Fiz um teste aqui e liguei o CEC para os 3 dispositivos: meu receiver, minha TV e meu console. Ligar tudo pela TV parece que causou um quirk aonde o áudio não era passado pro receiver (tive que trocar de source nele e voltar pra entrada de áudio.
Acredito que isso seja um bug no OS do PS5, já reparei que o PS5 perde o sinal também. É raro, mas acontece.
Problema é que como tudo depende de uma combinação dos 3 complica entender cada um dos casos aqui. Só diagnosticando cada um pra tirar uma conclusão.
Até fiz uma pesquisa com os 3 que você me informou e mesmo assim não achei nada pela combinação dos 3 dispositivos ser muito específica.
O jeito é estudar e entender a combinação por conta…
Sobre ter DD+, acredito que não. Único lugar que vi isso até agora é em serviços de stream como Netflix, Apple TV. Jogos sempre estão em DD e DTS.
DD TrueHD e DTS Master Audio então nem fala, esses são exclusivos para filmes em DVD ou Blu-Ray.
Por fim, temos a situação do LPCM, no caso aqui o PS5 está configurado para enviar LPCM, a TV com passthrough e o receiver ainda captura sinal PCM, mas os canais mostrados são 3/4/0.1 no receiver, indicando sinal surround. Então imagino que apesar de mostrar PCM, na verdade seja. LPCM.
Se eu trocar na TV para enviar PCM, consigo usar algum dos codecs de matriz como DTS Neo 6 e DD Pro Logic II para jogos aonde o suporte ao surround é precário. Mas já conheci gente me falando que isso não era possível fazer em outro receiver.
Se eu manter passthrough na TV, o console é quem vai ditar quais canais serão usados (bom, claro né? Senão não seria passthrough duh).
Com o PS5 selecionado LPCM, todos os aplicativos de stream dele passam trabalhar com PCM, de acordo com o receiver. Mas o sinal é sem dúvidas, 5.1. Agora, Se PCM é o formato sem compressão me pergunto porque eu deveria usar Bitstream no console hahaha. Tá certo que ver o logo DD ou DTS no receiver é bonito, mas…
Para referências, meu receiver é um Yamaha RX-V385 que recentemente recebeu atualização para suportar eARC.