Claro ativa 5G na frequência de 3,5 GHz em mais três capitais

1 curtida

A polêmica sobre o 5G ser DSS, NSA ou SA provavelmente vai durar um bom tempo, então, que tal a gente criar um tópico só pra mostrar as diferenças práticas entre essas gamb… quero dizer, tecnologias disruptivas que estão chegando?!

2 curtidas

O que seria esse “núcleo de rede exclusivo”? não saquei. E pior ainda, por que os iPhones precisam de um update pra funcionar que a Apple ainda não liberou?

3 curtidas

Mesmo no 5G vai continuar derrubando a rede pra 3G na hora das ligações?

Não sou expert no assunto, mas suponho que seja a infraestrutura que conecta as torres ao bakhaul de internet.

O 5G NSA utiliza a mesma infraestrutura do 4G, enquanto o 5G SA utiliza uma estrutura totalmente nova, seguindo os padrões da especificação 5G. Por isso ele é mais caro e demorado para as operadoras implementarem.

2 curtidas

Além das três patetas (Vivo, TIM e Claro), mais alguma operadora comprou licença para oferecer 5G diretamente ao consumidor final? Ou serão apenas as três?

Me expressei mal, quis dizer um tópico fixo, pra acompanhar a implementação do 5G. Também pra mostrar e comparar o desempenho das tecnologias, onde os usuários possam compartilhar testes e relatar os pontos positivos/negativos.

1 curtida

A Winity Telecom comprou a faixa de 700 MHz, mas ela é uma operadora de rede neutra, podendo oferecer sua rede para as três grandes ou para operadoras virtuais (essas sim, oferecendo serviços para o consumidor final).

1 curtida

O que está acontecendo que nenhum grande canal de tecnologia mostrou o teste do 5G no YouTube?
Já tem quase um mês que foi lançado em Brasília e até agora nada de testes.

Era por esse caminho mesmo que imaginava. O que me deixou mais intrigado foi a questão da Apple ter que fazer atualização, já que seria algo meio que “interno” da operadora.

Mas isso sempre foi assim. O genro estrelinha e sem noção do Silvio Santos que está querendo aparecer. Ano de eleição político vende até a mãe se isso angariar votos.

Quanto à atualização do perfil dos iPhones para liberar o 5G SA é a Apple que faz isso em parceria com as operadoras. Desde o lançamento do iPhone 3G, há quase 15 anos, que é assim.

3 curtidas

Saquei, não sabia que tinha algo ligado com a operadora em si, imaginei que só questão de suporte a tecnologia.

No 5G NSA isso pode ocorrer. No 5G SA o VoLTE/VoNR é obrigatório, então se as operadoras não possuirem o serviço, vc nem faz ligações.

O celular tem de suportar o 5G SA. A Apple deve ter visto que, neste momento, não há necessidade de liberar.

O 5G SA não vai trazer uma experiência tão melhor pra usuários comuns. Basicamente boa parte das melhorias vc nem verá haha

O SA vai ter um ping melhor e uma capacidade muito maior pra atender vários dispositivos IoT, mas é basicamente isso. O 5G NSA, de forma contrária, consegue usar parte da infraestrutura do LTE e ainda consegue agregar frequências com o 4G, o que deixa a internet ainda mais rápida!

2 curtidas

Valha! Jurava que a frequência era dividida entre as redes 4G e 5G, com sinais separados e consequente diminuição da performance de ambas pois não haveria conversação entre as tecnologias. Tinha entendido que teria perda de espectro do 4G pra ceder uma parte pro 5G. Não sabia que podia utilizar ao mesmo tempo as duas pra aumentar a velocidade via CA, tipo pegando todo o espectro novamente. Como isso aparece no celular?

Em se tratando de usuário comum, acho que é só a velocidade mesmo que vai ser maior e pronto. Isso pegando um contexto de Instagram, YouTube… Agora no quesito casa conectada e cidade inteligente é outra história. É uma evolução que vai demorar muito pra acontecer ainda, pelo menos pra se democratizar.

De forma geral da pra dizer que o 5G começa a chegar agora, para um público bem específico.
Acho que mais uns 3 anos o 5g de verdade começa a ficar mais comum.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.