ChatGPT e outras IAs mentem que nem sentem — e a gente acredita

1 curtida

A mesma coisa acontece quando você pede para o ChatGPT gerar algum código/script que seja levemente mais complexo. Você recebe um resultado que parece ser correto, mas tem algum erro que varia do sutil ao grosseiro. Quem não tem nenhum ou tem pouco conhecimento acaba achando que está tudo perfeito.

Acredito que a IA ainda está um pouco longe de substituir os humanos em muitas tarefas.

5 curtidas

Essa IA do ChatGPT é bem primitiva ainda, as apostas dos gringos no futuro é o Lambda da Google.

1 curtida

Faltou uma ia para revisar o texto. "Corriga-me se for capaz“

Rapaz, foquei tanto na matemática para o texto (mais a dor de cabeça dos efeitos da antitetânica) que esqueci o português hahahaha. Essa foi vergonhosa

Eu pedi uma vez um código que convertia números por extenso para inteiros.

Peguei o script e coloquei o input “dois mil”. Resultado: 1002

Dois mil, mil dois, quase igual. :+1:

Ontem pedi pra fazer um cálculo de salário anual com base no salário por hora, a resposta até foi correta, porém, o ChatGPT foi querer ser proativo e complementar a resposta dando também o valor mensal, mas aí errou ao dar o valor mensal, pois fez um cálculo como se o ano tivesse 10 meses.
Aí pedi pra fazer outro cálculo de salário anual com outro valor, deu um valor totalmente errado, quase 20% a mais e eu mandei o mesmo texto, só mudei o valor do salário/hora. Da segunda vez ele não mostrou o salário mensal.

1 curtida

Bom, o ChatGPT de IA não tem nada. O que ele faz é vasculhar a web à procura de informações e elas por sua vez são processadas em algoritmos desenvolvidos para o propósito de gerar respostas de acordo com as perguntas feitas. Uma IA no sentido real se aperfeiçoaria sozinha sem precisar da ajuda de humanos. Você diria pra ela que a resposta é falha e ela “repensaria” a resposta até achar a correta.

Outro dia rolou uma discussão no Twitter a respeito. E uma das coisas mencionadas foram as Cadeias de Markov. Basicamente é o que o ChatGPT faz (diz quem entende). Como eu não sou de exatas e muito menos de Matemática Avançada, não entendi lhufas a respeito. Mas o conceito em si bate.

A própria IA avisa que não tem acesso à internet, e que os dados usados são do final de 2021. Se você perguntar quem ganhou as eleições de 2022 no Brasil ela não terá a resposta.

Dizer que o ChatGPT não é IA é no mínimo uma piada. Ele pode não ser preciso igual todo mundo achou que seria no seu lançamento, mas ali tem muita IA envolvidas.

Inteligência ≠ Inteligente

5 curtidas

Se ChatGPT não é IA, então o que é IA?
Pra começar ele não apenas vasculha a internet procurando informações, pois como o @arthursoas citou, os dados são de 2021, não estão atuais como o Google.

Com o ChatGPT é possível pedir para ele gerar uma história de acordo com certas informações que você forneça, também é possível pedir para ele descrever cenários e até mesmo dar sugestões. As respostas não são simplesmente listas ou textos copiados de sites, como o Google faz, o ChatGPT realmente elabora uma resposta inteligente, mesmo que muitas vezes esteja errada.

3 curtidas

O que é IA senão um algoritmo? E o algoritmo não evolui sozinho, precisa de pessoas pra refiná-lo.

Conhece o gerador de lero-lero? Ele já fazia isso no final da década de 1990/começo dos anos 2000. Foi uma febre enorme e um pesadelo em fóruns de discussão. De repente você se deparava com um texto com 1.000 palavras, achava que era algo relevante e era só o algoritmo em ação. Ainda existem versões ativas por aí, basta pesquisar sobre.

1 curtida

Como ferramenta para agilizar e organizar trabalho acho que tem muito a contribuir. Porém, tende a mitigar a criatividade humana, o que já vem sendo feito há alguns séculos pois, temos observado o declínio na produção inventiva em todos os campos da vida. É o Ganho de Preguiça Tecnológica (GPT).

1 curtida

Uma pergunta como acesso esse chat ?

Tem o site do ChatGPT. Você precisa criar uma conta para usá-lo.

https://chat.openai.com/

1 curtida

Caramba!! O gerador de lero lero ñ fazia o que o ChatGPT faz nem aqui e nem em qualquer lugar.

Quero acreditar que vc só está zoando, porque é uma demonstração de desconhecimento total.