China distribui US$ 1,5 milhão para testar moeda digital

Originally published at: China distribui US$ 1,5 milhão para testar moeda digital – Finanças – Tecnoblog

Milhares de pessoas poderão usar prêmio com a moeda digital da China em locais como farmácias e supermercados

1 curtida

qual seria a diferença da moeda digital para a própria moeda? qual seria o ganho?

O governo brasileiro por exemplo gasta 90 bilhões de reais por ano para emissão, transporte e segurança da moeda. Claro na China é mais barato pela questão de segurança, mas devem gastar muito com emissão e transporte.

1 curtida

mas pq não estimular pagamento por aproximação / cartão? assim não usa cédulas

Bom, na China eles usam muito pagamento via QR code com o Wechat Pay e Alipay, então esse sistema provavelmente é uma tentativa de colocar um terceiro player no sistema de pagamento digital mesmo, porque “moeda digital” eu diria que, tecnicamente, a China já usa e é bem disseminado

Me parece o caminho natural pra matar a moeda física, primeiro lança uma digital, depois faz os salários serem todos pagos nesse modelo, depois mata a física.
Me parece mais simples do que fica brigando com as pessoas pra não usarem mais a moeda física.

2 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.