Chip da Qualcomm tem suporte a Wi-Fi 7, que ainda nem existe

1 curtida

Eu já vi esse filme no fim dos anos 2000 com o “draft n”

3 curtidas

E em 2013 com o 802.11ac

Nada de novo, wifi sempre foi uma bagunça, me lembrei agora do “padrão” b/g turbo acho que foi lançado pela d-link antes de lançarem o b/g/n

mas 802.11ac foi ratificado em 2013.

Eu tava falando dos roteadores “draft n”, baseados numa versão preliminar do protocolo, que infestaram o mercado no fim dos anos 2000, antes de ser ratificado em 2009.

1 curtida

Os primeiros produtos no mercado anunciados com suporte ao Wi-Fi AC na verdade foram lançados com suporte à um draftrascunho do 802.11ac. O protocolo foi finalizado apenas meses depois. E em 2016 vieram com o 802.11ac wave 2.

Acho que o problema aqui é o mesmo que rolou com o N, estamos falando de lançar um chip 2 anos antes da previsão de finalizarem o padrão e não poucos meses, ou seja, boas chances desse chip não seguir o padrão final.

Ah cara, não sei. Foi isso que me lembro que aconteceu.

Pesquisando mais a fundo, lançaram o Wi-Fi AC com base no draft 3.0, de maio de 2012 e o protocolo só foi finalizado em dezembro de 2013, ou seja, pelo menos 18 meses depois. 18 meses não me parece ser “poucos meses” depois.

Talvez aprenderam com o draft N e tentaram algo mais organizado, mas olha o que a Cisco diz:

802.11ac-enabled products are the culmination of efforts at the IEEE and Wi-Fi Alliance pipelines. IEEE 802.11ac delivered an approved Draft 2.0 amendment in January 2012 and a refined Draft 3.0 in May 2012, with final ratification in December 2013. In parallel, the Wi-Fi Alliance adopted an early but very stable and mature IEEE draft, namely Draft 3.0, and used that as the baseline for an interoperability certification of first- wave products in mid-2013. The Wi-Fi Alliance split its 802.11ac certification into two parts, in order to include testing of the more advanced features. This second- wave certification includes features that were not in the earlier certification (Wave 1). These features include channel bonding up to 160 MHz, four spatial streams, and MU-MIMO. Overall, this arrangement closely follows how 802.11n was rolled out, with 802.11ac Wave 1 coming out first and Wave 2 products being released about 18 months later.

802.11ac: The Fifth Generation of Wi-Fi Technical White Paper, página 3

1 curtida

hmm, não lembrava disso.

Dito isso, a bagunça do draft n foi bem maior por que durou vários anos.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.