Chromebooks superam Macs em vendas anuais pela primeira vez

Originally published at: https://tecnoblog.net/413132/chromebooks-superam-macs-em-vendas-anuais-pela-primeira-vez/

Enquanto novos Chromebooks venderam mais e tomaram o lugar da Apple, o Windows perdeu 4,9% das vendas entre 2019 e 2020

Hm… ChromeBook tá vindo para ficar, pelo jeito. Ainda mais nas versões enterprise que possuem chips normais que até podem rodar o Windows.

Mas uma coisa, é por unidade vendida, né? Porque se fosse por lucro gerado, os MacOS estariam disparados na frente ainda.

Unico problema dos ChromeBooks mais simples é que eles são dependentes de internet para quase tudo. O que pode ser complicado.

Eu comprei no segundo semestre de 2020 um Samsung Chromebook V2 Plus para substituir o note que preciso levar na mochila, já que o antigo morreu. Eu não precisava de nada exigente, apenas de algo com um bom teclado, uma boa tela, com conectividade ampla, duração de bateria e que pesasse pouco. Mas me surpreendi também pela qualidade do equipamento e com o sistema operacional, de uma usabilidade muito prática, direta. Nada com muitas etapas a serem percorridas para se realizar uma tarefa. E um terminal Linux facilita a vida de quem quem precisa trabalhar com código ou acessar alguma ferramenta de tecnologia mais avançada. Valeu a compra.

4 curtidas

Sim, unidade vendida. A diferença tá no preço: enquanto o Mac mais barato custa US$ 999 (considerando um portátil, já que Mac Mini sai por US$ 700), o Chromebook consegue ser vendido por uns US$ 160 (Acer C720P na Best Buy, por exemplo). Tudo bem que são pra públicos completamente diferentes, mas pra quem precisa só de uma máquina pra estudar ou usar pouco, o Chrome OS serve bem.

se o google usar o clodready para liberar o chrome os para pcs e notebooks comuns, eles vão pegar uma fatia bem notável do mercado, vai cair como uma luva para as pessoas que tem um notebook ou computador simples que serve para navegar na internet, ao mesmo tempo também tem que lembrar que hoje já se usa mais celular do que pc/note para acessar internet :thinking::thinking:

Antigamente era assim, sem internet você não fazia nada com o ChromeOS, mas atualmente o cenário mudou, o Google desenvolveu o modo off-line para grande parte das suas aplicações nativas. Outro detalhe, em 2021 onde não se tem WiFi se tem um 4G ou 3G. Desde que migrei para o chromebook, particularmente conectividade nunca foi o problema.

Na verdade as pessoas não compram um Chromebook por ignorância mesmo. Eu comprei um Acer modelo C733, com 4 GB de RAM e 32 GB de armazenamento com entrada pra cartão de memória. Quem acha que é só pra navegar na internet tá muito, mas muito mesmo enganado.
Como os Chromebook mais atuais vem com o Linux Beta que dá pra usar muitos apps do Linux. Fora os aplicativos da Play store que também dá pra usar.
Eu mesmo estou aprendendo programação Python e já preparando o ambiente para aprender HTML, CSS e Java. Tudo isso pelo Chromebook. Não tem muito conteúdo na internet em português ensinando a baixar os programas pelo terminal, mas você encontra um ou outra canal no YouTube ensinando a fazer tudo.
Aqui no Brasil os modelos de Chromebook são muitos precários, com pouca memória RAM e armazenamento interno e Intel Celeron, enquanto lá fora você encontra alguns mais poderosos com Intel i3 e tudo mais, que no momento não vende para o Brasil. Na verdade o próprio Chromebook não foi criado pra ser vendido em uma escala global, tanto é que o teclado dele é muito diferente de outros notebook, alguns nem o “ç” tem.
Mas é isso, tô adorando o meu, bateria dura pra caramba, qualidade da tela e áudio perfeitos para meu uso. Tem alguma empecilhos as vezes de não rodar programas do windows, mas praticamente tudo que dá pra rodar no Linux normal, você consegue rodar no Chromebook também. O sistema operacional Chrome OS tá sempre sendo atualizado e meu modelo recebe atualizações até julho de 2026, um ponto importante a ser analisado antes de comprar. Quem usa o Chrome OS sente como se estivesse usando um Android em um notebook, sistema operacional bastante simples e leve.
Espero que meu comentário ajude as pessoas a pesquisarem e se informarem melhor sobre tudo isso.

1 curtida

Nem todo mundo tem coragem de sair do Windows, para alguns, preguiça não deixa.

Mas a causa disso Túlio é que praticamente 90% de tudo que é criado é para o Windows, tanto é que quase ninguém gosta do Linux e muito menos vai sentir apreço pelo Chrome OS.

Sim no Brasil é assim mesmo, na América do Norte por exemplo , outros sistemas não tem tanta rejeição como aqui.

No Brasil eu diria que é mais porque não vale o quanto cobram.
Fora que acostumar com o teclado do chromebook, pra mim, é um saco.

2 curtidas

Verdade, vamos ver se com o tempo as pessoas mudam a visão e eles lá de fora passem a valorizar mais o público brasileiro. Quem sabe a gente consegue modelos mais potentes.

Meu Chromebook é um i5 Quad Core, de oitava geração, comprei no Brasil, uso para trabalhar e atividades pessoas, quando modelos como o meu chegou por aqui, acredito que não houve muito interesse, desde então não vi mais nada similar por aqui.

É verdade. Mas essa configuração do teclado é a bobagem, no lugar do caps look tem uma lupa de pesquisar e o çedilha alguns é o ;. O meu já veio com cedilha. Essa questão do preço depende do ponto de vista. Na Black Friday de 2019 teve gente que comprou Chromebook por 800 reais. Agora em 2020 tudo subiu. Você não encontra nada abaixo de 1.500, pelo menos nada que vale a pena. Então o preço de tudo subiu, inclusive os Chromebook. Mas eu te garanto que vale o preço pago. Na faixa de preço que comprei o meu tinha uns notebook da positivo e Lenovo que além de ruim só dá dor de cabeça com tanto problema. Apostei no Chromebook e não tô arrependido.

Sobre o teclado na minha opinião é super fácil, isso porque tenho um chromebook nacional com "ç"e outro importado sem o cedilha. No meu caso não faz diferença, sobre os preços desde 2019 TODOS os laptops vem com uma crescente de preço, antigamente se comprava Chromebook por R$ 800,00.

Muito bom Túlio. Pelo que pesquisei a maioria dos Chromebook são Intel Celeron. Pra mim dá pro gasto kkk mas queria muito um mais potente. Quem sabe um dia compro.

Eu comprei o mais potente, devido necessidades profissionais e não pessoais, o segundo Chromebook é mais básico e para atividades pessoais me atende em tudo perfeitamente.

Uma tecla dedicada pra ç não só não faz diferença nenhuma pra mim como eu prefiro que não tenha.

O problema do teclado, pra mim, é a falta da fileira de funções (não tem como usar um alt+f4 fácil), a falta de um delete, a falta de um Win/CMD e trocar o caps por uma tecla pra busca eu achei desnecessário. Mas cada um com suas preferências.

1 curtida

Concordo que existe muitas aplicações, que é útil as teclas F4 e derivadas, quem usa realmente faz falta mesmo.

Não entendi bem o que você quis dizer com WIN/CMD,caso seja sobre “Prompt” você pode usar o Chrosh e caso não atenda o que precisa pode simplesmente ativar o recurso do terminal.

Se você já outros SO, sabe que em muitos tem o busca, só que para ativar o busca você precisar usar o cursor do mouse ou usar um atalho. No chromebook é mais fácil você aperta uma teclado e digita o que procura, detalhes que nas últimas versões do chrome os essa busca melhorou em muito.