Chrome de 64 bits chega a celulares Android com no mínimo 8 GB de RAM

Originally published at: Chrome de 64 bits chega a celulares Android com no mínimo 8 GB de RAM – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Além de 8 GB de RAM ou mais, Chrome de 64 bits exige Android 10 ou superior; novidade é mais rápida no carregamento de páginas

1 curtida

Não uso nem faço questão nenhuma de Chrome.
Uso o Soul Browser no Android que é infinitamente customizável e fluído, inclusive com algo que só achei nele, sabe lá Deus por quê: colocar a barra de endereços no rodapé!

é uma maneira de fazer um beta publico do programa e ainda seleciona só o pessoal com melhor hardware, ou seja, menos chances de reclamação por conta do hardware fraco.

1 curtida

O Edge mandou lembranças pq ele já é 64-bits ! :joy: (RN7/4GB-RAM)

Se tem diferença é pouca. Não percebi.

Por curiosidade, o Safari no iOS dos iPhones atuais (14 creio eu) é 64bits? pq se for, qual a justificativa do Google para exigir 8GB de RAM no Chrome para Android?

Todos os apps do iOS são 64 bits desde 2013, iPhone 5S.

1 curtida

O iOS 11, lançado em 2017, foi a primeira versão a vir sem suporte a apps de 32 bits:

Mas todos os aplicativos da própria Apple já rodavam em 64 bits antes disso? Isso foi publicado em algum lugar?

2 curtidas

Desde a introdução do iPhone 5S com o A7, sendo o primeiro processador mobile de 64bits, os apps já eram compilados em 64bits (divulgado na keynote de lançamento), e 32bits para dar retrocompatibilidade com versões anteriores dos softwares. Quando os iPhones anteriores pararam de receber atualizações, naturalmente encerrou-se a retrocompatibilidade.

1 curtida

Então realmente não há motivo para exigir 8 fucking GBs de RAM. Vamos analisar: depois do IPhone 5S certamente haviam modelos de menos de 8GB. Se tem (ou tivesse) um Chrome no iOS ele certamente seria 64 bits.

Significa que o Google estava desmerecendo o Android?

E porque 8GB de ram? um pc com menos que isso consegue lidar com várias páginas simultaneamente. Enquanto no android o Chrome da uma pausa nos processos não ativos.

2 curtidas

O Chrome do iOS ou qualquer outro navegador usa a engine da Apple, por isso funciona bem e não come memória RAM. No Mac é que o Chrome pode usar sua própria engine e daí precisa lidar com esses problemas.

O Chrome já está otimizado para o M1 se não me engano, logo ele deve ser 64bits já que esse é um requerimento do sistema e do hardware (Macs com intel também abandonaram 32bits já tem um tempo, embora o iOS tenha dado o primeiro passo bem antes)

2 curtidas

Pq o foco dessa versão são celulares novos topo de linha, se fosse diferente ele rodaria em androids mais antigos também, provavelmente caparam os recursos de compatibilidade com celulares velhos e com hardware fraco para focar em ter o máximo de desempenho possível.

Aliás, muitos aparelhos intermediários já usam SoC 64bits, porém não são suportados no software pelo fabricante. Então essa escolha do Google tenta focar no que já é esperado ser plenamente 64bits. Não basta o SoC, mas também o suporte a isso por software. Por mais que seja Android, nem todos são iguais e quem determina muito de como o hardware deve se comportar é a fabricante.

1 curtida

Uso o Xiaomi Mi Max 3 com 4gb de RAM e consegui atualizar o meu Chrome pra 64bits.

2 curtidas

fez pela play store ou por alguma ferramenta externa?

1 curtida

Chrome 64 bits: uma coisa que não vou experimentar a curto prazo! Triste…

Baixei no apkmirror e atualizei. Porque a atualização pela Play Store não muda, continua em 32bits.

2 curtidas

Vale para smartphones com 2GB RAM?

Provavelmente não vai rodar muito bem, mas deve funcionar, imagino que os android já sejam tudo 64 bits.

1 curtida