considerando que o suporte ao windows 10 vai acabar, normal
É normal, por ser comum? AMD e Intel sempre retiraram suporte a versão diretamente anterior do Windows?
Nos chips lançados próximos do final do suporte, sim, e considerando que a versão atual do Windows 10 tá parada na mesma build de 2020, somente recebendo patches de segurança e eventualmente algum bloatware (tipo o Copilot, que por debaixo dos panos roda dentro do Edge), já era de se esperar que processadores futuros (e também placas-mãe mais recentes) abandonassem o suporte.
Lembro que na época entre a versão final do Windows 8.1 e primeira versão do Windows 10 aconteceu algo parecido, tinha gente querendo colocar o Windows 7 em hardware novo (para a época) e a mídia de instalação sequer conseguia detectar as portas USB sem antes fazer gambiarras para instalar drivers feitos para as versões mais novas do Windows…
Uma vez eu ia fazer down grade em uma maquina, do W10 para o W7. A maquina não aceitou, deu uma desculpa lá que não lembro e não permitiu que eu instalasse o W7 aí fui de Linux Manjaro.
O interessante é que a maquina veio de fabrica com o Windows 7.
PS. Eu havia usado um CD de instalação que eu sempre usava para recuperar meu computador.