Chips AMD com arquitetura Zen 5 podem vir sem suporte ao Windows 10

considerando que o suporte ao windows 10 vai acabar, normal

1 Like

É normal, por ser comum? AMD e Intel sempre retiraram suporte a versão diretamente anterior do Windows?

1 Like

Nos chips lançados próximos do final do suporte, sim, e considerando que a versão atual do Windows 10 tá parada na mesma build de 2020, somente recebendo patches de segurança e eventualmente algum bloatware (tipo o Copilot, que por debaixo dos panos roda dentro do Edge), já era de se esperar que processadores futuros (e também placas-mãe mais recentes) abandonassem o suporte.

Lembro que na época entre a versão final do Windows 8.1 e primeira versão do Windows 10 aconteceu algo parecido, tinha gente querendo colocar o Windows 7 em hardware novo (para a época) e a mídia de instalação sequer conseguia detectar as portas USB sem antes fazer gambiarras para instalar drivers feitos para as versões mais novas do Windows…

2 Likes

Uma vez eu ia fazer down grade em uma maquina, do W10 para o W7. A maquina não aceitou, deu uma desculpa lá que não lembro e não permitiu que eu instalasse o W7 aí fui de Linux Manjaro.

O interessante é que a maquina veio de fabrica com o Windows 7.

PS. Eu havia usado um CD de instalação que eu sempre usava para recuperar meu computador.

2 Likes