CEO da Apple rejeita ideia de adotar mensagens em RCS: "compre um iPhone"

Neste momento, algum político na União Europeia: “como é que é, repete”

13 curtidas

Ainda bem que no Brasil isso não faz muita diferença

4 curtidas

Na série da Netflix (Ginny e Geórgia) tem um momento que umas das personagens recebe uma crítica por usar Android quando compra um iPhone ficam até aliviadas quando o balão da mensagem dela será azul.
Após essa cena eu realmente pude ver quão enraizada a Apple está na cultura americana.

10 curtidas

Os Androids tem RCS há séculos e não chega nem perto do WhatsApp, imagina chama isso de sucessor.

4 curtidas

Se o RCS for mesmo promissor mesmo a apple vai acabar usando assim como aconteceu com o Bluetooth, que eles queriam ditar a morte, mas não conseguiram

3 curtidas

Não é sucessor, mas sim um padrão universal. Até porque não tem como um padrão ser sucessor de um app, o Whatsapp seria consumidor do RCS e não concorrente.

Meu mouse da logitech não é concorrente do Bluetooth 5.0…rsss

A tendência para evitar o monopólio de comunicadores é forçar a compatibilidade com um protocolo padrão e o RCS é um forte candidato.

A UE já vem analisando isso e quando ocorrer, e vai ocorrer uma hora, você poderá usar o mensageiro que preferir para falar com quem quiser.

https://www.europarl.europa.eu/news/en/press-room/20220315IPR25504/deal-on-digital-markets-act-ensuring-fair-competition-and-more-choice-for-users

E sinceramente, não sei como um consumidor final pode achar liberdade de escolha um problema. Seria o mesmo que você ser contra o PIX e defender que transferência bancária permanecesse só entre contas do mesmo banco…

8 curtidas

Inclusive eu queria que existisse algum padrão pra mensagens de texto via celular como o e-mail e que, independente da plataforma, a gente conseguisse se comunicar através dele, em vez desse emaranhado de apps diferentes sem comunicação entre si.

2 curtidas

É justamente o SMS e MMS.

5 curtidas

é que nos EUA é muito comum usarem SMS (e iMessage)

E a pessoa acabou de descrever o SMS kkkkkkkk

6 curtidas

Não sei se é uma boa ideia, UE quer padronizar os app, tem chance de dar errado

1 curtida

Se fosse assim, a internet teria dado errado. Você escolhe o navegador pelo padrão de comunicação que ele usa?

2 curtidas

Eu acho é muito, mas é MUUUITO irônico ver a Apple dar a desculpa: “Não ouço nossos usuários pedindo para colocarmos muita energia nisso neste momento”.

Porque o ponto é: ela nunca ouviu seus usuários. Inclusive este era um dos lemas do Jobs “usuários n sabem o que querem, eu que sei o q eles querem”.

Usuários pedem por USB-C há anos no iPhone e kd a Apple colocando, literalmente (hehe!), energia nisso?

2 curtidas

RCS é um sucessor do SMS, sim! São tecnologias similares, mas o RCS entrega muito mais. WhatsApp (e cia) é outra coisa, depende de app exclusivo e que os 2 lados possuam uma conta de WhatsApp para conseguir utilizar o app.

Sim, WhatsApp/Telegram é infinitamente melhor do que RCS/SMS, mas são serviços diferentes embora que o objetivo sejam similares (comunicar via msg de texto).

O WhatsApp até tinha uma propaganda de que era um sucessor do SMS, mas isto é só propaganda (ele só queria q o povo visse o WhatsApp como um app de SMS).

2 curtidas

Que isso, é diferente, e seria legal a gente chamar de torpedo :stuck_out_tongue_closed_eyes:

Tava até esquecido que chamavam de “torpedo”, voltei uma década no tempo. Tem certos nomes que penso, onde tiraram a idéia pra usar?

Vc sabe o que a UÉ está querendo fazer com os app de mensagem?

Fazer algo similar ao que já foi feito no ICQ e Viber no passado e como é o app de mensagens (SMS) do Google hoje.

Por muito tempo, quando o SMS ainda era popular devido aos custos com pacotes de dados, apps como ICQ fazia o seguinte, quando você mandava uma mensagem e o outro lado não tinha o app, ele recebia como SMS e quando respondia aquela número, você recebia de volta, dentro do ICQ.

O Google Mensagens funciona similar, nos dias atuais, ele prioriza o protocolo RCS, mas se o outro lado não tiver o RCS ativado, recebe por SMS, as única diferença é que recursos não compatíveis com o protocolo SMS ficam desativados.

O que a UE vem estudando e cogitando é forçar com que apps de mensagens de porte grande, passem a suportar um protocolo padrão adicional. Imagine o seguinte, você usa o Whatsapp e conversa com seu amigo que também usa, nada muda para vocês dois.

Porém um terceiro amigo usa o Telegram, ao invés de você ficar incapacitado de falar com ele, a comunicação ocorreria da mesma forma, porém usando o protocolo padrão (Possivelmente o RCS). Diria que você receberia um aviso que aquele amigo não usa o Whats e por isso X recursos não serão compatíveis.

Basicamente, o que devemos ver no futuro é isso. Não digo que para um futuro próximo, mas vai acontecer. Assim como a web foi padronizada, instituições financeiras foram padronizadas, etc, etc.

1 curtida

O WhatsApp até tinha uma propaganda de que era um sucessor do SMS, mas isto é só propaganda (ele só queria q o povo visse o WhatsApp como um app de SMS).

Nem tem como ser sucessor do SMS, senão ele funcionaria offline e seria bem mais robusto. Não é à toa que serviços governamentais de gerenciamento de emergências sempre optam pelo uso do SMS: você não depende de internet pra usar, o destinatário pode estar offline e mesmo assim vai receber o aviso, bastando ter um sinal ativo da operadora, não precisa ter crédito/franquia de dados pra se conectar. Enquanto o zapzap não contar com isso, vai ficar só no papel mesmo.

1 curtida