Acredito que o impacto da IA será muito mais sobre aumentar eficiência e tornar produtos mais acessíveis do que simplesmente substituir pessoas. Em vez de desemprego em massa, o mais provável é uma transformação nos tipos de trabalho e uma democratização da produção, inclusive em países que hoje dependem de mão de obra barata.
O foco dos países deveria estar na qualificação da mão de obra, e não no medo.
como a IA generativa está sendo usado numa cadeia de montagem?; é interessante, mas qual a parte “realmente IA” em um robô que realizar movimentos pré-programados para colocar chips e soldar vários pontos? Parece que isso é apenas a evolução natural da automatização com robôs industriais, algo que vem acontecendo a vários anos, não seria surpresa ser implantada com maior velocidade a cada ano que passa.
Será que a maquina é capaz de realizar resoluções de problemas e anomalias durante o processo? “mas ainda é necessário o uso de um humano para finalizar a instalação”
Queria saber mais como funciona isso
Infelizmente isso ele não revelou. Mas eu chuto que parte desses 20% deve envolver conectar a tomada no lugar certo
Engraçado q a IA nunca substitui um CEO tomando decisão ■■■■■ né? (Alô HBO)
Dado que as IAs tendem a bajular o usuário, provavelmente não faria muita diferença
Essa é uma situação complicada, quando vemos que o mundo está caminhando para uma população de quase 10bi em 2050, e nós estamos hoje falando acabar com a mão de obra barata, não melhorando o valor, mais sim que uma máquina poderá fazer o serviço.
Isso nos traz também a discussão o quanto estamos dispostos a pagar por algo e o quanto as empresas estão dispostas a acabar com a obsolescência programada. O mundo com 10bi de pessoas, será que o “lucro” não estaria garantido com a venda dos produtos para pessoas novas? Já que a renda daria para realizar a compra?
Seja como for, só temos que ter o cuidado para não comecemos a achar como solução o que a história já nos mostrou e hoje ainda está acontecendo (independente dos motivos, vida é vida)
@Douglas_B_A Se fala muito na transformação do trabalho e na requalificação do do trabalhador. Como poderemos fazer isso nessa população? Existirá atividades em que só humanos poderão fazer (acho/acredito), mas até quanto essas funções suportarão receber mão de obra? Pois existe aquela lei comercial: Oferta e procura. (Não necessário responder, coloquei só para gerar uma reflexão e deixar para a IA )
Bom, talvez até isso seja questão de tempo.