Google Play Services é basicamente um malware legalizado, bizarro como a Huawei conseguiu aumentar a duração da bateria dos celulares dela quando largou o Android, e um dos principais responsáveis era isso aí.
Tenho Galaxy S23 e atualizei para o One UI 7, na semana passada, achei que era isso, mas realmente a bateria essa semana está complicada, hoje carreguei até 80% (programei o celular para não carregar acila de 80%) às 11h da manhã, agora às 18h estava 17%.
Eu tenho um histórico de reclamações do YouTube na Play Store: faz meses que percebo um super aquecimento e a bateria esgotando super rápido (monitoro a temperatura com um aplicativo da Samsung e lá mostra o YouTube como a causa do pico de consumo, processamento e aquecimento), e isso começou mais ou menos com a mudança do player de vídeo, que ficou agora parecido com picture-in-picture mas só dentro do app.
Meu celular é um S23 base e um dos pontos mais elogiados nas reviews da época de lançamento era a eficiência energética na reprodução de vídeos no YouTube, mas agora tá uma porcaria (ainda tô na One UI 6).
Sobre o Play Services, a Google soltou uma atualização recentemente com otimização de bateria pra tudo: celular, tablet, relógio etc. então talvez no meu caso o vilão seja na verdade o YouTube mesmo
Eita @elison , não atualizei o meu ainda justamente por temer um estrago na bateria
Quantas horas vc tá conseguindo fazer de tela ligada por carga, sem ativar a economia de bateria?
O meu é um S23 base e to no patch de segurança Jan 2025 ainda (nem a de Março quero instalar, tá ruim pelos relatos que vi)
Qual é esse app da Samsung que monitora temperatura? O meu S24+ da semana passada pra cá tem hora que pega fogo a borda metálica, e o vidro em cima parece um fogão de indução quente.
Achei que era por causa da One UI 7 também.
Com certeza deve ser o Good Guardian, só que ele não tá disponível no Brasil. Mas tem tutorial no YouTube de como baixar.
A bateria até que estava boa, pois eu sempre configurei os apps que raramente uso para ficarem restritos. Além de outras configurações para equilibrar o processamento e autonomia.
Mas, após a One UI 7, eu também tenho percebido esse aumento de consumo de bateria, além do esquentamento. A autonomia em stand by, ao menos, ainda continua boa.
Desabilitei alguns apps que ficavam rodando em segundo plano, como o Call Blocker. Também desinstalei alguns apps que não usava com frequência, além de remover alguns via ADB. E tentei me adaptar à launcher da One UI, pra abandonar a Nova Laucher, mas não consegui, ela ainda tem gestos que não possuem na nativa. Fora isso, tem alguns apps que ainda ficam rodando em segundo plano, como os do Good Lock (e nada da Samsung implementá-los no sistema, pra não ter um app à parte rodando pra algumas funções).
Enfim. Acredito que o problema está na nova versão do sistema mesmo. Já que não é só a Samsung que está enfrentando o problema, mas outras marcas tbm. O Android é o problema. O Google é o problema.
Realmente to começando a achar que a Samsung já poderia pensar num sistema próprio (como a Huawei), e até mesmo testar em alguns modelos. Já tem o processador próprio e o coloca em alguns mercados. Poderia fazer o mesmo com um SO.
Opa @Lmelloreis , o app se chama Samsung Thermal Guardian! Ele faz parte daqueles apps do Good Lock, porém no Braza os apps da categoria Guardian não ficam disponíveis no Good Lock
Então pra conseguir usar, baixa da Play store um app chamado “Fine Lock (only for Samsung)”, e ele te dá a lista de todos os apps pra baixar do APK Mirror e assim instalar o app!
Se ficar confuso, procura um vídeo tutorial no YouTube que explica direitinho o que fazer, como o @marckusvinni sugeriu
Abaixou deixei um print do APK Mirror pra referência
Eu achando que era meu motorola indo de arrasta, mas tem 1 semana que tô com esse mesmo problema também, tem horas que parece que vai pegar fogo de tão quente que fica, sem falar na bateria que não tá aguentando nada!
Deve ser o velho problema do estar assistindo youtube e mudar pro WhatsApp e ambos abertos ao voltar pro youtube ferve e suga a bateria…
Valeu! E obrigado tbm @marckusvinni
Eu já tava estranhando a bateria do meu celular sendo drenada muito mais rápido que o normal nos últimos dias, e sempre noto o Play Services no topo de consumo de bateria. Até cheguei a achar que era o meu relógio que tava causando o consumo extra
Theus, o Google Play Services não é um malware, mas sim um aplicativo obrigatório em todos os celulares Android. E vendo os comentários aqui, não é o Google Play Services, mas sim erros no uso do YouTube que vem fazendo a bateria descarregar mais rapidamente. Eu não estou tendo esse problema porque uso o YouTube com moderação.
Tá muito estranho isso, os tops de linha da Samsung e Motorola tem mais bateria que um iPhone 15 e a carga está durando menos??
Ou a galere está abusando das redes sociais (que si, rodam em segundo plano o tempo todo) ou é relativo a atualização.
Sim, velho mesmo! E a dinâmica é bem essa: ao trocar do YouTube pra outro app com um vídeo reproduzindo em picture-in-picture, o celular esquenta, bateria derrete, e o xofen xora
Acrescente o Poco F4 GT na lista dos problemáticos, e na última semana tá impossível de usar,com bateria drenada em minutos e superaquecimento acima do humanamente tolerável.
Domingo, após sair de uma prova de concurso, religuei o celular e estava com 72% de bateria, e em menos de 5 minutos enquanto caminhava até o ponto de ônibus, caiu para 26%, enquanto estava no bolso (tinha só WhatsApp e Telegram abertos recebendo mensagens)
Hoje recebi uma atualização de patch de segurança (HyperOS 2.0.2.0) e amenizou um pouco, mas ainda tá sofrível.
Estava considerando que a bateria estava morrendo (depois de 2 anos e 10 meses no 120W) pois já estava carregando 2 vezes por dia antes dessa situação, e o superaquecimento que me deixa em dúvida com esse problema com o Google Play Services.
Semana retrasada o Android Device Policy tava com erros também, e não conseguia reinstalar, nem atualizar e nem desinstalar.
Tive exatamente esse problema com meu S23 Ultra, que tirei da caixa tem menos de 1 semana. Fiquei tão bitolado com isso que resetei o aparelho pelo recovery e fiz a gambiarra de mudar a API gráfica pra Vulkan pra ganhar umas horas a mais de bateria e nada.
Curiosamente, o consumo melhorou muito de anteontem até agora, quando fiz o hard reset. Consigo ficar 2 dias inteiros de uso moderado sem carregar o monstrinho.
Eu te aconselharia a continuar na 6.1 e esperar uma eventual 7.1 pro S23, se estiver no mesmo padrão do Ultra. Mesmo com o problema de bateria aparentemente resolvido, a One UI 7 tá mega bugada em vários elementos gráficos e de qualidade de vida que na 6 funcionavam redondinho.