Celulares nos EUA deixarão de fazer ligações já em 2020

É isso mesmo que você leu… A AT&T recentemente anunciou que estará desativando a sua rede 3G (lá já não existe 2G) nos EUA em 2022 e, para a surpresa de todos, a T-Mobile foi além e prometeu iniciar o desligamento das redes 3G já em 4 de agosto de 2020 e finalizar tudo em janeiro de 2021.

O detalhe é que vários telefones utilizam a rede 3G para ligações, afinal nem todos os aparelhos suportam o novo protocolo VoLTE (chamadas em HD) para efetuar chamadas via 4G. Por isso, as operadoras americanas começaram a notificar diversos clientes para atualizar seus celulares ou ficarão sem fazer ligações.

Várias pessoas esperam que com a obrigatoriedade do serviço VoLTE, as fabricantes de celular passem a liberar nativamente (sem a necessidade de artimanhas ou coisas assim). A Xiaomi e OnePlus são duas conhecidas empresas que limitam o VoLTE/VoWi-Fi por software, embora tenha hardware compatível

No Brasil, somente a TIM tem suporte ao VoLTE. A Vivo iniciou a liberação do Voz em HD (nome chique para o VoLTE), mas por algum motivo, deixou de ofertar o serviço para novos clientes.

Fonte: https://www.androidpolice.com/2020/07/23/t-mobile-will-soon-require-volte-on-all-phones-incomopatible-devices-kicked-off-january/

3 curtidas

Estão limpando espectro de rede, e preparando para a massificação do 5G. Praticamente todo smartphone já possui 4G, então vai continuar a poder fazer ligações normalmente.

4 curtidas

Eita, interessante isso aí.
Provavelmente vão usar pro 5G.

Desativaram o 2G esse ano né? Ano passado um conhecido foi pra lá e em algumas cidades só conseguia usar o 2G

Nem todos os aparelhos são compatíveis com VoLTE. Eles derrubam o 4G e fazem a ligação em 3G.

1 curtida

Sim. Se bem que o VoLTE já é algo já antigo. No Brasil, acho q desde 2016 todos os telefones já vem com suporte pra Vivo (embora ainda n funcione) e na Tim. Lá nos EUA foi bem antes disso, na época do Galaxy S4 eu já ouvia falar.

O problema são as fabricantes chinesas, como a Xiaomi, OnePlus etc que não disponibilizam a função para as operadoras brasileiras e, possivelmente, para as americanas tbm.

Não sei qual a situação no mercado de Android, mas o iPhone já possui VoLTE desde 2014 com o iPhone 6 (e lá nos EUA a parcela de usuários Apple que seguem no 5s pra baixo é mínima). Acredito que essa mudança não será tão impactante assim por lá.

Aqui no Brasil isso já seria mais complicado.

2 curtidas

Alguns dispositivos iot das antigas, como rastreadores GPS utilizam o 2G\3G, vão parar de funcionar… é a vida!

Acho que no Brasil isso ainda demore um tempo para se tornar padrão, mas já existe a rede NB-IoT q permite conectar exatamente esses equipamentos com baixo consumo de energia e um alcance muito maior.

1 curtida

Parece que especificação do 5G tambem deve prever isso, dependendo de qual tecnologia o Brasil escolher.

1 curtida

Aqui no Brasil grande parte do parque de terminais de pagamento opera em gprs (que é 2g mas como se fosse um 2.5g) então aqui ainda os entraves seriam bem maiores.

3 curtidas

Aqui, cliente novo Vivo e VOLTE e VOWIFI rolando.

Aqui no Brasil as operadoras já deixaram de focar em 3G desde o lançamento do 4G. Muitas cidades aqui no nordeste só tem 2G e 4G. Isso por conta do espectro e pela questão da massificação do sinal.
A Oi por exemplo não focou em HSPA+ aqui no Piauí, o 4G é em 2600, mas somente fica em HSPA+ em locais mais centrais das cidades. Na minha por exemplo só consigo em 1 lugar e olhe lá.

1 curtida

De VoLTE para o futuro.

4 curtidas

Ainda não vale o custo da transição no Brasil e na maior parte do mundo (a operadora custeia parte dos custos da troca de aparelhos). O fato de a maioria das operadoras americanas usarem CDMA e aparelhos com essa tecnologia serem menos fabricados e mais caros (já que usam os dois padrões para conseguir usar 4G também), as forçou a desligar a rede 2G. A T-Mobile que era a única com 2G GSM, só passou a ter planos de desligamento do 2G após a compra da Sprint (que é CDMA), assim eles podem integrar as redes.

Espera só isso acontecer no Brasil… hahaha

O preço de celular com 4G vai disparar e o preço dos 3G sem 4G vai magicamente despencar. (Acho que até o 5G chegar no Brasil, o pessoal para de fabricar com 4G também…)

Aqui no Brasil ainda se vendem feature Phones sem o 3G. Meus pais usam para fazer ligações usando o 2G ainda.
Tem o problema das maquininhas que ainda usam o 2G em muitos estabelecimentos. É bem provável de o 3G ser descontinuado antes do 2G no Brasil, uma vez que há poucos smartphones baratos somente com o 3G.
Por isso as operadoras vem usando o DSS para implantar o 5G antes do leilão no Brasil.

1 curtida

Fora que é menos rentável, quem quer rede 3G? 4G tem boa velocidade e o 2G tem ligação… Com o 700Mhz do 4G então, melhor sinal.

Não sei como é a legislação americana pra isso, mas aqui no brasil quando a Vivo desligou o CDMA teve de dar bons subsídios para os clientes trocarem de celular para um GSM, aconteceria o mesmo com o desligamento das redes 2g e 3g, mas se desligarem a 3g e manterem a 2g não vão ter custos com os clientes, já que esses não vão ficar sem o serviço de telefonia, então é o caminho que o Brasil deve seguir, matar o 3g e manter o 2g ao lado do 4g e 5g.

Mas tenho uma duvida, falaram tanto de VoLTE ser velho e todo mundo ter, mas esses celulares de entrada que estão sendo lançados, por exemplo os Samsung com android Go, eles tem suporte a VoLTE? já que pouco se fala nisso nos reviews.

Realmente. Já fui em algumas cidades do interior onde só possui o 2G e 4G da TIM.

Acho que o problema do VoLTE é que aparentemente a operadora tem de fazer algum acordo com a fabricante pra liberar a função no software, enquanto não for algo padrão.

Meu pai tem um Galaxy J5 Pro e ele já tem a função do VoLTE pra Vivo, mas quando ele coloca o chip da Claro (que aparentemente começou a investir recentemente no VoLTE) a opção nem aparece.

Eu ainda lembro que estava até utilizando um iPhone 7 quando a Claro lançou um daqueles “updates de operadoras” existentes no iOS e adicionou a função.