ChatGPT gasta menos água do que você imagina, diz Altman

1 Like

O problema não está nos data centers, mas sim no combustível fóssil e agronegócio.

1 Like

Um primo meu foi outro dia na Virgínia visitar colegas ele falou que a região tem muitos data centers de big techs e se torna bem frequente a queda de energias, barulho sem limites algum.

É como eu falo as pessoas acabam culpadas pelo que as grandes corporações produzem.

No final a conta seja de consumo de água ou energia sempre acabará na conta do menor.

4 Likes

Isso é exatamente o que eu apontei em um post meu.

Depois do governo atual anunciar isenções fiscais para investimentos em data centers no Brasil, me pergunto se esse tipo de fala do Sam Altman é à toa…

Engraçado como a memória é relativa, né? Lembro que o Rio Grande do Sul foi abaixo d’água, e o governador de lá não fez nada com o investimento do estado para melhorar as estruturas.

A realidade é essa, só recebem atenção quando o bixo ta pegando, complicado.

3 Likes

Discordo, ambos são problemas, não há único vilão, toda a indústria lança produtos e não lida com os efeitos colaterais da produção e descarte.

2 Likes

Até concordo em partes, mas o agronegócio é, sim, o maior vilão do Brasil. Só essa indústria consome 72% de toda a água utilizada no país. Eles também são os que mais defendem o desmonte do Ibama, fazem lobby junto à bancada ruralista para flexibilizar leis, estão entre os que menos pagam impostos e ainda queimam safras em vez de abastecer o mercado interno. Poderia ficar listando motivos para considerá-los os maiores responsáveis pelos danos ambientais no Brasil.

Bota ai empresas de mineração tbm! No fim das contas, dizer que tecnologias como GPT consomem menos água é uma inverdade, além de ser desonesto e cara de pau.

Qualquer desastre ambiental, como os dois que já aconteceram no Rio Grande do Sul e em Marceio, pode colocar na dessas indústrias, porque essa é a realidade.

6 Likes

Não amigo, agronegócio é eficiente. Reutilização de água é primordial para economizar na produção. Além disso, mesmo que tenha o consumo, este vai para a terra, outra parte evapora e outra parte está no alimento. A água não desaparece.

O grande problema é o ser humano. Nem eu, nem você, e nem ninguém aqui no planeta vai abrir mão do conforto que a tecnologia nos permite.

Se for ser extremista, nem era para você estar comentando. Está gastando energia do seu celular, está gastando energia com internet e servidor mundo afora…

1 Like

Basta barrar o consumo mundial e o consumo passará a ser local. Vai gastar mais água ainda porque a produção local é menos eficiente do que a indústria.

Quando saíram os primeiros estudos mostrando que o cigarro causava câncer, a indústria do tabaco foi a primeira a ir na imprensa (e a financiar “pesquisas”) dizendo que fumar era seguro.

Esse papo é mais velho que a profissão mais antiga do mundo…

1 Like

Diga que você não sabe absolutamente nada do que está dizendo sem dizer explicitamente que você não sabe absolutamente nada do que está dizendo…

3 Likes

Foge um pouco do assunto do tópico, mas é um ponto importante que foi levantado.

Não há conglomerado de indústrias que dê conta de consumir nem 30% das águas que tem no Brasil de tão abundante que é na maioria das regiões. Basta viajar pelo país e ver com os próprios olhos.

Concordo, porém posso afirmar que são minoria (sorte nossa por isso). A maioria respeitam os orgãos e as leis impostas. Existe fiscalização rigorosa pra isso.

A maioria pagam os devidos impostos sim e queimar safras para qualquer produtor, seja grande ou pequeno, é de longe um dos maiores prejuízos que podem tem, sem contar a multa milionária que levariam.

Concordo que sempre terá aquele que desrespeita leis e gera danos ambientais irreparáveis, mas como disse anteriormente, essa galera são minoria e posso afirmar por conviver e percorrer regiões onde o agronegócio domina.

Sobre o RS eu discordo em partes contigo, por ser uma região onde sua topografia é muito acidentada, historicamente as cidades foram sendo construídas em vales. Somando isso com o aumento incomum das chuvas (algo incontrolável) e a negligência do governo local (algo controlável) sobre investimentos para previnir esse tipo de evento natural, chegou ao ponto que infelizmente vimos acontecer. Por outro lado, o caso de Maceió que você citou seria um caso controlável, porém o controle ficou sob responsabilidade da própria Braskem, que por sua vez por ser uma empresa gigantesca e com grande influência sob o governo local em qualquer localidade onde atua, executavam suas próprias fiscalizações isentando os orgãos competentes de fazerem seus papéis, criando assim uma enorme margem para “vista grossa” ignorando os erros para satisfazer os lucros da empresas e seus acionistas. O mesmo acontece com a Vale, no caso de Brumadinho-MG, na negligência sobre as barragens de rejeitos de minério.

No caso da OpenAI, vejo semelhanças com o caso da Braskem. Começam minimizando problemas para convencer não haver riscos sob a operação, mas é previsível que isso afetaria todo o aquífero da região local onde os data centers estariam, devido a demanda necessária de água que muitas vezes algumas localidades não comportam.

Por que voce esta respirando ?
Isso faz com que tenha necessidade de consumir agua.
Voce esta acabando com o mundo e nem percebeu.
Faça um favor para humanidade, pare de respirar e beber agua.

Não precisa ser grosso com o amiguinho.

3 Likes