De todas as justificativas mais sem noção pra defender o trabalho presencial, essa é, no mínimo, top 3.
A top 1 é melhorar a interação com os colegas de equipe, ficando o dia todo com fone de ouvido e fazendo reunião online no escritório.
Estou mais surpreso, ao mesmo tempo que não tão surpreso em 2024, que exista um serviço de impressora por assinatura.
provavelmente deve ser similar, aos atuais contratos que diversos orgãos públicos tem: contrata uma empresa que fornece o equipamento (impressora, scanner), suprimentos (toner, papel), reparo, etc. e se paga um valor por página impressa.
Nem todo cargo se encaixa com homeoffice se o teu encaixa e empresas que vc trabalham aceitam que bom, seja feliz, porém exemplo, ainda no tempo que estive no Brasil fizemos uma limpa na rede hospitalar pois boa parte do administrativo em geral achou que não deveria voltar, mais a produtividade e interação eram necessária, espero que parte destes ex colaboradores hoje possam estar bem em homeoffice.
No geral sempre falei a Pandemia teve intenções bem maiores como a chegada da quarta revolução industrial e egocentrismo de muitos a falta de interação que me fez sair do ocidente, por ai em breve que vai surgir de depressivos.
Tirando o papel, foi o que fizemos no órgão onde eu trabalho.
Trocamos impressoras grandes por menores e padronizamos em um único modelo, acabamos com o caos de ter que dar suporte a diversos modelos.
Hoje em dia imprimimos muito pouco, de modo que, dependendo do departamento, um toner dura mais de um ano.
Não desejo impressoras nem para o meu pior inimigo.
Isso sem considerar o monte de empresa q sequer te da o fone pq supõe q vc vai usar um seu.
Maioria das empresas, ao menos aqui no BR usam isso. A mais famosa, e q vi em todas as empresas grandes q trabalhei é a Simpress (acho q mudou de nome, mas não lembro o novo).
Edit: mudou de logo, o nome é o mesmo.
Não podia faltar kkkkkkkkk
O cara sai do BR e a dor de cotovelo é tão grande que vem num fórum de tecnologia se lamentar todos os dias…
Não querendo falar isso com desdém, nem nada do tipo, mas você enfatizar interação como ponto em prol de trabalho presencial é uma das coisas que corroboram bem que há trabalhos que se encaixam em remoto e outros nem tem como, e que felizmente a gente ainda tem gente o suficiente para preencher ambos os perfis.
Eu por exemplo tenho ojeriza à interações sociais, então eu sou grato por home office existir. Mas aí fica evidente que há casos e casos. Quem tende a ficar sendo pastor de rotina de trabalho, caçando motivos para hostilizar quem adota outra política de trabalho eu já tendo a considera tal sujeito como um c*gador de regra de primeira.
Conte pra gente, como é a jornada de trabalho na Jordânia?
Matou a pau nesse parágrafo. A questão não é forçar o home ou o presencial, mas dar OPÇÃO E CONDIÇÃO pra cada modalidade de trabalho.
Manda a galera pra home pra cortar custos e, pra quem não quer/não consegue trabalhar de casa, libera um ou 2 andares de coworking em vez de pagar um aluguel caríssimo de um prédio inteiro na Faria Lima.
Ou tenha a jogada de “jênio” de onde eu trabalho:
Reformaram o escritório considerando que todos iriam no máximo 2x na semana, sem espaço pra todo mundo. Salas pequenas, com poucas tomadas.
Agora querem que todo mundo obrigatoriamente vá 3 dias para “dar conta das novas demandas da empresa” pq “tem estudos que comprovam a baixa produtividade em home office”
O escritório fica super lotado, com pessoas trabalhando em cadeiras impróprias para ficar o dia todo, e não colocaram mais postos de trabalho como disseram que fariam.
A interação social não é só pro trabalho. É pra vida como um todo.
No mais, concordo contigo, eu prefiro ficar na minha e evitar interação.
Mas sei tb q a interação é importante para networking, criação de novas ideias, etc.
Óbvio, estou falando isso num contexto geral. Eu tb detesto passar 2h no trânsito pra ir, mais 2h pra voltar a casa. Isso pra mim já é suficiente pra justificar o home office para o tipo de trabalho q eu faço. Mas os chefes de antigamente, q fazem microgerenciamento, não estão preparados pra isso.