CEO do Telegram acusa Apple de prejudicar versão web do app para lucrar

1 curtida

Pior que no lançamento do iPhone o Steve Jobs recusou a ideia de uma loja de apps de terceiros porque queria que focassem em web apps. Que ironia!

10 curtidas

Essa maçã já apodreceu a muito tempo

3 curtidas

Nossa ele tá bem desatualizado né. iPhone já pode mudar de navegador a um tempao, acabaram de lançar notificações por push; no mais, telegram não é um app q precisa estar na App storie, ele não está refém.
“ * Bugs na interface;” kkk que? Atrapalha mais bugs na interface dele, como a tela de ligação tronxa no iOS.

Triste ver q ele tá quase um Zuckerberg, qq problema q tem mira na Apple kk

Mas o uso do WebKit (motor de renderização do Safari) continua obrigatório, então não importa se você tá usando o Chrome, Edge, Firefox ou outro navegador no iOS, por debaixo dos panos quem tá renderizando as páginas ainda é o Safari. Quer usar um recurso que o Safari não suporta (como 90% das limitações que o Durov citou)? Que pena, você não pode fazer nada…

23 curtidas

Se tem um lugar que navegador não é lá essas coisas é navegador no IOS.

A reclamação de Durov já é feita há anos

9 curtidas

Isso não é nenhuma surpresa. Tudo que a Apple faz é sempre bem planejado para que ela não perca o controle das coisas…

9 curtidas

Exatamente, vim comentar o mesmo que você disse! E com um adendo: a Apple nem pode dizer que é algo relacionado a alguma limitação de seu software que obrigue a usar o motor de renderização do Safari, pois no macOS (que compartilha algumas API’s com o iOS), mesmo usando processadores Apple Silicon (baseados em ARM, assim como os do iPhone), eles liberam que cada navegador use sua própria solução de renderização. Ou seja, não é uma limitação ocasional do iOS, e sim intencional!!!

14 curtidas

A verdade é que a Apple prejudica qualquer webapp, não só o Telegram, justamente para que tudo fique na App Store. Como dona do software, esse direito é dela.

Agora algo que bateu a curiosidade é, quem faz Jailbreak será que consegue rodar um browser fora do WebKit? Não achei nada sobre numa busca rápida, afinal, todos os principais são feitos seguindo as regras da Apple.

7 curtidas

Talvez ele não tenha assistido a WWDC desse ano, mas o push vai chegar no safari logo mais…
Fora isso, como Dev Web eu digo, é um porre trabalhar com o Safari, eles demoram muito a implementar as novidades, principalmente as de ECMA. Agora dizer que fazem isso só pra prejudicar apps é d+, desde sempre a Apple tem essa mania de demorar a implementar as paradas…

1 curtida

Mas quem usa o Telegram web app no iOS? Kkk ele deve tá falando do Safari no Mac, q os outros navegadores usam diferentes motores

Acredito que muita gente, pois tem muitos grupos/canais que usuários do aplicativo de IOS não podem acessar, mas se for via web app podem.
Alguns anos atrás o Telegram foi removido da Apple Store e uma das principais justificativas era por conta de ter muitos canais com p0rn0gr4fi4 sem qualquer tipo de restrição.

Quando o aplicativo voltou para a Apple Store, diversos canais e grupos passaram a ficar indisponíveis para usuários do aplicativo oficial da Apple Store.
Mesmo que o canal fosse de humor mas já tivesse postado alguma imagem +18, usuários de IOS não conseguiam acessar o canal.

O Durov até fez uma crítica na época, pois Twitter e Reddit são cheios de p0rn0gr4fi4, mas não tiveram os apps removidos.

Eu particularmente acho essa decisão da Apple completamente ridícula. Se eu abrir o Safari consigo acessar p0rn0gr4fi4 em menos de 10 segundos.

7 curtidas

O push só é um dos problemas. Te muito mais

1 curtida

Não é só o Telegram existem dezenas de apps que não querem e nem precisam estar em uma loja. Só precisam de poucas coisas para rodar bem.

Ele fala do Telegram pq é o app dele…

5 curtidas

O que a Apple faz com o safari é como se fosse isso:

Ela tem uma bola Murcha ruim de jogar(o safari).
E não deixa ninguém ter uma outra bola boa (outros navegadores com suas engines))

Se quiser pintar a bola com suas cores(para parecer outro navegador) pode. Desde que use só use a sua bola murchar dela por baixo.
Só vai ter outra cara, mas a bola ainda contina murcha e ruim…

4 curtidas

Típico comentário de gente que tem conhecimento de: bosta nenhuma.

Navegador no iOS é um saco por ser obrigado a usar o motor da Apple. Concordo com @GustavoGuerra de que Apple como dona do software tem o direito dela, mas acho que a partir do momento que isso atrapalha soluções de terceiros para um grande público, acredito que sejam válidas as reclamações do cara.

5 curtidas

Talvez acessem por isso mesmo, mas não precisariam. O Telegram oferece um método de liberar o acesso de todos canais nos apps para iOS/iPad, mas nem todos conhecem.

  • Acesse o Telegram Web
  • Acesse sua conta
  • Clique no menu sanduiche que fica ao lado da busca
  • Clique em Configurações (ou Settings, a depender do idioma que apareceu)
  • Clique em “Privacidade e segurança” (Privacity and Security, em inglês)
  • Localize a sessão “Conteúdo sensível” (Sensitive content) e marque a caixa que desabilita o filtro
  • Clique em voltar

fonte

2 curtidas

O pior que esse ciclo de atualizações da Apple tá matando ela aos poucos. Os aplicativos nativos estão ficando muito defasados em comparação com a concorrência… até mesmo o WhatsApp consegue entregar mais recursos por ano que o iMessage hehe.

Um exemplo é: o Safari do macOS até hoje não me deixa transformar sites em webapps… quem sabe em 2023? Ridículo demais!

1 curtida

Na matéria diz:

a Maçã prejudica de maneira proposital a versão web do Telegram no iOS

1 curtida

tirando o erro da página fazer reload sozinha, sem uma chamada específica a document.location.reload() ou o usuário clicar no botao reload, todos os outras reclamações, são só mímimi. “bugs na interface” e bug no menu de contexto é a mesma coisa, ou menu de contexto não é um item da interface do navegador? :man_facepalming:mas bug de interface não interfere na página e menu de contexto acredito q ele fala em tocar e segurar a tela, mas isso vc faz com javascript usando div pra exibir o conteúdo, ou seja, não entendi o problema…
suporte a tecnologia x, y ou z? sério? svg foi definido em 2000 e só em 2010 a Microsoft implementou!!! ninguém morreu por isso não, bem vindo ao desenvolvimento web! o caos entre os navegadores, w3c e qlq outra “padronização” é só blá blá blá, nenhum navegador respeita ou implementa essas coisas, inclusive vive mudando por briga entre Google e Mozilla e Apple, já q a Microsoft finalmente jogou a toalha e se rendeu ao Google.
estou no desenvolvimento pra web desde os anos 1990 e não vejo nada de novo nessa discussão de navegador x verso navegador y.
agora sobre a Apple ter um muro protegendo o jardim dela, a solução já existe, se chama livre mercado, pega o dinheiro do telegram, cria um celular, um sistema operacional e coloca no mercado pra competir, se for melhor q o da Apple e do Google, vc desbanca eles. mas comunista e pseudo liberal qnd não sabe competir apela pro estado interventor. estado intervir no meu negócio, na minha liberdade não pode, mas nas empresas concorrentes, pode né?