Chrome Web Store adota mudança polêmica do Google para bloqueadores de anúncios

E essa é uma das consequências de se ter uma concentração tão grande em um único motor.
Acho difícil que os navegadores derivados do Chrome estejam dispostos a fazer um fork pra não implementar as partes mais polêmicas do MV3.
A solução ficaria em partir para navegadores que usam outro motor. O problema é que praticamente não tem muita opção.
A opção mais óbvia é algum navegador baseado no Gecko, mas dado o tamanho da fatia de mercado do Blink (que é o motor do Chrome), não seria nem um pouco surpreendente que a Mozilla também opte por fazer as mudanças que o Google fez pra sincronizar e facilitar a adaptação de extensões entre os navegadores baseado no Gecko e no Blink.

15 curtidas

mas que desgraça

2 curtidas

Mozilla já falou que vão implementar o Manifest V3 no Firefox por questões de compatibilidade, mas que também vão manter a APi webRequest (entre outras coisas) para estudar melhor a situação. Ou seja, adblocks vão continuar a funcionar no Firefox :fire: :grinning::fox_face:

Mas toda essa história dos motores é a maior verdade, a ideia do Chrome nunca foi ganhar dinheiro com os seus dados (eles tem mil e uma opções melhores que isso). A ideia de manter um navegador bom foi sempre para conseguir uma fatia dos usuários e não ser deixado de fora em decisões que podem moldar a internet inteira. Imagina se fosse o contrário e o pessoal do Firefox tivesse a maior parte dos usuários e decidisse que adblocks serão pré-instalados junto com os navegadores - a Google só ia sentar e chorar mesmo.

Espero que o pessoal comece a migrar para o Firefox novamente depois desses updates do Chrome.

10 curtidas

Acho que o Google quer dificultar a ação dos bloqueadores só para promover e expandir o Google Ads, mas só acho…

Agora falando sério, hoje adblockers são mais que apenas QoL, mas sim questão de segurança, principalmente para os ingênuos/ leigos. Eu uso, e, infelizmente com o passar dos anos, minha whitelist tem sido gradualmente reduzida por causa das políticas de ads pouco saudáveis, mesmo em grandes portais. Sei que propaganda é uma das principais receitas de alguns sites, mas alguns abusam de tanto anúncio pipocando na tela, inclusive enganosos.

Passei anos usando Chrome, mas tem 2 anos que adotei o Edge como principal, e já tem umas semanas que decidi testar o último Firefox, e estou gostando do que fizeram com ele.

2 curtidas

Sim, mas não há garantia alguma de manutenção do WebRequest por parte da Mozilla até onde eu saiba.
E se num futuro próximo a Mozilla decidir que não vale mais a pena manter esse suporte porque a demanda é muito baixa pro custo (o que não seria surpresa nenhuma, visto o tamanho da fatia de mercado do concorrente), já era.

1 curtida

Tá aí a IMPORTÂNCIA do mercado não ser dominado por um único navegador.

Estamos vivendo a mesma coisa que aconteceu com Internet Explorer e caíram matando em cima da Microsoft na época até que o IE perdeu o reinado e isso foi importantíssimo pra experiência de navegação na web ser o que é hoje.

Mas agora estamos voltando pra mesma fase de novo, e isso não pode acontecer. O pior é que a gente tem opções no mercado e a única que ainda tá nadando contra a maré é a Mozilla com o Firefox.

Os outros browsers do mercado que utilizam o motor do Chrome eu finjo que nem existe, com excessão do Edge que tem sido meu padrão já que a Microsoft tem feito maravilhas com ele, é REPLETO de recursos e uso diariamente lado a lado com o Firefox, que aliás o Firefox tá LEVÍSSIMO, rápido, com uma interface polida e muito bonita.

Eu uso assim:
Edge pro dia a dia.
Firefox pra tarefas específicas.

1 curtida

Firefox é um ótimo navegador, mas não tem tradutor, talvez seja por isso que ele é pouco usado em computadores hoje em dia. É impossível acessar o Taobao e 4PDA sem o bom e velho Google Tradutor (ou Bing Tradutor, se você usa Edge).

Se eu me lembro vários navegadores Chromium já disseram q não vão impedir adblockers, principalmente os focados em privacidade, como o Brave.

Isso é verdade, mas pelo que venho acompanhando do Mozilla, dificilmente eles colocariam esforços para remover uma feature que não atrapalha na compatibilidade e ainda permite eles se venderem como algo mais privado. Olhei aqui e as duas extensões com mais usuários no Firefox são dois adblocks (plmrds, usem Ublock Origin em vez dessas alternativas !!!).

Vixi, já abandonei o navegador do Google faz tempo… tenho usado o Brave que (usa o motor chromium e) tem bloqueador interno bem efetivo. Só uso a extensão para bloquear a desgraça do IMGUR… (15 minutos navegando lá e o uBlock origin pegou, sem brincadeira, 63 mil ads…)

1 curtida

gosto do Chrome pela sincronização, por tudo estar lá, e facilidade por sincronizar com o celular, mas troco na hora por qualquer um outro se mexerem com o AdBlock (uBlock Origin). já no uso o próprio Chrome de fato no celular por conta de não ter suporte a extensões, acabo preferindo a única coisa da Samsung que gosto, o navegador dela e adiciono uma extensão pra bloquear anúncios. daí se tira que troco na hora …

bom saber pelos comentários que o Firefox tá querendo manter, e que ele tá menos pesado, pq eu não gostava de usar por ser uma tristeza de lerdo quando usei anos atrás … Opera acho meio lerdo também. Edge eu tenho gostado desde que a Microsoft refez.

É sobre isso. Tem site que eu já desisti por causa da quantidade de anúncios e da “intrusividade”, fora a questão dos anúncios maliciosos. Daí o google muda a política pra tornar mais difícil o monitoramento ativo e bloqueio, o que pode criar uma grande brecha justamente para as más práticas e principalmente o malware.

E o google cansou de prometer que ia combater os anúncios intrusivos e o malware mas na prática nada disso acontece. Sem contar que existem outras plataformas de anúncios menos rígidas e restritivas.

3 curtidas

Mais certo que o dia de amanhã é que haverá alguma forma de contornar isso.
Só visualiza anúncio na internet quem é leigo no assunto.
Logo surgiram soluções melhores que as atuais para solucionar este problema.
Lembro do caso da derrubada do Megaupload. Achei que era o fim do mundo.
Em pouco tempo o torrent tomou conta e download de qualquer coisa ficou MIL VEZES MELHOR.

qual é a diferença do ublock?

A performance (memória e CPU) são consideravelmente menores que os concorrentes e eles não têm nenhuma forma de monetização por trás dos panos (o desenvolvedor principal nem aceita doações porque não quer criar compromisso). O adblock plus que um monte de gente instala por default tem um programa de “propagandas aceitáveis” que continua te mostrando propagandas (não sei exatamente como funciona, mas eles ganham dinheiro com essas propagandas selecionadas). Aliás, alguns anos atrás os dois adblocks eram um só, o fundador original resolveu ramificar o código e criar o ublock por conta das controvérsias mesmo (se não me engano).

Ublock origin tem uma comunidade muito maior trabalhando em cima, é só abrir a wiki deles no Github que você vai ver centenas de pessoas que contribuem no código, um monte de gráficos, pesquisas e discussões sérias sobre como podem melhorar a performance, privacidade e etc. Você não encontra isso em nenhuma outra extensão.

Aliás, já adicionando que hoje em dia adblocks já funcionam melhores no firefox do que no chrome:

1 curtida

Faz alguns anos que migrei para o aplicativo do AdGuard, tanto no smartphone quanto no computador. Exige uma licença paga mas vale cada centavo, o filtro de anúncios ocorre a nível de sistema então independente de qual navegador você use, ele vai ser filtrado, fora a possibilidade de filtrar qualquer programa, não só os navegadores, e outros recursos extras (filtro por DNS, user scripts, monitor de tráfego, etc.)…

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.