Chips Intel Alder Lake serão híbridos para otimizar consumo e desempenho

Esse TDP de 9W da Intel quer dizer que o processador vai consumir entre 6~9W no modo economia e 300W no modo normal?

1 curtida

Vamos ver se a inspiração nos chips da ARM da algum resultado em desempenho versus consumo energético, porque em nanômetros a concorrência já está na frente em ambas arquiteturas.

É esperar para ver na prática! A Intel é uma empresa com um corpo de engenharia forte, e não acho que o X86 é conceitualmente uma arquitetura “pior” do que a ARM, mas precisa sim implementar formas de dissipar pouco calor e consequentemente consumir menor energia.

Mas não em densidade de transistores. A própria TSMC já disse que os chips de 3nm não tem necessariamente 3nm (até pq os gates não tem formato reto, então depende de onde vc mede). A TSMC tem uma melhor eficiência tmb pq tem menor densidade (menos transistores significa menor consumo tmb), além dos benéficos de usar ARM (instruções mais simples e curtas).

Depende do uso. ARM tem instruções mais curtas e simples, ou seja vc pode executar mais instruções por clock do que no x86. Mas em alguns cenários onde instruções mais especificas são necessárias o x86 tem vantagem.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.