 Like

Será que existe em algum lugar um torrent com todas as revistas da Super? Eu tinha aqueles CDs e me roubaram. Achava a revista tão boa. :frowning:

2 Likes