Chips com 3 e até mesmo 2 nanômetros vão ganhar os celulares, prevê consultoria

https://tecnoblog.net/noticias/chips-com-3-e-ate-mesmo-2-nanometros-vao-ganhar-os-celulares-preve-consultoria/

Mas isso é meio óbvio né? Afinal os preços diminuem conforme o processo industrial é refinado.

Todo ano falam de aumento de eficiência da bateria e melhor desempenho. Pra mim nos últimos 10 anos, em média, celular dura com uso intenso/moderado menos de 24h.

Nunca vi evolução nítida na bateria. Até iria preferir um Galaxy s26 ultra que durasse 50% a mais de bateria mantendo o mesmo desempenho até de um s23 ultra.

3 Likes

A potência dos processadores está crescendo na mesma medida que o ganho de eficiência

É porque as empresas insistem em ficar enfiando bloatware nos aparelhos. A melhora na eficiência se perde por causa disso.

O bloatware da vez é IA no geral, e pra iPhones são as transparências.

1 Like

Conforme a eficiência aumenta, a potencia do processador aumenta junto e as desenvolvedoras de software aproveitam para enfiar mais inutilidades e telemetria em seus softwares.
Lembra como o whatsapp era limpo e eficiente a alguns anos atrás?
Desinstala todas as redes sociais do celular e vai ver a autonomia da bateria crescer bastante.

4 Likes

A eficiencia existe, mas os apps estão cada vez piores. No PC e na web sempre foi a mesma coisa.

1 Like

Mas é claro. Você já viu o tanto de processo que seu telefone usa no dia a dia só por existir?

Quando eu viajo, eu coloco meu S23 no modo economia máxima e TODOS os processo em segundo plano são desativados, num dia normal, meu telefone, que tem uma bateria pequena, dura 8-10 horas, só usando pra uso cotidiano, como zap, um reels aqui e ali e bater foto.

Jogando no talo dura 4-6 horas dependendo do jogo. E isso é muita coisa.

Agora no modo de economia máxima, a bateria dura fodendos 25 horas.

Cê tem noção que a bateria de um telefone com 3900mha dura 1 dia se voce dispensar todas as coisas inúteis e focar só na tela e em sms?

Então, assim que era em 2005. O telefones não tinham inúmeros processos sugando toda a carga elétrica do aparelho.

Quando se fala em melhor eficiência, significa mais utilitários utilizando a mesma carga.

Fora isso você pode deixar de ser chato e comprar telefone voltados pra bateria. “Ain, mais eu quero um telefone potente”, então faz igual eu e compra um power bank de 20.000mha. Eu fico até 3 dias longe da tomada usando um desses.

2 Likes