Cheguei a conclusão que ChatGPT 3.5 é melhor que o ChatGPT 4.0

Essa afirmação é contraditória. O ChatGPT 4.0 é, por definição, a evolução do 3.5, tem acesso à internet e afins. Mas estou percebendo que usando o Copilot do Windows, que teoricamente usa o 4.0, ele responde muito, mas muito pior que no site da OpenAI, que usa o 3.5 sem acesso à internet.

Fiz uma pergunta simples: “bandas de rock que cantem em italiano”, o Copilot respondeu errado (afinal, Maneskin tem metade das músicas em inglês e Beladonna aparentemente é minúscula, nem aparece direito no Spotify e YT Music). Eu tentei corrigir “eles têm que cantar em italiano” e ele respondeu exatamente a mesmas coisas erradas de antes.

Agora no site da OpenAI, bastou escrever uma única vez o mesmo input e eles respondeu mais exemplos de banda e que, pesquisando aqui, as bandas realmente cantam em italiano!

É nítido a diferença de qualidade da resposta. E não é a primeira vez que o 4.0 respondeu algo totalmente errado para minha pergunta, eu tento corrigir e ele volta a dizer algo exatamente igual - e errado - de antes.

Alguém entende o porquê disso? Será que a Microsoft limita o Copilot? Só sei que vou evitar usar o Copilot e usar mais o site da OpenAI mesmo.`

edit: parece que o Copilot não consegue entender a diferença entre “cantar em italiano” e “ser italiana”. Para ele, é tudo igual.

Nos últimos tempos aqui tudo do Copilot tem sido bastante inconsistente.
Por exemplo, se eu peço pra ele resumir um texto, a resposta algumas vezes chega a ser maior que o prompt.
Outras vezes insisti até as 30 respostas para ele me fornecer um texto com até 80 palavras, e mesmo assim a resposta era 5x maior e em tópicos. Eu pedia pra remover os tópicos e a resposta fornecida era a mesma, enfim, pavoroso.

ChatGPT 4.o e Gemini estão muito mais “inteligentes”.

1 Like

O problema aí é o Copilot, não dá pra usar o Copilot e achar que está usando o ChatGPT 4, mesmo que ele seja baseado no GPT4. Eu só tive respostas frustrantes com o Copilot e Bing Chat.

No ChatGPT eu recomendo você usar o GPT-4o em vez do 3.5, ele também é gratuito para texto e eu achei ele melhor que o GPT3.5

Recomendo também você testar outros LLM, como o Gemini do Google. No geral eu acabo preferindo o GPT, mas as vezes o Gemini mostra respostas melhores.
Tem até um brasileiro que eu gostei de usar, o Maritaca IA, as vezes ele dá umas respostas muito boas, mas eu também considero inferior ao GPT-4o.

2 Likes

Acredito que a comparação deva ser feita usando ambas as versões dentro do próprio GPT. O Copilot não é exatamente uma versão do GPT 4.0 com outra embalagem.