CEC entre home theater e TV

Fala pessoal, blz?
Eu tenho uma X905H conectada a um Home Theater Pioneer HTP-074, o modelo do receiver é VSX-325.
Consigo fazer ele funcionar tranquilamente com ARC e fazendo passthrough da TV e dos outros aparelhos conectados nela, mas ainda me incomoda um pouco (problema de primeiro mundo) que eu tenha que ligar o receiver com o seu próprio controle, visto q ele não liga junto com a TV. Existe uma forma de resolver isso ou é alguma limitação desse receiver ou da TV?

Já aproveitando, outra dúvida: não consigo fazer o HT usar LPCM, Dolby True HD ou qualquer outro formado menos comprimido de áudio através do passthrough, tem como resolver tbm ou é coisa da TV msm? O receiver mostrou LPCM quando liguei o PS3 q está conectado diretamente nele, mas po PS4 e PS5 que estão diretamente conectados na TV, e apps de vídeo o receiver só exibe sinal Dolby Digital.

Tentou ligar o PS4 direto no receiver para diagnosticar? Se sim, o resultado é o mesmo? Acredito que o passthrough da sua TV pode não estar funcionando devidamente. Se presente em sua TV, experimente desativar o e-ARC nela deixando apenas ARC. São coisas diferentes podem acabar influenciando.

Esse comentário é destinado a sua segunda dúvida.

Sobre sua primeira dúvida, seu PS4 liga quando você liga sua TV na entrada que ele usa? Apesar de ser um padrão, as fabricantes nem sempre o seguem na risca podendo causar incompatibilidades. Lembro que minha SempTCL P65US enlouquecia meu receiver ao ajustar o volume… depois que troquei para a CX esse problema simplesmente deixou de existir.

Senão me engano a X905H da Sony é o modelo que vem recebendo atualizações de firmware para corrigir o suporte a 120hz / VRR…

Sim, essa mesmo, por enquanto só recebeu o suporte a 120Hz, algo me faz crer q vão liberar o VRR junto ao suporte do PS5, q de alguma incrível forma ainda não foi liberado tbm.

Coloquei em ARC e testei no receiver, no máximo ele passou de DD pra PCM (2.0), LPCM ele não funcionou, ao menos o receiver não exibiu LPCM, somente PCM.

Sim, tirando o PC, todos os 3 consoles ligam a TV como esperado, apenas o receiver eu tenho q ligar manualmente, eu só queria abolir o uso do controle remoto dele. Mas mesmo os consoles ligando a tv, quando o PS5 estava setado pra LPCM as vezes eu ligava ele sem chavear o HDMI eu mesmo e ficava sem som, quando mudei pra bitstream dolby isso não aconteceu mais.
O ps3 está ligado direto no receiver, e as vezes ele tbm ligava sem som, mas nesse caso imagino q seja pq quando coloco tudo na tomada (deixo desligado quando saio pq é uma casa antiga e não tem aterramento) o ps3 liga automaticamente pra fazer backup de saves, então deve dar alguma bugada nele já q o receiver está desligado.

Olhando as capas de alguns jogos aqui não vi nenhum fazer menção a formatos melhorados (DD+, LPCM etc) então assumo q não teria nenhum ganho mesmo conseguindo fazer eles funcionar, mas ainda me intriga se o ponto fraco é o passthrough da TV ou o processamento HT (se não forem ambos ou a pecinha entre o sofá e a TV kkkk)

Esse problema eu não tenho, o volume se ajusta de boa, só tenho a impressão queo HT é mto baixo, a escala vai até 80 e só começa a ficar audível em situações normais lá pelo 30-35. E me incomoda um pouco a TV tbm exibir o volume quando ajusto, quando usava uma soundbar só ela mostrava o volume, mas aí deve ser coisa do android TV ou da Sony, mas é apenas TOC mesmo.

ARC é limitado a DD+ mesmo, por falta de banda. Codecs melhores e lossless apenas via eARC ou conectando diretamente no Receiver.

Aqui quando ligo, por exemplo, a Apple TV, em sequência a TV e o Receiver ligam juntos. É o tal do HDMI CEC. Você precisa configurar isso em todos os aparelhos.

Estão configurados, mas aparentemente o receiver não aceita ser ligado por outro dispositivo

Se funcionasse DD+ ainda tava bom, mas fica só em DD mesmo, e mesmo ativando eARC não adianta (ta certo q como as portas são 2.0 acredito q o receiver não suporte eARC de qualuer forma, então o LPCM já fica descartado, o objetivo agr seria o DD+, mas não sei se os jogos tem suporte

Fiz um teste aqui e liguei o CEC para os 3 dispositivos: meu receiver, minha TV e meu console. Ligar tudo pela TV parece que causou um quirk aonde o áudio não era passado pro receiver (tive que trocar de source nele e voltar pra entrada de áudio.

Acredito que isso seja um bug no OS do PS5, já reparei que o PS5 perde o sinal também. É raro, mas acontece.

Problema é que como tudo depende de uma combinação dos 3 complica entender cada um dos casos aqui. Só diagnosticando cada um pra tirar uma conclusão.

Até fiz uma pesquisa com os 3 que você me informou e mesmo assim não achei nada pela combinação dos 3 dispositivos ser muito específica.

O jeito é estudar e entender a combinação por conta…

Sobre ter DD+, acredito que não. Único lugar que vi isso até agora é em serviços de stream como Netflix, Apple TV. Jogos sempre estão em DD e DTS.

DD TrueHD e DTS Master Audio então nem fala, esses são exclusivos para filmes em DVD ou Blu-Ray.

Por fim, temos a situação do LPCM, no caso aqui o PS5 está configurado para enviar LPCM, a TV com passthrough e o receiver ainda captura sinal PCM, mas os canais mostrados são 3/4/0.1 no receiver, indicando sinal surround. Então imagino que apesar de mostrar PCM, na verdade seja. LPCM.

Se eu trocar na TV para enviar PCM, consigo usar algum dos codecs de matriz como DTS Neo 6 e DD Pro Logic II para jogos aonde o suporte ao surround é precário. Mas já conheci gente me falando que isso não era possível fazer em outro receiver.

Se eu manter passthrough na TV, o console é quem vai ditar quais canais serão usados (bom, claro né? Senão não seria passthrough duh).

Com o PS5 selecionado LPCM, todos os aplicativos de stream dele passam trabalhar com PCM, de acordo com o receiver. Mas o sinal é sem dúvidas, 5.1. Agora, Se PCM é o formato sem compressão me pergunto porque eu deveria usar Bitstream no console hahaha. Tá certo que ver o logo DD ou DTS no receiver é bonito, mas…

Para referências, meu receiver é um Yamaha RX-V385 que recentemente recebeu atualização para suportar eARC.

Foi o q pensei.

E pra ajudar meu receiver além de não ser popular tem uma config ridiculamente simples.

Inclusive, o meu não tem nem como ter att de firmware kkkkk

Aqui é q estou em dúvida se é problema é de USB (usuário sendo burro) ou da forma q o android tv ou a sony faz o passthrough.

Fui testar com um bluray aqui, enquanto estou no menu o receiver exibe DTS, mas assim q abro o filme ele mostra DD, sendo q o filme suporta DTS HD, eu sinceramente já não sei mais q config falta kkkkk
Vou sorrir e aceitar q pelo menos funciona

Ow… esse não é aquele bug do HDMI?

Tem esse bug também, mas esse do PS5 é mais rudimentar. Ele simplesmente encerra a comunicação com o receptor do sinal via HDMI por alguns segundos.

Esse bug dos 120hz está assombrando todas as TVs que se dizem preparadas para a especificação 2.1 do HDMI. Cada uma sendo afetada de um jeito diferente.

  • No caso da linha OLED da LG quanto mais o frame rate cair com relação à taxa de atualização da tela (120hz), mais vai apresentar um black flickering em partes escuras da tela, isso é evidente somente em painéis OLED devido à natureza do verdadeiro preto. E segundo a LG isso é uma falha no painel e não no sistema.

Eis a resposta da LG:

Gamma for OLED is optimized and fixed for 120Hz by establishing a fixed charging time for OLED sub-pixels. VRR is used when the frame rate is less than 120 Hz. When the OLED TV uses framerates less than 120Hz, the gamma curve is inconsistent with the frame rate. For example, a 40Hz frame rate is longer than 120Hz frame rate. Therefore, the lower frame rates results in sub pixels that are overcharged, causing flickering of dark gray images, which is noticeable for dark images rather than bright ones, because human eyes are more sensitive to low gray colors. LGD will likely solve this problem establishing multiple gamma curves optimized for lower frame rates.

  • No caso da X905H da Sony, na atualização do firmware quando eles conseguiram trazer o VRR, a resolução teve que ser reduzida pra isso. Mas eles estão trabalhando pra corrigir isso.

  • Samsung nem sequer tem VRR para 120hz ainda. As demais fabricantes faltam alguma coisa da especificação (normalmente VRR também).

E não é só as TVs, grande parte dos receivers preparados para o HDMI 2.1 estão enfrentando problemas porque o chipset usado da Panasonic possui bugs na implementação. O bug hoje só é evidente ao usar VRR no XBOX Séries X/S.

Além de tudo, tanto a LG CX quanto o PS5 possuem um cap na banda, impedindo ambos de usarem 4:4:4 full chroma, reduzindo a profundidade da paleta de cores.

Contudo, são problemas que um usuário comum não vai enfrentar.

Parece até que ninguém leu o documento da especificação, fora de sério…

@igor_meloil a atualização do meu foi feita via pendrive a partir de um modo escondido, como se fosse um safe mode. A Pioneer geralmente usa um receiver no Home Theater que também pode ser encontrado vendido separadamente, tente descobrir qual o equivalente e ler a documentação dele quando vendido separadamente.

1 curtida

Acho q esse caso não, nem to tentando usar dolby vision (até pq o ps5 nem tem kkkk).

Vish, e eu achando q a LG não teria problemas no HDMI 2.1, visto q eles colocam 4 desde o ano passado.

Putz, não sabia q a LG tinha capado a spec do HDMI tbm, achei q só o ps5 tinha feito isso, pelo menos isso só ocorre em 120hz, pra 60 faz 4:4:4 normal

Eu acho q está mais pro HDMI Fórum ser uma zona e não ter especificações precisas pra isso. Se limitassem a propaganda de HDMI 2.1 apenas pra quem tivesse banda de 48Gbps alguns desses problemas não existiriam.

Vlw, vou procurar depois e ver se tenho algo, mas acho pouco provável, pelo q vi no manual o USB do meu receiver parece ser usado só pra arquivos de áudio mesmo, mas vou me aprofundar nisso.
Testei com um filme em BD aqui, especificado com DTS HD Master Audio 5.1 mas desta vez colocando no ps3 (q está direto no receiver) e ele mostra q está em PCM, mas tenho todos os canais de áudio, então ele está lendo LPCM do PS3, só não mostra o L pra sanar a dúvida mais rápido. Mas é altamente provável q meu empecilho seja relacionado ao passthrough da TV, já q ela insiste em usar DD sempre q possível

2 curtidas

@igor_meloil má notícia pra você…
[UPDATE: Not cancelled, statement in description] Sony officially concedes VRR and ALLM is cancelled - RTINGS.com

Parece que a Sony parou de vez de se preocupar em trazer VRR e ALLM.

Se a sua TV é nova e você quer esses recursos, recomendo você repensar sua escolha.

1 curtida

Tarde demaiss pra isso kkkkkk
Eu comprei a TV pq era a mais barata em 65" supostamente com todos os recursos q me interessavam.

Estranho droparem isso, se desistirem mesmo acho q cabe um processinho aqui, mas vejamos o desenrolar disso.

ALLM eu não fazia questão não, primeiro pq é um recurso q só é usado UMA vez, é tipo NFC em fone de ouvido, só pra dizer q tem, segundo q a TV faz um pseudo ALLM quando vc conecta um playstation nela, então fez ainda menos falta.

Mas droparem o VRR é bem fdp da parte deles, vou ficar atento a isso e juntar informações para um possível futuro processo por propaganda enganosa.

1 curtida

Você e meio mundo de quem comprou… pode ter certeza disso.

Quanto mais gente nesse caso, melhor. Processo coletivo fica ainda melhor nesse caso.
Pior q parece q mesmo os modelos anunciados semana passada vão receber ALLM e VRR via update, então existe a chance de nem esses modelos ela fazer update.
Da nem pra pedir uma X90J no processo pra garantir os recursos kkkkkkk

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.