Celulares Android 12 poderão desligar rede 2G para evitar espionagem

2 curtidas

Isso deveria ser nativo. Já tá mais que na hora de desligar as redes legadas pra dar espaço ao 4G e 5G também. Uma pena que no Brasil, a única operadora que pensa nisso parece ser a TIM, que é a única que disponibiliza o VoLTE indiscrinidamebte pra todos (A Vivo parece q tá se tocando agora)

5 curtidas

Infelizmente a quantidade de equipamentos que se comunicam via rede 2g e não funcionam nas mais novam impedem que se desligue essa rede.

1 curtida

A opção ser algo como “Ligar 2G apenas se 3G/superior indisponível” manteria o 2G desligado quando com 3G ou acima e desligado no caso contrário, mantendo a segurança de chamadas de emergência ou não no caso de só ter 2G (como exemplifica alerta na imagem da matéria). Mas é melhor que nada.

Muito difícil estar em algum lugar que só tenha sinal 2g, que nenhuma operadora tenha 3g no lugar pra fazer uma chamada de emergência, agora se por ventura tu mora ou frequenta lugares assim, melhor mante o 2g sempre ativo mesmo.

1 curtida

Não resolveria o problema pois existem ataques para forçar o “downgrade” do 3G para o 2G. Somente desativando a conexão de redes 2G no aparelho (o que essa função nova do Android 12 possibilita) você estaria seguro…

2 curtidas

Esse recurso no Android 12 poderá fazer com que se iniciem as discussões sobre o fim da rede 2G pelo mundo. No Brasil, já acho isso necessário. Porém ainda hoje celulares de 200 reais para baixo só oferecem suporte ao 2G.

2 curtidas

A maioria dos equipamentos que suportam apenas 2G são maquininhas ou celulares bem básicos. Por isso o 2G ainda não é desligado no Brasil.

2 curtidas

Os celulares tu ainda da um jeito de trocar, agora as maquininhas de cartão, centrais de alarme e rastreadores, isso vai ser um inferno de resolver.

2 curtidas

Eu não conheço como se dá esse ataque mas, se ele apenas refizer a conexão via 2G, resolveria porque o 3G ainda poderia ser detectado, mantendo o 2G desligado.

Contudo, se o ataque se dá mediante algo como a desativação da detecção 3G ou similar, de fato não resolveria.

Em um ataque de downgrade da rede, você força o aparelho a se conectar na rede menos segura e segue interceptando o tráfego. Por exemplo, usando um bloqueador de redes 3G/4G perto da vítima você poderia forçar o aparelho dela a se conectar em uma rede 2G comprometida, simulada por um stingray, permitindo assim a espionagem.

Desativando a rede 2G através dessa função do Android 12, o ataque seria impedido porque o aparelho simplesmente ficaria sem serviço ao invés de tentar se conectar na rede comprometida…

3 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.