ChromeOS usará kernel Android para ganhar recursos do Gemini

Simples, o Google queria - e quer - um sistema para chama-lo de seu, como ele não tem capacidade para isso, fica só arranjando mais problemas para depois resolver ou acabar de vez.

6 Likes

Olha, unificar os kernels até faz sentido, do ponto de estratégia de produto. Permite, por exemplo, usar os mesmos SoC e os mesmos drivers para Chromebooks e smartphones.

Chromebook com Snapdragon, kd? :stuck_out_tongue:

E nem é uma ideia nova, KaiOS usa um kernel e outras fundações do AOSP pra facilitar a vida deles (mas KaiOS tá num limbo, então meh)

3 Likes

Não ficarei surpreso se até o fim dessa década o Google matar o Chrome OS

2 Likes

Ótimo, assim os aplicativos Android vão funcionar melhor nos Chromebooks. Quem sabe não seja um passo para os desenvolvedores passarem a desenvolver programas especialmente para “desktops Android”?

Edit: lembrei daquela notícia de que o Android 15 estaria testando o ChromeOS como um “modo dex”, talvez essa versão já esteja usando o próprio Android por baixo dos panos.

1 Like

Pior que já tem modelos com Snapdragon e Mediatek há muito tempo, mas até onde sei só os Intel e Mediatek são vendidos no Brasil

2 Likes

Acho que existe uma grande possibilidade do Chrome Os Flex ser o substituto do Windows 10 em máquinas que não suportam o upgrade para o Windows 11.

Não consigo imaginar empresas desfazendo de suas “frotas” de computadores após o término do suporte de sistema.

Além disso, o Google oferece um bom gerenciamento de computadores pelo Chrome os enterprise, além de ser um bom motivo para vender a g suite.

Coisa mais normal do mundo empresas maiores trocarem de computadores a cada 4-5 anos.

Como o Everton falou, é normal empresas trocarem todos os computadores a cada X anos.
Nos EUA é normal o pessoal (pessoa física) esperar a época das empresas trocarem de computador pra trocar o próprio computador porque eles vão pro mercado de usado a um preço bem bom por uma configuração boa.

Fora que pra empresa faz mais sentido trocar do que ficar fazendo upgrade na mesma máquina. Se comprar novo, é só configurar e mandar pros funcionários, downtime zero. Se for fazer upgrade, tem que pegar máquina por máquina e fazer o upgrade, enquanto isso o funcionário ou tem que ficar com uma máquina reserva ou fica sem trabalhar.

Thinkpad usado de empresa tem até no Brasil, só olhar seu Mercado Livre mais próximo

Tem um Acer Chromebook 511 C741L-S06P, que utiliza chipset Snapdragon, e é vendido no Brasil.

2 Likes