Celulares nos EUA deixarão de fazer ligações já em 2020

Não sei qual a situação no mercado de Android, mas o iPhone já possui VoLTE desde 2014 com o iPhone 6 (e lá nos EUA a parcela de usuários Apple que seguem no 5s pra baixo é mínima). Acredito que essa mudança não será tão impactante assim por lá.

Aqui no Brasil isso já seria mais complicado.

2 curtidas

Alguns dispositivos iot das antigas, como rastreadores GPS utilizam o 2G\3G, vão parar de funcionar… é a vida!

Acho que no Brasil isso ainda demore um tempo para se tornar padrão, mas já existe a rede NB-IoT q permite conectar exatamente esses equipamentos com baixo consumo de energia e um alcance muito maior.

1 curtida

Parece que especificação do 5G tambem deve prever isso, dependendo de qual tecnologia o Brasil escolher.

1 curtida

Aqui no Brasil grande parte do parque de terminais de pagamento opera em gprs (que é 2g mas como se fosse um 2.5g) então aqui ainda os entraves seriam bem maiores.

3 curtidas

Aqui, cliente novo Vivo e VOLTE e VOWIFI rolando.

Aqui no Brasil as operadoras já deixaram de focar em 3G desde o lançamento do 4G. Muitas cidades aqui no nordeste só tem 2G e 4G. Isso por conta do espectro e pela questão da massificação do sinal.
A Oi por exemplo não focou em HSPA+ aqui no Piauí, o 4G é em 2600, mas somente fica em HSPA+ em locais mais centrais das cidades. Na minha por exemplo só consigo em 1 lugar e olhe lá.

1 curtida

De VoLTE para o futuro.

4 curtidas

Ainda não vale o custo da transição no Brasil e na maior parte do mundo (a operadora custeia parte dos custos da troca de aparelhos). O fato de a maioria das operadoras americanas usarem CDMA e aparelhos com essa tecnologia serem menos fabricados e mais caros (já que usam os dois padrões para conseguir usar 4G também), as forçou a desligar a rede 2G. A T-Mobile que era a única com 2G GSM, só passou a ter planos de desligamento do 2G após a compra da Sprint (que é CDMA), assim eles podem integrar as redes.

Espera só isso acontecer no Brasil… hahaha

O preço de celular com 4G vai disparar e o preço dos 3G sem 4G vai magicamente despencar. (Acho que até o 5G chegar no Brasil, o pessoal para de fabricar com 4G também…)

Aqui no Brasil ainda se vendem feature Phones sem o 3G. Meus pais usam para fazer ligações usando o 2G ainda.
Tem o problema das maquininhas que ainda usam o 2G em muitos estabelecimentos. É bem provável de o 3G ser descontinuado antes do 2G no Brasil, uma vez que há poucos smartphones baratos somente com o 3G.
Por isso as operadoras vem usando o DSS para implantar o 5G antes do leilão no Brasil.

1 curtida

Fora que é menos rentável, quem quer rede 3G? 4G tem boa velocidade e o 2G tem ligação… Com o 700Mhz do 4G então, melhor sinal.

Não sei como é a legislação americana pra isso, mas aqui no brasil quando a Vivo desligou o CDMA teve de dar bons subsídios para os clientes trocarem de celular para um GSM, aconteceria o mesmo com o desligamento das redes 2g e 3g, mas se desligarem a 3g e manterem a 2g não vão ter custos com os clientes, já que esses não vão ficar sem o serviço de telefonia, então é o caminho que o Brasil deve seguir, matar o 3g e manter o 2g ao lado do 4g e 5g.

Mas tenho uma duvida, falaram tanto de VoLTE ser velho e todo mundo ter, mas esses celulares de entrada que estão sendo lançados, por exemplo os Samsung com android Go, eles tem suporte a VoLTE? já que pouco se fala nisso nos reviews.

Realmente. Já fui em algumas cidades do interior onde só possui o 2G e 4G da TIM.

Acho que o problema do VoLTE é que aparentemente a operadora tem de fazer algum acordo com a fabricante pra liberar a função no software, enquanto não for algo padrão.

Meu pai tem um Galaxy J5 Pro e ele já tem a função do VoLTE pra Vivo, mas quando ele coloca o chip da Claro (que aparentemente começou a investir recentemente no VoLTE) a opção nem aparece.

Eu ainda lembro que estava até utilizando um iPhone 7 quando a Claro lançou um daqueles “updates de operadoras” existentes no iOS e adicionou a função.

Sim, depende da operadora e depende da homologação do modelo de celular, mas nada disso pode ser feito se o celular não tiver suporte, e a duvida é, os celulares de entrada atual tem suporte? ou todos eles não vão ter chance nenhuma de funcionar nos EUA?

Sim. Hoje em dia já existem até dumbphones com suporte…

Todos os hardwares hoje em dia já possuem o VoLTE, basta o software suportar.

2 curtidas

Não entendi bem Sérgio…

Claro não utiliza VoLTE de forma geral ainda.

1 curtida

Sim. Ela está fazendo testes…

Atualmente o VoLTE da Claro está disponível em alguns DDDs de São Paulo e do Rio de Janeiro e só em planos Pós… Vc ainda precisa ligar para o 1052 para solicitar a ativação… Mas mesmo assim, a função já está embarcada em todos telefones que suportam a função.

O VoWiFi dela tbm está funcionando pra quem é Pós, independente da região.