Cirurgias com robôs demoram mais e não são mais seguras, dizem pesquisas

De fato o que o estudo apontou foram as limitações das atuais plataformas robóticas: o controle humano. Se fossem robôs mais avançados, com treinamento de IA e técnicas de aprendizagem de maquina e profunda, aliados a técnicas e houvesse uma maior concorrência na área, tanto a eficácia quanto os custos seriam menores. Na verdade serão, ainda estão nos estágio iniciais de uso de robótica na saúde. É uma das áreas que eu pretendo me especializar.

1 curtida

junto às melhorias proporcionadas pela chegada das redes 5G

@anamarques Ficou meio vago a citação ao 5G. Na matéria do ZDNET, o entrevistado explica que no futuro será possível ter telecirurgia com o 5G por causa de sua baixa latência (o que tecnicamente não faz sentido, pois criaria apenas uma barreira/camada desnecessária entre a Fibra Óptica e o robô, o que faria a latência aumentar). Enfim, acho que faltou falar sobre a telecirurgia pra dar sentido ao 5G.

1 curtida

É justamente esse fator que faz toda a lógica de usar robôs irem pelo ralo, afinal, se eles não conseguem realizar o procedimento por conta, não há um real ganho em relação as cirurgias tradicionais.

Obviamente ainda estamos no começo disso na área da medicina, mas essa sempre foi um ponto de inflexão que eu tinha sobre esse assunto.

Talvez o melhor avanço dessa solução é permitir um novo nível de telemedicina, onde médicos especializados não precisariam estar presentes no mesmo local dos pacientes, algo super interessante e igualmente distante da nossa realidade.

1 curtida

Que estranho. Meu irmão, que já é um cirurgião experiente e está fazendo residência em cirurgia robótica, entrou na residência exatamente porque os benefícios do pós-operatório e da velocidade/precisão supereram em muito cirurgias da forma tradicional.

2 curtidas

Talvez o ganho seja pela recuperação do paciente e menos cicatrizes. Eu fui operado de uma hérnia no ano passado, eu tinha a opção de ser operado de maneira tradicional onde iriam fazer um corte grande em minha barriga ou ser operado com auxílio de uma câmera, onde eram feitos apenas 3 furos, deixando menos cicatrizes e tendo uma recuperação mais rápida.

A operação foi mais cara com a câmera, mas valeu a pena. O médico que me operou até mostrou como funcionam os aparelhos que ele usa e explicou como funciona a operação. O maior buraco é feito no umbigo para inserir a câmera e estufar a barriga com ar, os outros cortes onde entram as pinças são bem menores e deixaram cicatrizes minúsculas.

Meu médico disse que com os robôs a recuperação pode ser ainda melhor, mas o salto dessa tecnologia não é tão grande como foi na operação com câmeras e pinças.

1 curtida

Hoje eu vejo os robôs como uma solução para operações por telemedicina, o problema é que onde isso seria interessante seria fora dos grandes centros, e esses lugares não tem dinheiro para bancar uma solução dessas.

Quem sabe em alguns anos poderemos ver robôs cirurgiões autônomos, mas pra chegar lá temos de investir e testar o que temos hoje de robôs, mesmo que eles ainda não ofereçam vantagens.

Existem sim algumas vantagens, mas digo, no aspecto de evolução mesmo, com o que temos hoje ainda não avançamos muito frente a cirurgias tradicionais, já que o fator humano ainda está presente e sempre aumenta as margens de erro.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.