Celulares Samsung Galaxy antigos viram dispositivos de casa conectada

Originally published at: Celulares Samsung Galaxy antigos viram dispositivos de casa conectada – Aplicativos e Software – Tecnoblog

A reutilização de celulares antigos faz parte de um programa da Samsung que pretende diminuir a quantidade de lixo eletrônico

Achei genial!

Taí, gostei.

Agora o que eles podiam fazer também é permitir o funcionamento sem a bateria (pra modelos que ainda tenham bateria removível). E com algumas bases de carregamento que se acha pra comprar nos “China” da vida fica bastante interessante a ideia.

Pena que os meus “celulares na gaveta” estão com a tela estourada (e nenhum deles é Samsung). Mas ainda assim acredito que não seja uma ideia difícil de implementar já que é basicamente tirar o core da parte da comunicação em si (telefone) e manter praticamente todo o resto.

Ou viajando: você transforma seu iPhone em um iPod touch. Quase tudo é igual exceto pela parte da telefonia.

1 curtida

Enquanto umas aí dizendo que para ajudar o meio ambiente vai deixar de vender aparelho com carregador, a Samsung aparece ensinando como fazer de verdade .

Parabéns Samsung, isso sim é algo sensacional.

1 curtida

Veremos no dia 14, pq os rumores são de que a Samsung tbm vai tirar o carregador da embalem da seria S21.

Achei interessante, mas a linha de tempo é menor, até 2017.

Isso aí foi desnecessário, era melhor ter só removido e poupado o mundo desse greenwashing. Ou era só ter concentrado nas iniciativas que tem impacto reais, como a reciclagem de alumínio usado no processo de produção do iPhone, que da origem a carcaça do Apple Watch, MacBooks …

As iniciativas de trade-in onde iPhones passam por um desmonte completo, reaproveitam partes que dão origem a novas (Taptic Engine feita com elementos de terras raras 100% reciclados) outras tem o devido descarte. O impacto da remoção do carregador existe, mas é na logística, onde mais iPhones podem ir no mesmo container, levando mais em menos viagens, minimizando custos.

Se fosse pra subir em cima de um telhado pra falar de carregador, deveria ser pra anunciar um programa de trade-in para eles, aí o ganho ambiental faz sentido. Migrar bilhões de carregadores para um novo, com tecnologia de nitrato de gálio. Muito menos propenso a falhas, super aquecimento, melhor gerenciamento de energia, e mais alinhado ecologicamente. E com vantagens no design diminuto.

1 curtida

Acho que se for pra transformar o dispositivo em algo similar a uma tela inteligente (tipo o Echo Show), porém rodando o Google Assistente (ou até a Bixby, se a Samsung quiser promover sua assistente), será uma opção mto útil!!

3 curtidas

Sim, ela vai tirar, mas você vai poder pedir o carregador, assim com a Xiaomi está fazendo.
De qualquer forma, essa ação dela de reaproveitar os aparelhos antigos é algo que realmente tem impacto no meio ambiente, não é só discurso pra enganar trouxa não.

Parabéns a ela.

1 curtida

Isso não chega nem perto do que a Samsung está fazendo.
Lembre-se que os iphones antigos ficam praticamente inutilizáveis de tão lentos quando atualizados (já tive dois pra nunca mais).
“Mas é só trocar a bateria” ueh, aí vc vai gerar lixo de qualquer forma.

1 curtida

Comigo nunca aconteceu isso.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.